Foragido há anos, o homem lidava diretamente com produtores de maconha. Seu papel principal era manter rotas de tráfico e inspecionar a qualidade da droga.
Marinilson Carneiro da Silva, sendo detido pela Polícia e Fernandinho Beira-Mar, na prisão. Fotos: PCERJ/Reprodução e TV Record/Reprodução. Arte: Portal de Prefeitura
Marinilson Carneiro da Silva, tido como responsável pela compra mais distribuição de drogas no atacado de Luiz Fernando da Costa, conhecido como Fernandinho Beira-Mar, um dos líderes do Comando Vermelho (CV), foi preso na última sexta-feira, 13 de fevereiro, durante uma operação conjunta das polícias civis do Rio de Janeiro e Pernambuco. Ele foi detido na região Polígono da Maconha, no Sertão pernambucano.
De acordo com as investigações, Marinilson além de ser cunhado de Beira-Mar e irmão de Marcos José Monteiro Carneiro, conhecido como Periquito, preso pela Polícia Civil do RJ em 2017, em São Paulo, ele é apontado como um dos principais negociadores de drogas da facção no Nordeste. Conforme os investigadores, a presença de familiares em funções relevantes é recorrente na escala hierárquica da organização criminosa.
Foragido há anos, o homem lidava diretamente com produtores de maconha. Seu papel principal era manter rotas de tráfico e inspecionar a qualidade dos entorpecentes que eram enviados para as comunidades cariocadas dominadas pelo CV.
A Polícia Civil vê a prisão como um "severo golpe" na estrutura comandada por Fernandinho.
Segundo a investigação, o funcionamento do esquema estava dividido em dois núcleos operacionais. Um deles tinha base em Mogi das Cruzes e organizava rotas que cruzavam a região Centro-Sul do país, mantendo conexões com fornecedores localizados no Paraguai, Bolívia e Colômbia.
O segundo eixo funcionava em Cabrobó, ponto considerado estratégico para a circulação dos entorpecentes. Nesse trajeto, a cocaína era direcionada para estados do Nordeste, enquanto a maconha era distribuída para Bahia, Sergipe, Alagoas, Paraíba, Ceará, Pernambuco e Rio de Janeiro.
A prisão foi realizada em uma área considerada uma das principais produtoras de maconha do país e alvo frequente de disputas entre facções criminosas. A área é cortada por rodovias federais como BR-116, BR-232 e BR-316, utilizadas para o escoamento da produção ilegal.
Além do Comando Vermelho, grupos ligados ao Primeiro Comando da Capital (PCC) e ao Bonde do Maluco (BDM) também disputam influência na região, segundo as investigações.
1
2
3
13:28, 16 Fev
30
°c
Fonte: OpenWeather
O policiamento inclui ainda o uso de drones com tecnologia avançada, integrados às ações coordenadas pela Secretaria de Defesa Social (SDS) no município.
Com o grupo, foram encontrados uma pistola 9 mm, 19 munições do mesmo calibre, dois carregadores e uma faca de serra.
Todo o material aprendido que se encontrava distribuído em galões e garrafas foi recolhido e encaminhado à Delegacia do Varadouro para medidas legais cabíveis.
mais notícias
+