Pernambuco, 27 de Março de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Prefeitura de Olinda cria Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres

A prefeita Mirella Almeida assinou a Lei Nº 6382/2025 e celebrou a novidade.

Fernanda Diniz

04 de julho de 2025 às 19:37   - Atualizado às 19:55

Prefeita Mirella Almeida.

Prefeita Mirella Almeida. Foto: Arquimedes Santos

A Prefeitura de Olinda criou, nesta sexta-feira, 4 de julho, o Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres. Ele terá a missão de propor, acompanhar e fiscalizar ações que garantam mais direitos, proteção, dignidade e oportunidades para as mulheres da cidade. A prefeita Mirella Almeida assinou a Lei Nº 6382/2025 e celebrou a novidade.

“Mais um dia importantíssimo para nós, mulheres de Olinda. Fica instituída uma lei nossa, criando o Conselho Municipal dos direitos das mulheres de Olinda. Nossa meta é fazer política pública de qualidade até a ponta. Trabalhamos diariamente para as mulheres serem valorizadas na cidade”, disse Mirella, após assinatura da lei.

“Esse é um marco para nós, mulheres da cidade, que constituímos as políticas públicas do município. É um importante instrumento social de participação ampla das mulheres olindenses”, acrescentou a coordenadora da política para a mulher de Olinda, Inês Tenório.

MAIS SOBRE A LEI

A lei é vinculada à Secretaria Especial da Mulher da Prefeitura Municipal de Olinda, que deverá dotá-la de recursos humanos, materiais e financeiros necessários ao seu funcionamento. Veja algumas das competências:

- Atualizar o regimento interno do colegiado no prazo de 60 dias, com o estabelecimento de normas para seu funcionamento;

Veja Também

- Formular diretrizes, promover a defesa dos direitos da mulher e propor públicas de igualdade e equidade de gênero em todos os níveis;

- Indicar medidas normativas que proíbam a discriminação contra a mulher;

- Propor a adoção de medidas normativas para modificar ou derrogar leis, regulamentos, usos e práticas que constituam discriminações contra as mulheres.

Investimentos em Olinda 

A Prefeitura de Olinda assinou, nesta sexta-feira, 27 de junho, a ordem de serviço para uma grande obra de alargamento e requalificação do Canal Lava Tripas, um dos mais importantes da região, em um trecho médio de 1,7 mil metros de extensão e um investimento total de cerca de R$ 10,5 milhões.

O projeto contempla não apenas a ampliação do canal, mas também a requalificação de três pontilhões, localizados nas imediações da Rua Bogotá; Rua Pedro Ivo e Aguazinha. As intervenções trarão mais segurança, melhor mobilidade e um ambiente mais salubre para os moradores das comunidades vizinhas.

Além disso, a obra inclui a implantação de uma nova drenagem, ciclovia na via marginal e paisagismo, valorizando a região e promovendo integração urbana com infraestrutura moderna e sustentável.

O projeto é fruto de uma parceria entre o município de Olinda e o Governo Federal, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), administrado pelo Ministério das Cidades. A execução da obra está a cargo da Construtora HECA, com prazo estimado de 12 meses, divididos em etapas.

No ato de assinatura, a prefeita da cidade, Mirella Almeida, afirmou que os recursos já estão garantidos.

“Nenhuma obra estruturadora na nossa cidade será iniciada sem que haja a garantia de um trabalho com planejamento de começo, meio e fim. Os recursos já estão no município e isso é graças não só ao um trabalho incansável da nossa gestão, mas, também, de muita articulação politica”, concluiu Mirella.

A versão é reforçada por Edmilson Modesto, de 70 anos.

“Não tenho dúvidas que este é um projeto que vai significar melhor qualidade de vida e de negócios para todos nós”, afirmou.

Ele reside, há 20 anos, em Sapucaia e, em nome da comunidade, agradeceu pelo anúncio da obra. 

Durante a cerimônia, a população manifestou publicamente o desejo para que o nome do canal seja mudado. A ideia foi compartilhada com a prefeita Mirella, que sugeriu que as lideranças comunitárias promovam uma votação popular e que o movimento seja apoiado pela gestão e pelos representantes do executivo municipal.    

“Este é um dia muito importante para os moradores de Sapucaia e Aguazinha, onde a gente não só veio anunciar esta obra tão importante, mas, acima de tudo, viemos trazer qualidade de vida para todos daqui”, concluiu a secretária de Obra, Cláudia Peregrino. 

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

20:00, 27 Mar

Imagem Clima

28

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Carteira de Identidade Nacional (CIN).
Serviço

Olinda amplia emissão da nova identidade com atendimento em casa e ação itinerante

Para solicitar o atendimento, um familiar deve ir até a sede da Secretaria de Segurança Cidadã, na Avenida Santos Dumont, nº 177, lado B, no Varadouro.

Prefeitura de Olinda nomea aprovados em concurso público.
Certame

Mais 60 professores aprovados em concurso público são nomeados pela Prefeitura de Olinda

Segundo a Secretaria de Gestão de Pessoas e Administração, 940 professores já haviam sido nomeados, sendo 633 apenas em 2025, na gestão da prefeita Mirella Almeida.

Primeiro dia de castração gratuita em Olinda reúne histórias de cuidado com animais
Serviço

Em Olinda, primeiro dia do mutirão gratuito de castração de cães e gatos é marcado por alta demanda

Expectativa do Programa atende 200 pets por dia e reforça parceria entre Governo do Estado e Prefeitura e segue até 12 de abril, no Centro de Convenções, das 8h às 15h.

mais notícias

+

Newsletter