FMO atinge topo do Ranking Universitário da Folha de São Paulo. a Foto: Divulgação
Prestes a celebrar 10 anos de fundação, a Faculdade de Medicina de Olinda (FMO) acaba de ganhar um presente para marcar a data: 1⁰ lugar no Ranking Universitário da Folha de São Paulo (Ruf 2025).
A conquista veio no quesito "Professores com dedicação integral e parcial", onde a instituição garantiu nota 8,0, a maior do Brasil.
Entre as faculdades particulares de Pernambuco, a FMO assegurou o 2⁰ lugar geral, ficando à frente de outras sete escolas de medicina no estado.
"Receber a notícia da conquista do primeiro lugar no Ranking Universitário da Folha em pleno mês de aniversário é uma alegria imensurável. Isto vem coroar todo um trabalho coletivo da direção, professores, funcionários e alunos", comemorou o diretor-geral da FMO Inácio de Barros Melo Neto.
O RUF 2025 - O Ranking Universitário Folha (RUF) é uma avaliação anual do ensino superior brasileiro realizada pelo jornal Folha de São Paulo, que analisa e classifica universidades e cursos com base em diversos indicadores.
O RUF avalia 195 instituições credenciadas como universidades (públicas e privadas) em todo o Brasil. Os critérios de avaliação utilizados incluem cinco indicadores principais:
A Faculdade de Medicina de Olinda (FMO) iniciou, na terça-feira, 4 de novembro, a entrega simbólica de 2.000 MacBooks aos estudantes da instituição. O investimento é de R$ 14 milhões.
De acordo com o diretor-geral da FMO, Inácio de Barros Melo Neto, a inspiração para a iniciativa veio a partir das necessidades dos alunos bolsistas e oriundos de programas como o Forma SUS e Fies Social.
"Todos os alunos serão contemplados. Mas sei do desafio dos estudantes que chegam aqui por meio dos programas sociais. Então, ficamos felizes em oferecer mais uma ferramenta que contribuirá para a formação de excelentes médicos", afirmou.
Símbolo
Anderson de Oliveira Silva representa bem o público alvo da ação. Natural de Salgueiro, no sertão de Pernambuco, vem de uma família de cinco pessoas, onde ele deverá ser o primeiro a conquistar o diploma universitário.
Autista nível 02 e diagnosticado com TDH, Anderson também atua na FMO como representante do Núcleo Estudantil de Inclusão e Acessibilidade.
"Essa é uma iniciativa incrível de Inácio. Disponibilizar o acesso a um equipamento de alta tecnologia, com um custo tão alto, é tornar viável algo que está fora da nossa realidade. É uma iniciativa muito nobre, que não esqueceremos jamais", relatou.
A entrega dos primeiros 150 computadores aconteceu, na noite de ontem (04), durante jantar no restaurante Oficina do Sabor, no Sítio Histórico de Olinda.
Ação humana
Devido à atual baixa quantidade de sangue no HEMOPE, a Faculdade de Medicina de Olinda (FMO) promoveu uma grande mobilização a fim de ajudar o hemocentro a repor seus estoques.
Por determinação do diretor-geral Inácio de Barros Melo Neto, as atividades da faculdade foram paralisadas, em específico dia, a fim de que funcionários e alunos possam participar da ação solidária.
"Somos uma escola de medicina totalmente focada na humanização. Mobilizar nossa comunidade para um ato de solidariedade como este, de certa maneira, também faz parte da formação de nossos alunos", disse Inácio Neto.
A coleta das doações será realizada pelo HEMOPE, a partir das 8h30. Funcionários, professores e estudantes são o público alvo da ação.
Para alunos e preceptores do internato, as atividades não serão interrompidas.
3
08:57, 13 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
Quando o recurso do pagamento for próprio do município será até 30 dias úteis e quando da União ou Estado pode chegar até 60 dias úteis.
O prazo se diferencia a depender de onde vai ser o recurso. Em até 30 dias úteis se for da União ou Estado e em até 60 dias úteis quando for recursos próprios do município
O evento reforça sua vocação para acolher todos os públicos, reunindo tradição, diversidade musical e grandes encontros
mais notícias
+