Pernambuco, 30 de Março de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Polícia Federal deflagra operação contra evasão de divisas e lavagem de dinheiro

Os agentes federais cumpriram cinco mandados de busca e apreensão em endereços de investigados que movimentaram mais de R$ 50 milhões entre 2018 e 2023. 

Fernanda Diniz

07 de maio de 2025 às 18:47   - Atualizado às 18:59

Operação da Polícia Federal.

Operação da Polícia Federal. Foto: Divulgação/PF

A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira, 7 de maio, a Operação Avernus, com a finalidade de combater a prática de evasão de divisas e lavagem de capitais adquiridos por meio de tráfico internacional de armas e drogas. Os agentes federais cumpriram cinco mandados de busca e apreensão em endereços de investigados que movimentaram mais de R$ 50 milhões entre 2018 e 2023. 

Três ordens judiciais foram cumpridas no município do Rio de Janeiro, uma em Angra dos Reis e outra em Nova Iguaçu.

Além das buscas, foi determinado o sequestro de bens e valores em nome dos investigados e de empresas de fachada utilizadas pelo grupo para ocultação de patrimônio ilícito. Foram identificados veículos de luxo, embarcações e imóveis de alto padrão adquiridos a partir das atividades criminosas.

Os investigados e as casas de câmbio utilizadas no esquema tinham vínculos com pessoas investigadas em outras operações da Polícia Federal. Um dos alvos da deflagração de hoje também seria relacionado a um preso por envolvimento com o Cartel de Cali no Brasil.

Os investigados poderão responder pelos crimes de evasão de divisas e lavagem de capitais, cujas penas somadas podem chegar aos 16 anos de prisão.

Veja Também

Outras operações da Polícia Federal 

Nesta quarta-feira, 7 de maio, a Polícia Federal, em conjunto com o MPF, deflagrou a Operação Tropeiros II com o objetivo de desarticular um grupo criminoso responsável pela prática de tráfico internacional de drogas através de voos com destino à Europa.

Na ação de hoje, cerca de 100 policiais federais e servidores do GAECO/MPF, cumpriram 21 mandados de busca e apreensão nas cidades do Rio de Janeiro, Niterói/RJ, São Paulo, Campinas/SP e Salvador. Os mandados foram cumpridos em residências e empresas dos investigados, além de casas de câmbio e escritório de advocacia. Também foram cumpridas ordens judiciais de sequestro de bens e medidas cautelares diversas da prisão, como entrega de passaporte, proibição de se ausentar do país e bloqueio de valores.

A operação de hoje é resultado da análise de extração de dados do material arrecadado na 1ª fase da Operação Tropeiros, deflagrada em novembro de 2022, além da quebra de sigilo bancário. A organização criminosa investigada operava com foco na remessa de drogas – principalmente cocaína – para a Europa por meio de “mulas” cooptadas pelos criminosos, em um esquema que contava com o envolvimento de empresários, doleiros, um advogado e um gerente de instituição financeira.

Após a cooptação das “mulas”, os integrantes do grupo entregavam as drogas por eles adquiridas, as quais eram remetidas para o exterior por meio de malas e mochilas especialmente preparadas para ocultar as substâncias ilícitas transportadas. Ao chegarem no exterior, as “mulas” entregavam os entorpecentes para os contatos indicados pela associação criminosa, os quais se tornavam responsáveis pela venda.

O aprofundamento das apurações indicou que a associação criminosa investigada na Operação Tropeiros possuía mais integrantes, além de revelar indícios de movimentações financeiras ligadas à prática de lavagem de dinheiro na ordem dos 10 milhões de reais.

As investigações foram iniciadas a partir da prisão em flagrante de uma jovem que transportava 3,2kg de cocaína oculta no forro da bagagem despachada, no Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão). A mulher, natural do Rio de Janeiro, pretendia embarcar em voo com destino à cidade portuguesa de Horta, de onde a droga seria distribuída pela Europa.

Os investigados poderão responder pelos crimes de lavagem de dinheiro, associação criminosa e tráfico transnacional de drogas.

Com informações da PF.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

00:18, 30 Mar

Imagem Clima

27

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Momento em que foragidos são detidos por policiais.
Vídeo

Foragidos tentam se "camuflar" entre multidão de 100 pessoas em situação de rua, mas são presos

Um dos detidos, de 38 anos, era procurado por tráfico de drogas no estado de Roraima. Já o outro, de 21 anos, tinha contra si um mandado de prisão por furto.

Comissário da PCPE, Fábio Fernando Souza da Câmara, e momento em vítima é morta a tiros.
Vídeo

Comissário da Polícia Civil é assassinado a tiros em Olinda; caso é investigado como latrocínio

De acordo com informações iniciais, ele trafegava em uma motocicleta acompanhado de outra pessoa quando foi abordado por dois suspeitos, que também estavam em uma moto.

Tenente-coronel que foi preso suspeito de matar esposa PM no apartamento.
Depoimento

Preso suspeito de matar esposa PM, tenente diz ter testosterona de jovem e libido "altíssima"

Durante o interrogatório, o oficial detalha que fez exames no final de janeiro e afirmou que sua testosterona chegou a 939 e "sem reposição hormonal".

mais notícias

+

Newsletter