Prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Mano Medeiros. Foto: Portal de Prefeitura
O Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) julgou, nesta segunda-feira (11), as contas da Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes referentes ao exercício de 2023.
O processo teve como resultado contas regulares com ressalvas, reconhecendo o cumprimento das principais exigências legais e constitucionais.
O relatório destacou que o município cumpriu integralmente os índices mínimos de investimento em saúde, educação e gasto com pessoal, além de observar as proporções legais entre receita e despesa. As ressalvas apontadas dizem respeito a ajustes na aplicação de receitas e orçamento.
O prefeito Mano Medeiros afirmou que o resultado reflete o zelo da administração com o uso dos recursos públicos e o compromisso com uma gestão responsável.
“Esse resultado confirma que estamos no caminho certo, com uma gestão ética, transparente e comprometida com o dinheiro público”, declarou o prefeito.
Durante a sessão, o conselheiro Carlos Neves, relator do processo, elogiou amplamente a gestão do prefeito Mano Medeiros, destacando o avanço no equilíbrio das contas públicas e o comprometimento dos servidores com a transparência.
O resultado consolida o reconhecimento do TCE à gestão fiscal responsável e planejada da Prefeitura de Jaboatão, reforçando o compromisso permanente da administração com a boa governança.
A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes está participando da 8ª edição do Programa Prefeitas e Prefeitos Amigos da Criança (PPAC), promovido pela Fundação Abrinq, e concorre ao Selo Prefeito Amigo da Criança 2025–2028.
A certificação reconhece gestões municipais que se destacam pela implementação de políticas públicas efetivas voltadas à promoção dos direitos de crianças e adolescentes.
O programa, de alcance nacional, tem como objetivo incentivar prefeitos e prefeitas a estruturarem ações integradas nas áreas de educação, saúde, assistência social, proteção e participação social, garantindo o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes em seus territórios.
Em Jaboatão, a articuladora do programa é Andréa Medeiros, gestora do Programa de Políticas Públicas Sociais (PPS). Ela coordena a execução de iniciativas voltadas ao fortalecimento da rede de proteção e à ampliação das oportunidades para a infância e juventude. A Lei Orçamentária Anual (LOA) do município para 2026 prevê R$ 768,3 milhões para ações, programas e projetos voltados para as crianças e adolescentes. O montante corresponde a 29% do orçamento total.
3
4
10:00, 13 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
A agenda reúne artistas locais e nacionais, contemplando diferentes ritmos como brega, samba, pagode, reggae e maracatu.
A festa conta com o apoio do Governo de Pernambuco através do projeto Pernambuco Meu Pais, a exemplo do Réveillon, que posicionou Jaboatão como um dos melhores destinos turísticos do Estado para a virada do ano.
A operação contou com a atuação integrada de agentes de trânsito e transporte, orientadores da Assessoria de Educação para o Trânsito e arte-educadores.
mais notícias
+