Pernambuco, 26 de Março de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Polícia Civil deflagra operação contra grupo que fraudou concurso público em Pernambuco

A ação contou ainda com o apoio do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE).

Ricardo Lélis

18 de dezembro de 2025 às 11:51   - Atualizado às 11:51

Operação da Polícia Civil de Pernambuco.

Operação da Polícia Civil de Pernambuco. (Foto: Divulgação/ Polícia Civil

A Polícia Civil de Pernambuco deflagrou, na manhã desta quinta-feira, 18 de dezembro, a Operação “Soez” para desarticular uma organização criminosa suspeita de fraudes em concurso público do município de Escada, na Zona da Mata Sul do Estado.

Ao todo, foram cumpridos 11 mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Juízo da 2ª Vara da Comarca de Escada, em cinco municípios pernambucanos: Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Vitória de Santo Antão e Aliança.

Segundo a Polícia Civil, as investigações tiveram início em maio de 2023 e apontam a atuação de um grupo organizado voltado à prática de irregularidades relacionadas ao certame. Na operação desta quinta-feira, cerca de 75 policiais civis participaram da ação, entre delegados, agentes e escrivães.

A Operação Soez contou ainda com o apoio do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE).

Operação

Em novembro desta ano, a Polícia Federal, através da Superintendência Regional da PF em Pernambuco, deflagrou, a Operação Chiado, que investiga esquema de fraudes a concursos públicos.

Veja Também

Foram cumpridos 10 (dez) Mandados de Busca e Apreensão, expedidos pelo Juízo da 4ª Vara Federal da Seção Judiciária de Pernambuco, nos Estados de Pernambuco, Rio Grande do Norte e Alagoas. As medidas têm como objetivo coletar elementos de prova relacionados à investigação em curso.

Os investigados devem responder pelos crimes de participação em organização criminosa e de fraudes em certames de interesse público, previstos respectivamente no art. 2º da Lei nº 12.850/2013 e no art. 311-A do Código Penal.

Fraude no Enem

Um candidato chegou a ser preso no dia 9 de novembro, em Juazeiro do Norte, no Ceará, durante o primeiro dia de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025, após ser flagrado com um celular não declarado e um rascunho com trechos digitalizados que poderiam ser usados na redação.

De acordo com informações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o participante havia sido autorizado a entrar na sala de prova depois de apresentar justificativa para portar um dispositivo médico, mesmo após o acionamento do detector de metais.

No entanto, próximo ao término da prova, fiscais de aplicação perceberam comportamento suspeito e identificaram o uso de um aparelho celular escondido, o que viola as regras do exame.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

04:53, 26 Mar

Imagem Clima

27

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Operação Kyma.
Caso

Operação prende policiais e guarda municipal por fraude em concurso público do TJPE

A investigação apura irregularidades no certame do Tribunal de Justiça de Pernambuco, realizado em setembro de 2025 para o cargo de técnico.

Silhuetas de pessoas se beijando.
Óbito

Encontro fatal: homem morre em casa após transar com mulher que conheceu na internet

Um motorista por aplicativo acionou Polícia Militar (PMGO) depois de perceber o nervosismo da mulher, apontando a localização do imóvel.

Washington Luís da Silva Matos e Ane Jaqueline Costa Santos Matos, casal que morreu depois de cair de prédio.
Discussão

Casal morre ao cair do 9° andar de prédio durante briga; vizinhos tentam intervir e são esfaqueados

Apurações iniciais da polícia apontam que o homem possuía uma denúncia desde 2021 por violência doméstica e histórico de alcoolismo.

mais notícias

+

Newsletter