Fiscalização em Olinda. Foto: Divulgação
O município de Olinda, na Região Metropolitana do Recife, recebeu, tanto no sábado quanto no domingo, 4 e 5 de outubro, equipes da Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde, com apoio da Guarda Municipal e da Defesa Civil, realizaram inspeções em bares, quiosques da orla e no Sítio Histórico, com o objetivo de orientar comerciantes e apreender produtos alcoólicos vendidos de forma irregular. A iniciativa, que já ocorre regularmente, foi reforçada após notificações de casos suspeitos de intoxicação por metanol.
Até o momento, três casos estão sob investigação. Os pacientes apresentaram sintomas como vômito, náuseas, diarreia e visão turva. Um deles permanece internado e relatou ter consumido uma caipirosca no dia 2 de outubro, em um estabelecimento localizado no Recife. Os outros dois receberam atendimento e já tiveram alta médica.
No sábado (4), a fiscalização ocorreu em bares, comércios e quiosques da Orla de Olinda. No total, 42 estabelecimentos foram vistoriados e 12 garrafas de mel sem registro foram apreendidas.
Já no domingo (5), a operação se concentrou no Sítio Histórico, onde estão sendo realizados ensaios carnavalescos. No local, foram recolhidas 65 garrafas com irregularidades, entre elas produtos sem registro, embalagens descaracterizadas e mel sem procedência. Outras 25 latas de cerveja vencidas e 4 garrafas de destilados com rótulos danificados e indícios de falsificação também foram retiradas de circulação.
A Prefeitura de Olinda reforça que as ações de fiscalização continuarão em diversos pontos da cidade, com foco na segurança e na proteção à saúde da população.
A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), por meio do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs/PE), recebeu a notificação de 10 novos casos suspeitos de intoxicação por metanol associado ao consumo de bebidas alcoólicas adulteradas em Pernambuco.
As novas notificações são de pacientes residentes das cidades de Recife (4), Olinda (2), Paudalho (1), João Alfredo (1), Mirandiba (1) e Jupi (1), com idades entre 25 e 77 anos, sendo três pacientes do sexo feminino e sete do sexo masculino.
Na atualização do domingo, a SES-PE reforça que mais um caso, de um paciente residente em Carpina, foi descartado para este tipo de intoxicação. Com este descarte, o estado totaliza dois casos descartados para intoxicação com uso de metanol. A Secretaria segue investigando 22 casos totais para intoxicação.
3
4
11:01, 13 Fev
27
°c
Fonte: OpenWeather
Quando o recurso do pagamento for próprio do município será até 30 dias úteis e quando da União ou Estado pode chegar até 60 dias úteis.
O prazo se diferencia a depender de onde vai ser o recurso. Em até 30 dias úteis se for da União ou Estado e em até 60 dias úteis quando for recursos próprios do município
O evento reforça sua vocação para acolher todos os públicos, reunindo tradição, diversidade musical e grandes encontros
mais notícias
+