O objetivo do encontro foi alinhar os detalhes da inauguração e discutir a expansão dos investimentos no setor energético, a partir do aproveitamento de resíduos sólidos.
Prefeito do Jaboatão, Mano Medeiros e a governadora Raquel Lyra. Foto: Leandro de Santana/PMJG.
O prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Mano Medeiros, a governadora Raquel Lyra, o secretário Estadual de Desenvolvimento Econômico, Guilherme Cavalcanti, executivos da Ecoplanos Orizon e da Copergás realizaram, na quarta-feira, 17 de setembro, visita técnica ao Ecoparque, na Muribeca, endereço da primeira planta de biometano do Estado, em fase final de implantação.
Governadora, prefeito e convidados conheceram a administração, unidade de triagem e a planta de produção de biometano. A planta industrial deve ser inaugurada este ano.
O objetivo do encontro foi alinhar os detalhes da inauguração e discutir a expansão dos investimentos no setor energético, a partir do aproveitamento de resíduos sólidos.
O prefeito Mano Medeiros ressaltou o papel estratégico do município nesta iniciativa pioneira.
“Jaboatão tem orgulho de sediar a primeira planta de biometano de Pernambuco”, disse.
O projeto coloca o município em posição estratégica dentro da política ambiental e energética do Estado, além de gerar gás renovável, empregos, renda e impostos para a cidade.
“Estamos diante de um complexo que representa desenvolvimento sustentável e que faz de Jaboatão referência em energia renovável para todo o Brasil”, falou.
Quando estiver em funcionamento, a capacidade de produção da unidade será de 110 mil metros cúbicos de biometano por dia. Essa quantidade produzida será injetada na rede da Copergás e distribuída para todo o Estado. O investimento na unidade soma R$ 300 milhões, somados ao aporte do governo estadual de R$ 500 milhões.
Para a governadora Raquel Lyra, a geração desta energia trará para a população robustez e sustentabilidade, além da relevância do empreendimento para Pernambuco.
“Estamos diante de um exemplo notável da transição energética que o Brasil está vivendo. O biometano é inovação, sustentabilidade e um passo decisivo para a descarbonização da economia. Com esta planta, vamos oferecer às indústrias clientes da Copergás uma alternativa limpa, reforçando a economia verde do Estado”, disse a governadora.
Sobre a escolha da planta ser construída em Jaboatão, a governadora reforça o potencial do município.
“A escolha de Jaboatão tem a ver com sua localização estratégica e com o potencial de expansão que a região oferece. Quando o poder público se torna sensível a essa causa, quem ganha é o meio ambiente, o município e o povo pernambucano.”
Além da relevância econômica e ambiental, a iniciativa tem forte caráter social. A unidade de triagem do Ecoparque integra catadores e ex-presidiários ao processo de trabalho, por meio de parceria firmada com a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos de Pernambuco (SEAP).
Com a futura inauguração, Jaboatão consolida-se como polo estratégico na produção de energia limpa, atraindo olhares de investidores nacionais e internacionais. O empreendimento é considerado a maior operação de crédito de carbono do Estado e tem capacidade de gerar energia suficiente para abastecer uma cidade de até 150 mil habitantes.
O Ecoparque de Muribeca passa, assim, a ser vitrine de inovação, sustentabilidade e inclusão social, colocando Pernambuco na vanguarda da produção de energias renováveis no Brasil.
3
4
13:13, 13 Fev
26
°c
Fonte: OpenWeather
O estudo busca medir a percepção da população sobre a atuação das administrações municipais, com base em critérios definidos pela própria instituição responsável pela pesquisa.
A agenda reúne artistas locais e nacionais, contemplando diferentes ritmos como brega, samba, pagode, reggae e maracatu.
A festa conta com o apoio do Governo de Pernambuco através do projeto Pernambuco Meu Pais, a exemplo do Réveillon, que posicionou Jaboatão como um dos melhores destinos turísticos do Estado para a virada do ano.
mais notícias
+