Prefeita Mirella Almeida. Foto: Arquimedes Santos
A Prefeitura de Olinda criou, nesta sexta-feira, 4 de julho, o Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres. Ele terá a missão de propor, acompanhar e fiscalizar ações que garantam mais direitos, proteção, dignidade e oportunidades para as mulheres da cidade. A prefeita Mirella Almeida assinou a Lei Nº 6382/2025 e celebrou a novidade.
“Mais um dia importantíssimo para nós, mulheres de Olinda. Fica instituída uma lei nossa, criando o Conselho Municipal dos direitos das mulheres de Olinda. Nossa meta é fazer política pública de qualidade até a ponta. Trabalhamos diariamente para as mulheres serem valorizadas na cidade”, disse Mirella, após assinatura da lei.
“Esse é um marco para nós, mulheres da cidade, que constituímos as políticas públicas do município. É um importante instrumento social de participação ampla das mulheres olindenses”, acrescentou a coordenadora da política para a mulher de Olinda, Inês Tenório.
A lei é vinculada à Secretaria Especial da Mulher da Prefeitura Municipal de Olinda, que deverá dotá-la de recursos humanos, materiais e financeiros necessários ao seu funcionamento. Veja algumas das competências:
- Atualizar o regimento interno do colegiado no prazo de 60 dias, com o estabelecimento de normas para seu funcionamento;
- Formular diretrizes, promover a defesa dos direitos da mulher e propor públicas de igualdade e equidade de gênero em todos os níveis;
- Indicar medidas normativas que proíbam a discriminação contra a mulher;
- Propor a adoção de medidas normativas para modificar ou derrogar leis, regulamentos, usos e práticas que constituam discriminações contra as mulheres.
A Prefeitura de Olinda assinou, nesta sexta-feira, 27 de junho, a ordem de serviço para uma grande obra de alargamento e requalificação do Canal Lava Tripas, um dos mais importantes da região, em um trecho médio de 1,7 mil metros de extensão e um investimento total de cerca de R$ 10,5 milhões.
O projeto contempla não apenas a ampliação do canal, mas também a requalificação de três pontilhões, localizados nas imediações da Rua Bogotá; Rua Pedro Ivo e Aguazinha. As intervenções trarão mais segurança, melhor mobilidade e um ambiente mais salubre para os moradores das comunidades vizinhas.
Além disso, a obra inclui a implantação de uma nova drenagem, ciclovia na via marginal e paisagismo, valorizando a região e promovendo integração urbana com infraestrutura moderna e sustentável.
O projeto é fruto de uma parceria entre o município de Olinda e o Governo Federal, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), administrado pelo Ministério das Cidades. A execução da obra está a cargo da Construtora HECA, com prazo estimado de 12 meses, divididos em etapas.
No ato de assinatura, a prefeita da cidade, Mirella Almeida, afirmou que os recursos já estão garantidos.
“Nenhuma obra estruturadora na nossa cidade será iniciada sem que haja a garantia de um trabalho com planejamento de começo, meio e fim. Os recursos já estão no município e isso é graças não só ao um trabalho incansável da nossa gestão, mas, também, de muita articulação politica”, concluiu Mirella.
A versão é reforçada por Edmilson Modesto, de 70 anos.
“Não tenho dúvidas que este é um projeto que vai significar melhor qualidade de vida e de negócios para todos nós”, afirmou.
Ele reside, há 20 anos, em Sapucaia e, em nome da comunidade, agradeceu pelo anúncio da obra.
Durante a cerimônia, a população manifestou publicamente o desejo para que o nome do canal seja mudado. A ideia foi compartilhada com a prefeita Mirella, que sugeriu que as lideranças comunitárias promovam uma votação popular e que o movimento seja apoiado pela gestão e pelos representantes do executivo municipal.
“Este é um dia muito importante para os moradores de Sapucaia e Aguazinha, onde a gente não só veio anunciar esta obra tão importante, mas, acima de tudo, viemos trazer qualidade de vida para todos daqui”, concluiu a secretária de Obra, Cláudia Peregrino.
2
23:33, 13 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
Para o vice-prefeito de Paulista, o momento simboliza mais do que uma agenda institucional.
Em mais um dia de festa, a programação destaca artistas que transitam entre breggae, funk e pop, garantindo diversidade musical e momentos de interação com o público.
Escolher quais áreas visitar, definir horários e se programar para deslocamentos evita perder atrações importantes e facilita aproveitar ao máximo a festa.
mais notícias
+