Policiais civis e militares de Pernambuco. (Foto: Divulgação/ SDS)
A Zona da Mata finalizou o último mês do ano com resultados expressivos nos indicadores criminais. Segundo o levantamento feito pela Gerência Geral de Análise Criminal e Estatística (GGACE), o mês de dezembro apontou para uma redução de 64,4% no crime de estupro, em comparação ao mesmo período do ano anterior, passando de 45 registros em dezembro de 2024 para 16 em 2025.
No mesmo mês, o crime de estupro de vulnerável obteve uma redução ainda mais expressiva. Com uma diminuição de 75,7%, passou de 37 (dezembro 2024) para 9 (dezembro 2025) casos.
A retração também foi observada nos casos de Violência Contra a Mulher (VCM), com um recuo de 10,1% no comparativo com o ano de 2024. Os resultados refletem o esforço contínuo das forças de segurança e a eficácia das estratégias implementadas.
Para o coronel Adriel Serafim, diretor Integrado do Interior I da Polícia Militar de Pernambuco (Dinter I/PMPE), o trabalho da PMPE, em conjunto com as operativas, trouxe expressivas reduções na criminalidade.
“Principalmente na violência contra a mulher e notadamente na redução do estrupro e estupro de vulneráveis. É um trabalho que tem sido feito muito forte nessa região, e tem trazido boas reduções nos indicadores criminais”, pontuou.
“As Áreas Integradas de Segurança 12 e 13, que englobam municípios da Mata Sul, alcançaram marcas importantes como o melhor ano da série histórica na redução dos feminicídios”, destacou a delegada Luciana Pontes, diretora adjunta da diretoria Integrada do Interior I da Polícia Civil de Pernambuco (Dinter I/PCPE)
Os Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVPs) também se destacam pela significativa redução durante o mês, registrando uma queda de 18% no mês de dezembro, em comparação com o ano anterior.
Já no acumulado de todo o ano, essa redução alcançou 16,5%, com 3.159 registros em 2024 e 2.637 em 2025, demonstrando avanços concretos no combate a esse tipo de crime.
Durante todo o ano de 2025, o indicador de celulares subtraídos apresentou uma redução de 18,8%. Em dezembro, foi registrado um recuo de 41%, com 239 ocorrências (dezembro 2024) e 141 ocorrências (dezembro 2025).
Destaca-se ainda que a região alcançou uma redução de 48,4% na modalidade de furto de veículos. Nas modalidades de roubos de cargas o recuo foi de 63,6% e furtos de cargas com 16,7%. Todos os dados são em comparativo com o mesmo período no ano de 2024.
3
4
22:37, 12 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
Ações de segurança viária serão intensificadas até o final da quarta-feira (18), para coibir comportamentos imprudentes e proporcionar mais segurança a quem vai viajar nessa época.
Quando o recurso do pagamento for próprio do município será até 30 dias úteis e quando da União ou Estado pode chegar até 60 dias úteis.
Os eventos acontecem desde o início da tarde e seguem até a madrugada, distribuídos por pontos estratégicos das duas cidades históricas de Pernambuco.
mais notícias
+