O equipamento é um espaço público e comunitário que oferece atividades nas áreas de arte, educação, expressão corporal, meio ambiente, trabalho e geração de renda.
Prefeito Mano Medeiros garante construção do CEU da Cultura. Foto: Edilson Júnior/ PMJG
A governadora Raquel Lyra assinou, na quinta-feira, 30 de outubro, no Palácio do Campo das Princesas, a ordem de serviço para a construção do CEU da Cultura de Jaboatão dos Guararapes e em mais 14 municípios. O prefeito Mano Medeiros participou da cerimônia.
O novo equipamento faz parte do Programa Territórios da Cultura, do Ministério da Cultura, e integra o conjunto de ações do Governo do Estado voltadas à descentralização da infraestrutura cultural e à promoção da inclusão social por meio da arte e da educação.
A articulação do prefeito Mano Medeiros junto ao governo do Estado permitiu a inclusão município e vai representar um marco para o fortalecimento da política cultural e social do Jaboatão.
“A cultura tem um papel transformador, especialmente em territórios que precisam de oportunidades. O CEU da Cultura será um espaço de convivência, aprendizado e criatividade, onde nossa gente poderá desenvolver talentos e construir novos caminhos”, destacou o gestor.
A gestora do Programa de Política Sociais (PPS), Andréa Medeiros, também participou da cerimônia e elogiou a iniciativa.
“A cultura de um povo é a sua raiz e Pernambuco tem raízes fortes. Jaboatão conta mais uma vez com a parceria da governadora Raquel Lyra e nós só temos a agradecer. Fortalecer a cultura de um povo é fortalecer a sua dignidade. A população jaboatonense tem muito a ganhar com a construção do CEU da Cultura”, afirmou Andréa Medeiros.
O CEU da Cultura (Centro de Artes e Esportes Unificado da Cultura) é um espaço público e comunitário que oferece atividades nas áreas de arte, educação, expressão corporal, meio ambiente, trabalho e geração de renda.
Com estrutura de 300 a 500 metros quadrados, o equipamento será construído em módulos, permitindo adaptação às necessidades da comunidade e estimulando o processo participativo na definição dos espaços e das atividades que serão oferecidas.
O projeto do CEU da Cultura abrigará atividades de dança, teatro, música, circo, artes visuais, além de aulas de capacitação, idiomas e oficinas voltadas à geração de trabalho e renda. O espaço também incluirá áreas para esporte e expressão corporal, como quadras e pistas de skate, além de ambientes de lazer e convivência comunitária.
Junto ao CEU, será implantada uma Areninha Esportiva de Pernambuco, ampliando o acesso da população a equipamentos de lazer e práticas esportivas. O projeto das Areninhas prevê a construção de 203 unidades até 2026 em todo o estado.
Com o CEU da Cultura Unificado e a Areninha Esportiva, Jaboatão dos Guararapes avança na criação de espaços que promovem inclusão, formação cidadã e desenvolvimento cultural e esportivo, reforçando o compromisso da Prefeitura e do Governo do Estado em garantir mais oportunidades, lazer e qualidade de vida para a população.
3
4
21:50, 12 Fev
24
°c
Fonte: OpenWeather
A agenda reúne artistas locais e nacionais, contemplando diferentes ritmos como brega, samba, pagode, reggae e maracatu.
A festa conta com o apoio do Governo de Pernambuco através do projeto Pernambuco Meu Pais, a exemplo do Réveillon, que posicionou Jaboatão como um dos melhores destinos turísticos do Estado para a virada do ano.
A operação contou com a atuação integrada de agentes de trânsito e transporte, orientadores da Assessoria de Educação para o Trânsito e arte-educadores.
mais notícias
+