Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Polícia Civil deflagra operação contra grupo que fraudou concurso público em Pernambuco

A ação contou ainda com o apoio do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE).

Ricardo Lélis

18 de dezembro de 2025 às 11:51   - Atualizado às 11:51

Operação da Polícia Civil de Pernambuco.

Operação da Polícia Civil de Pernambuco. (Foto: Divulgação/ Polícia Civil

A Polícia Civil de Pernambuco deflagrou, na manhã desta quinta-feira, 18 de dezembro, a Operação “Soez” para desarticular uma organização criminosa suspeita de fraudes em concurso público do município de Escada, na Zona da Mata Sul do Estado.

Ao todo, foram cumpridos 11 mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Juízo da 2ª Vara da Comarca de Escada, em cinco municípios pernambucanos: Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Vitória de Santo Antão e Aliança.

Segundo a Polícia Civil, as investigações tiveram início em maio de 2023 e apontam a atuação de um grupo organizado voltado à prática de irregularidades relacionadas ao certame. Na operação desta quinta-feira, cerca de 75 policiais civis participaram da ação, entre delegados, agentes e escrivães.

A Operação Soez contou ainda com o apoio do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE).

Operação

Em novembro desta ano, a Polícia Federal, através da Superintendência Regional da PF em Pernambuco, deflagrou, a Operação Chiado, que investiga esquema de fraudes a concursos públicos.

Veja Também

Foram cumpridos 10 (dez) Mandados de Busca e Apreensão, expedidos pelo Juízo da 4ª Vara Federal da Seção Judiciária de Pernambuco, nos Estados de Pernambuco, Rio Grande do Norte e Alagoas. As medidas têm como objetivo coletar elementos de prova relacionados à investigação em curso.

Os investigados devem responder pelos crimes de participação em organização criminosa e de fraudes em certames de interesse público, previstos respectivamente no art. 2º da Lei nº 12.850/2013 e no art. 311-A do Código Penal.

Fraude no Enem

Um candidato chegou a ser preso no dia 9 de novembro, em Juazeiro do Norte, no Ceará, durante o primeiro dia de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025, após ser flagrado com um celular não declarado e um rascunho com trechos digitalizados que poderiam ser usados na redação.

De acordo com informações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o participante havia sido autorizado a entrar na sala de prova depois de apresentar justificativa para portar um dispositivo médico, mesmo após o acionamento do detector de metais.

No entanto, próximo ao término da prova, fiscais de aplicação perceberam comportamento suspeito e identificaram o uso de um aparelho celular escondido, o que viola as regras do exame.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

10:57, 13 Fev

Imagem Clima

27

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Secretário da prefeitura que se suicidou, ao lado dos filhos que ele matou antes.
Tragédia

Secretário de prefeitura mata os dois filhos a tiros e tira a própria vida em seguida

Thales Machado era genro do gestor municipal, Dione Araújo (UB), e escreveu, na noite da quarta-feira (11), uma carta aberta nas redes sociais.

Viatura da Polícia Civil de São Paulo.
Operação

Grupo chinês ligado ao PCC vira alvo por lavar R$ 1,1 bilhão na venda de eletrônicos no Brasil

As vendas de produtos eletrônicos eram feitas pela plataforma principal, mas os pagamentos eram redirecionados para empresas de fachada.

Juliana Faustino Bassetto, de 27 anos, que morreu e academia C4 Gym onde caso ocorreu.
Investigação

Polícia indicia donos de academia onde professora foi intoxicada após natação; mulher morreu

Juliana, de 27 anos, começou a passar mal rapidamente, com problemas respiratórios. Ela foi levada ao hospital, mas sofreu uma parada cardíaca e morreu.

mais notícias

+

Newsletter