Fundef de Igarassu. Foto: Ivonildo Pedro
A prefeita professora Elcione Ramos informa nesta quinta-feira, 27 de novembro, que os precatórios do Fundo de Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (FUNDEF) destinados ao município foram liberados. O anúncio ocorreu após reunião realizada na quarta-feira, 26 de novembro, com a juíza Amanda Torres de Lucena Diniz Araújo, da 7ª Vara.
Os precatórios do FUNDEF correspondem a valores que a União deixou de repassar a estados e municípios, nessa ação de Igarassu compreende de 2001 e 2006. Os recursos são direcionados à educação básica e representam um reforço financeiro importante para a rede pública de ensino.
De acordo com a gestora, a magistrada reconheceu a importância da liberação dos valores para os profissionais da educação. A prefeitura deve detalhar, nos próximos dias, os procedimentos relacionados ao pagamento.
"Seguimos firmes, cuidando de quem transforma vidas todos os dias. Notícia boa é para secompartilhada, e os professores merecem esse benefício", destaca a gestora.
Na próxima semana, a Secretaria Municipal de Educação realizará uma reunião com a Comissão de acompanhamento dos Precatórios e em seguida liberar o painel de consulta destinado aos servidores beneficiados pelos precatórios do FUNDEF.
O objetivo é garantir transparência, acesso fácil às informações e acompanhamento individualizado, permitindo que cada profissional consulte sua situação de forma clara e segura.
A partir desta quinta-feira, 27 de novembro, a prefeitura inicia o curso gratuito de Libras Básico I, marcando a abertura do programa “Pernambuco Acessível”, do Governo do Estado. Em parceria com a Associação Pernambucana de Cegos (APEC), serão promovidas formações gratuitas de inclusão e acessibilidade nos polos do Complexo de Tecnologia, Empreendedorismo e Negócios (CTEN).
O projeto tem como objetivo ampliar o acesso à comunicação inclusiva e garantir o direito à informação para pessoas com deficiência visual e auditiva, familiares e comunidade em geral. Em Igarassu, serão ofertadas três formações gratuitas: Libras Básico I, de 26 a 28 de novembro e 1° a 3 de dezembro, e Introdução à Audiodescrição, de 10 a 23 de janeiro e 26 a 30 de janeiro.
Cada curso conta com carga horária de 20 horas/aula, certificado e material didático específico. Devido às vagas limitadas, pessoas com deficiência (PCDs), familiares de pessoas com deficiência e indivíduos que convivem ou atuam diretamente com esse público terão prioridade nas inscrições.
De acordo com a prefeita professora Elcione Ramos, a Jornada representa mais um passo na consolidação de políticas públicas inclusivas em Igarassu, reforçando o compromisso da cidade em promover capacitação, autonomia e igualdade de oportunidades.
“A inclusão é um compromisso permanente da nossa gestão. Com essas formações, damos mais um passo para garantir que todas as pessoas tenham acesso à comunicação e aos seus direitos”, declarou a gestora.
Cursos gratuitos no Complexo de Tecnologia, Empreendedorismo e Negócios (CTEN)
1. Introdução à Libras
2. Introdução à Audiodescrição
Local: CTEN Saramandaia (Av. Alfredo Bandeira de Melo, 220, bairro Saramandaia, prox. ao restaurante Braseiro).
2
3
4
02:04, 13 Fev
24
°c
Fonte: OpenWeather
Neste ano, os homenageados são Edson Bezerra, artista da terra, e a professora Ester Guedes, ligada ao Bloco Lírico Verde-linho.
O evento contou com a participação do secretário de Governo César Ramos, que nomeou Aylys Gomes e Pedro Lukas como representantes da folia.
O evento aconteceu no Clube dos Panificadores, no bairro de Monjope, e reuniu profissionais da educação da rede municipal.
mais notícias
+