Carreta da Mulher Pernambucana chega a Olinda e oferece exames de mama e consultas gratuitas. Foto: Divulgação
A Carreta da Mulher Pernambucana começou a atender, nesta segunda-feira, 14 de julho, no bairro de Peixinhos, em Olinda. Estacionada na Avenida Nacional, ao lado da Unidade de Saúde da Família COHAB Peixinhos I, II e III, a unidade móvel segue oferecendo serviços gratuitos de saúde para o público feminino até sexta-feira (19), das 8h às 17h.
No local, são realizados exames como mamografia, ultrassonografia de mama, colposcopia, biópsias, além de consultas com ginecologista e mastologista. A ação faz parte do Programa Cuida PE, do Governo do Estado, e conta com parceria da Prefeitura de Olinda.
Entre as primeiras atendidas, dona Gilselia de Brito, moradora do bairro, elogiou a agilidade e o cuidado da equipe.
“Fui muito bem atendida. Fiz a mamografia rapidinho e agora estou só esperando o resultado. Os profissionais são muito atenciosos”, afirmou.
Já a dona de casa Maria José da Silva aproveitou a passagem da carreta pelo bairro para realizar exames e se consultar com um especialista. Para ela, a presença da estrutura perto de casa trouxe mais tranquilidade e praticidade no cuidado com a saúde.
Peixinhos é a segunda localidade de Olinda a receber a Carreta da Mulher Pernambucana — que já passou por Rio Doce. A expectativa é realizar atendimentos ao longo da semana, com foco no diagnóstico precoce, acolhimento e cuidado com a saúde de mulheres entre 50 e 69 anos, sem necessidade de requisição médica.
Ao todo, já foram realizados mais de 3 mil atendimentos desde o início da ação, em 29 de maio, incluindo consultas e exames. Entre os principais procedimentos oferecidos estão: 1.473 mamografias, 841 consultas ginecológicas e 642 ultrassonografias de mama.
A Carreta da Mulher Pernambucana segue com seus atendimentos, beneficiando mulheres que aguardavam há anos por uma mamografia, ressonância ou consulta ginecológica.
Com 5.914 mil atendimentos realizados desde o final do mês de maio, a iniciativa reforça o diagnóstico precoce e o acolhimento das pacientes em todo o estado, levando cuidado e atenção especializada para as mulheres pernambucanas.
3
4
11:19, 13 Fev
27
°c
Fonte: OpenWeather
Quando o recurso do pagamento for próprio do município será até 30 dias úteis e quando da União ou Estado pode chegar até 60 dias úteis.
O prazo se diferencia a depender de onde vai ser o recurso. Em até 30 dias úteis se for da União ou Estado e em até 60 dias úteis quando for recursos próprios do município
O evento reforça sua vocação para acolher todos os públicos, reunindo tradição, diversidade musical e grandes encontros
mais notícias
+