Pernambuco, 05 de Março de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Pernambuco Meu País Verão: SDS detalha esquema de segurança do evento em Jaboatão

A medida integra ações das polícias Militar, Civil, Científica, Corpo de Bombeiros Militar e Grupamento Tático Aéreo (GTA)

Ricardo Lélis

30 de dezembro de 2025 às 21:29   - Atualizado às 21:29

Polícia Militar na cobertura do Pernambuco Meu País.

Polícia Militar na cobertura do Pernambuco Meu País. Foto: Divulgação/SDS

A Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS) iniciou, no último domingo, 28 de dezembro, a execução do planejamento operacional de segurança pública para o Festival Pernambuco Meu País Verão - Jaboatão dos Guararapes, que antecede as festividades de Réveillon.

O esquema integra ações das polícias Militar, Civil, Científica, Corpo de Bombeiros Militar e Grupamento Tático Aéreo (GTA), com foco na proteção da população nos polos de maior concentração de público.

A Polícia Militar de Pernambuco atua com reforço extraordinário, conforme o planejamento operacional do 6º e 25º BPM, com lançamento escalonado de efetivo até 1º de janeiro nos polos Centro e Candeias. Além das abordagens preventivas, a Corporação vai atuar com a presença de Radiopatrulha, Motopatrulhamento, Regimento de Polícia Montada, Batalhão de Choque e de Trânsito.

Já a Polícia Civil de Pernambuco vai reforçar, a partir desta segunda (29), o atendimento à população com a instalação de uma Delegacia Móvel nos arredores da praia de Piedade.

A unidade funcionará com equipe apta ao registro de ocorrências ao longo das festas, assegurando pronto-atendimento aos cidadãos.

Veja Também

“A Operação Réveillon reflete o compromisso do Governo de Pernambuco em garantir que a população possa celebrar o Ano Novo com tranquilidade e segurança. Estamos atuando de forma integrada, com todas as forças operativas, reforço de efetivo e uso intensivo de tecnologia, desde o planejamento até a execução das ações, priorizando a prevenção, o pronto-atendimento e a proteção dos pernambucanos e turistas em todo o Estado”, declarou o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho.

O Corpo de Bombeiros mantém atuação contínua no município ao longo dos dias de shows e apresentações, com equipes distribuídas por turnos até o dia 1º de janeiro.

O planejamento inclui viaturas e militares especializados em atendimento pré-hospitalar, salvamento aquático e apoio operacional em áreas de grande circulação.

Além disso, o Centro de Atividades Técnicas realiza ações preventivas de regularização e fiscalização contra incêndio com foco na redução de riscos.

A Polícia Científica, por sua vez, vai atuar nos plantões no Instituto de Criminalística (IC) e no Instituto de Medicina Legal (IML), realizando o monitoramento das ocorrências.

Somado a isso, o GTA vai ficar responsável pela supervisão de grandes aglomerações com o emprego de duas equipes de drones, dois aviões destinados a missões aeromédicas e quatro helicópteros de policiamento aéreo.

De forma adicional, a SDS realizou a instalação das câmeras da Plataforma de Observação Elevada (POE) e câmeras de videomonitoramento das vias públicas na cidade. As imagens captadas são direcionadas em tempo real para as Centrais de Comando e Controle Operacional e para o Centro Integrado de Operações de Defesa Social (CIODS).

Operação Réveillon

As ações em Jaboatão dos Guararapes fazem parte da Operação Réveillon, uma iniciativa coordenada pela SDS que envolve o emprego de 4.538 postos de trabalho em toda a Região Metropolitana e litoral do Estado.

As atividades buscam garantir um planejamento integrado, uso intensivo de tecnologia e atuação conjunta das forças operativas.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

07:58, 05 Mar

Imagem Clima

27

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Carro carbonizado onde corpo de homem baleado foi achado.
Crime

Jaboatão: corpo de homem é encontrado baleado e carbonizado dentro de carro

Análises da perícia identificaram que o corpo da vítima estava no banco de trás de um carro. A corporação não descarta a hipótese do veículo ser roubado.

Mariele Vitória Alves de Lima, jovem de 22 anos que foi esfaqueada e queimada.
Violência

Em Jaboatão, mulher é esfaqueada e queimada por ex-colega de trabalho após recusar relacionamento

Parentes da garota informam que o homem dava em cima dela, mas ela havia deixado claro que não queria se envolver amorosamente com ele.

Momento em que ocupante de carro atira em frentista em posto de combustíveis.
Homicídio

Jaboatão: frentista é assassinado a tiros em posto de combustíveis enquanto trabalhava

Imagens captadas por um circuito de segurança registraram o momento em que um veículo se aproxima e uma pessoa que estava dentro do carro realiza o disparo.

mais notícias

+

Newsletter