Profissionais se reuniram na Feira de Rio Doce na sexta (9) e reforçaram que após 100 dias da gestão Mirella Almeida, o essencial para garantir o direito de ensinar e aprender com dignidade continua em falta.
10 de maio de 2025 às 10:44 - Atualizado às 11:12
Olinda: professores fazem protesto e cobram reajuste da prefeita; categoria segue em ESTADO DE GREVE Foto: Divulgação
Na sexta-feira, 9 de maio, o SINPMOL (Sindicato dos Professores Municipais de Olinda) realizou mais uma ação de rua durante o estado de greve da categoria.
Desta vez, foi na Feira de Rio Doce, dialogando com a população sobre a situação da educação pública na cidade que tem afetado os filhos de tantas famílias que trabalham naquele local.
De acordo com o sindicato, a recepção dos feirantes foi intensa: muitos relataram o caos nas escolas onde seus filhos estudam e fizeram críticas à gestão municipal, chegando a afirmar que "a atual prefeita está pior que o gestor anterior".
O ato foi teve presença de entidades apoiadoras e de mandatos parlamentares como da deputada estadual Dani Portela (PSOL) e da vereadora Eugênia Lima (PT). A presidente do SINTEPE, Ivete Caetano, deixou seu apoio à categoria de Olinda.
Além de denunciar o abandono das escolas, o ato revelou falta de diálogo da gestão Mirella, que após 100 dias da gestão Mirella Almeida, o essencial para garantir o direito de ensinar e aprender com dignidade continua em falta e que até agora não foi apresentada nenhuma proposta concreta para a pauta da categoria.
Entre as cobranças estão:
Reajuste salarial;
Melhores condições de trabalho;
Material didático;
Infraestrutura nas escolas;
Apoio para TEA;
Ausência de Serviços gerais nas escolas;
Chamamento de cadastro de reserva;
E valorização.
Na próxima quinta-feira (15/05) a categoria aguarda a realização da mesa de negociação.
O que diz a Prefeitura?
Entramos em contato com a assessoria de comunicação para saber sobre a cobrança e a informação de que a secretária de Educação, Edilene Neves, teria sido exonerada do cargo. Até esta publicação, não tivemos resposta.
2
3
18:37, 21 Jun
27
°c
Fonte: OpenWeather
A medida, anunciada no Diário Amupe, edição de 20 de junho de 2025, garante à gestão municipal a possibilidade de seguir convocando os aprovados.
Esta foi a terceira edição da iniciativa, que aconteceu com o objetivo de destacar o protagonismo feminino na política pernambucana.
O TJPE considerou que não houve ilegalidade no trâmite e que a matéria é de competência do Poder Legislativo.
mais notícias
+