Prefeita Elcione Ramos em evento de Igarassu. (Foto: Ivonildo Pedro)
Música, poesia e tradição em dois eventos gratuitos acontecem neste sábado (7), a partir das 15h, no Museu Histórico de Igarassu, e no domingo (8), com muita folia para celebrar o Dia do Frevo, a partir das 15h, em frente à Câmara de Vereadores, na Rua Barbosa Lima, no Centro.
Ambos eventos fazem parte do calendário cultural do município, feito pela prefeitura de Igarassu, através da secretaria de Patrimônio Histórico, Cultura e Turismo.
No Museu, terá o Sarau Pôr do Sol, promovido pela Rutra Produções Criativas. O evento acontece em um espaço que remete ao passado colonial e oitocentista da cidade e vai ter apresentações poéticas, música ao som da sanfona, clima intimista e um pôr do sol que valoriza o patrimônio histórico.
Durante a programação, o público também poderá participar de momentos de confraternização, com brindes simbólicos de cachaça, reforçando a atmosfera cultural e afetiva do encontro.
Já no domingo, em frente à Câmara, a programação inclui apresentações de frevo, maracatu e bloco lírico, com grupos como Maracatu, Dragão Devorador, Recriarte, Boi Maracá e Verde Linho.
As atividades acontecem no polo gastronômico montado no local, oferecendo ao público uma tarde marcada por muita música, dança e tradição popular.
Reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco, o frevo simboliza a alegria, a resistência e a diversidade cultural de Pernambuco.
As iniciativas fortalecem a valorização dos artistas locais, a cultura popular e ampliam o acesso da população às manifestações culturais que fazem parte da identidade de Igarassu e do povo pernambucano.
A prefeitura, através da Diretoria de Direitos Humanos, promoveu, no dia 28 de janeiro, o Mutirão de Retificação de Nome e Gênero “Me chame pelo meu nome”.
A ação voltada à garantia de direitos e ao reconhecimento da identidade de pessoas trans e travestis integrou a programação alusiva ao Dia Nacional da Visibilidade Trans, celebrado em 29 de janeiro, data que marca a luta por respeito, cidadania e igualdade de direitos da população trans no Brasil.
Durante o mutirão, foram oferecidos serviços de retificação de nome e gênero no registro civil, com apoio jurídico especializado e emissão de documentações, facilitando o acesso da população LGBT a direitos básicos e ao reconhecimento legal de suas identidades.
20:18, 12 Fev
24
°c
Fonte: OpenWeather
O evento contou com a participação do secretário de Governo César Ramos, que nomeou Aylys Gomes e Pedro Lukas como representantes da folia.
O evento aconteceu no Clube dos Panificadores, no bairro de Monjope, e reuniu profissionais da educação da rede municipal.
"Estamos recebendo os novos alunos, recém aprovados no vestibular, e promovendo a integração com os veteranos", destacou o diretor-geral da FMO, Inácio de Barros Melo Neto.
mais notícias
+