Pernambuco, 14 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Em Jaboatão, Serviço de Atenção Domiciliar já beneficiou mais de 2 mil pessoas

São sete equipes multiprofissionais (EMAD) e duas equipes de apoio (EMAP), com enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, nutricionistas e Assistente Social.

Fernanda Diniz

09 de abril de 2025 às 16:25   - Atualizado às 16:41

Serviço de Atenção Domiciliar em Jaboatão.

Serviço de Atenção Domiciliar em Jaboatão. Foto: Divulgação

A Prefeitura Municipal de Jaboatão dos Guararapes celebra o sucesso do Serviço de Atenção Domiciliar (SAD), parceria com o Governo Federal, que atende no domicílio os pacientes que necessitam de cuidados de saúde mais intensivos.

São sete equipes multiprofissionais (EMAD) e duas equipes de apoio (EMAP), com enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, nutricionistas e Assistente Social, além de médicos que realizam visitas periódicas, sistemáticas e regulares. A Prefeitura oferece 420 vagas, ocupadas, atualmente, por 376 pessoas. 

Desde a sua implementação, mais de 2.000 usuários já foram beneficiados no município. O objetivo do serviço é a desospitalização segura, tanto na fase pré-hospitalar como pós-hospitalar, prestando atendimento multiprofissional no domicílio dos usuários que não tem condições de locomover-se até uma Unidade Básica de Saúde – UBS.

"Dessa forma, diminuímos o risco de infecções e reabilitamos o paciente. Com isso, há uma melhora da gestão dos leitos hospitalares e o uso dos recursos, bem como diminuímos a superlotação de serviços de urgência e emergência", destaca o prefeito do município, Mano Medeiros.
 
O Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) atua como serviço complementar aos cuidados realizados na atenção básica e em serviços de urgência, substitutivo ou complementar à internação hospitalar quando possível, responsável pelo gerenciamento e operacionalização das Equipes Multiprofissionais de Atenção Domiciliar (EMAD) e Equipes Multiprofissionais de Apoio (EMAP). 

A secretária municipal de saúde de Jaboatão, Zelma Pessôa, diz que o serviço conta com sete equipes médicas e cada uma delas atende 60 pacientes, no perfil AD2, modalidade destinada a pessoas com problemas de saúde e dificuldade ou impossibilidade física de locomoção até uma unidade de saúde.

Veja Também

Ou seja, pacientes que precisam de maior frequência de cuidado e acompanhamento contínuo. "A família fica responsável por ter um cuidador com esse paciente e nossa equipe faz o treinamento e orientação para que ele adapte ao nosso atendimento", explica. 

O acesso ao Serviço de Atendimento Domiciliar é feito geralmente através da Atenção Básica e/ ou hospital em que o usuário estiver internado. A coordenadora do SAD, Thyara Cely, explica que os casos que não necessitem de visitas com muita frequência serão atendidos pela Saúde da Família/Atenção Básica.

"Já os casos de maior complexidade são acompanhados pelas equipes multiprofissional de atenção domiciliar (EMAD) e de apoio (EMAP). É importante reforçar que a presença de um cuidador é fundamental nesse atendimento".

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

02:55, 14 Fev

Imagem Clima

24

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Mano Medeiros está entre os melhores prefeitos do Brasil em ranking do Instituto Veritá
Gestão

Mano Medeiros está entre os melhores prefeitos do Brasil em ranking do Instituto Veritá

O estudo busca medir a percepção da população sobre a atuação das administrações municipais, com base em critérios definidos pela própria instituição responsável pela pesquisa.

Jaboatão promove carnaval.
Festa

Carnaval agita Jaboatão com programação na Praia de Candeias e no Centro; confira

A agenda reúne artistas locais e nacionais, contemplando diferentes ritmos como brega, samba, pagode, reggae e maracatu.

NÃO MEXER   RODOLFO   2026 02 06T195809.717
Divulgação

Jaboatão anuncia tema do Carnaval 2026, programação, atrações e palcos dos shows; saiba os detalhes

A festa conta com o apoio do Governo de Pernambuco através do projeto Pernambuco Meu Pais, a exemplo do Réveillon, que posicionou Jaboatão como um dos melhores destinos turísticos do Estado para a virada do ano.

mais notícias

+

Newsletter