Pernambuco, 03 de Abril de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Soldado diz que perdeu o movimento das pernas após ser torturado em quartel

O jovem de apenas 19 anos afirma que as agressões aconteceram após ele perder a fivela de um cinto.

Cami Cardoso

26 de abril de 2025 às 08:39   - Atualizado às 09:20

Soldado diz que perdeu o movimento das pernas após ser torturado em quartel

Soldado diz que perdeu o movimento das pernas após ser torturado em quartel Foto: Reprodução

O soldado Valdir de Oliveira Franco Filho, de apenas 19 anos, denunciou, está semana, que foi vítima de tortura dentro de um quartel do Exército em Barueri, na Grande São Paulo após perder a fivela de um cinto. O jovem afirma que por causa das agressões sofridas não consegue mais andar e está vomitando sangue, mesmo um mês e meio após o ocorrido. 

"Nesse dia aconteceu a troca de farda. Eu entrei no almoxarifado, na parte que tinha lá na salinha e que estava o tenente. Ele pegou os tamanhos da roupa. Quando fui para dentro do almoxarifado mesmo, onde ficavam as roupas, eles pediram para eu bater continência três vezes para eles. Começaram a falar assim: ‘A gente vai jogar farda, e você pega'. Aí eles começaram a jogar a farda e batia na cabeça, nas costas. Não estavam nem aí. Até que eu peguei todo o kit da farda e estava indo para a porta, quando ele olhou para mim e perguntou sobre o cinto. Eu virei e falei assim: ‘O cinto eu tenho, eu só não tenho a fivela que eu acabei perdendo'. Aí ele falou: ‘Eu tenho uma fivela aqui. Quanto custa para você?’. Eu falei: ‘Não sei, senhor’. Ele falou: 'Então, 10 flexões’. Fui me abaixar no meio do almoxarifado, e ele falou: ‘Não aqui’. Me levou num quarto que tem dentro do almoxarifado, bem escuro. Na hora em que eu me abaixei para fazer as flexões, ele começou a me bater"

Após exames médicos, descobriu-se que Valdir está com sacralização de L5, uma fusão, que pode ser completa ou parcial, da vértebra da lombar com o sacro. Essa união acaba formando um único osso. 

Esse tipo de lesão pode ser causada por fatores diversos, como por exemplo traumas e lesões, que geram dores na lombar e alterações mecânicas na coluna. 

“Desde criança, meu sonho é ser mecânico do Exército. Era um sonho, que foi destruído. O que eu mais queria era ser mecânico lá dentro, e eles conseguiram destruir isso”

Veja Também

Apesar de seguir sem os movimentos das pernas, Valdir ainda pode voltar a andar. Para isso, será preciso receber tratamento médico adequado. O soldado explicou que espera ter o suporte dos médicos do Exército. 

“Eles falaram que os médicos iriam aparecer aqui para começar o tratamento e até agora nada. Falaram que ainda essa semana o médico ia aparecer. “Para você ver como o suporte do Exército é grande com os soldados que eles têm lá. Se isso acontece com o que está aparecendo até na televisão, imagina com os outros”

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

10:26, 03 Abr

Imagem Clima

30

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Homem é acusado de drogar a esposa e vendê-la sexualmente a mais de 120 homens
Exploração

Homem é acusado de drogar a esposa e vendê-la sexualmente a mais de 120 homens

Segundo a acusação, ele teria lucrado com a exploração sexual da vítima ao longo de três anos.

Jorge Guaranho e Marcelo Arruda.
Polarização

Justiça do Paraná concede prisão domiciliar a policial bolsonarista que assassinou tesoureiro do PT

Jorge Guaranho, apoiador do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) invadiu a festa de Marcelo Arruda e disparou contra ele.

Momento em que mulher tenta fugir de autor de disparos, em condomínio luxuoso localizado em Gravatá.
Homicídio

Em Gravatá, mulher é executada a tiros dentro de condomínio luxuoso

Câmeras de segurança instaladas no interior do imóvel registraram o momento do crime. Um suspeito chegou a ser localizado e detido.

mais notícias

+

Newsletter