Pernambuco, 18 de Março de 2025

Descricao da imagem
Descrição da imagem

Ouça a Rádio Portal

Descricao da imagem

UFPE é a 10ª melhor universidade do BRASIL e a mais bem avaliada do NE, diz ranking

17 de novembro de 2023 às 07:40

A UFPE é a 10ª melhor universidade do país, segundo o Ranking Universitário Folha (RUF) 2023, divulgado ontem, 13 de novembro, pelo jornal Folha de São Paulo, obtendo a nota 90,12 (numa escala de zero a cem), e se mantém como a mais bem avaliada instituição de Ensino Superior do Norte-Nordeste.

Este ranking retorna após quatro anos de interrupção. O último foi em 2019. Em 2023, a USP (com nota 98,85) e Unicamp (com nota 98,20) continuam no topo do RUF.

Nesta 9ª edição, foram analisadas 1.507 instituições de Ensino Superior, sendo 203 universidades públicas e privadas, além de centros universitários e faculdades.

Apenas duas universidades de fora do eixo Sudeste-Sul estão entre as dez melhores do país: a UnB e a UFPE, que continuaram no 9º e no 10º lugares.

As instituições são avaliadas a partir de cinco indicadores. A UFPE ficou em 9º lugar no indicador mercado (com nota 17,27); em 13º lugar no indicador ensino (com nota 29,72); em 19º lugar no indicador pesquisa (com nota 36,69); também no 19º lugar no indicador inovação (com nota 3,23); e no 32º lugar no indicador internacionalização (com nota 3,21).

Também foram avaliadas 40 graduações com maior número de ingressantes, segundo o último Censo da Educação Superior.

A UFPE continuou se destacando, ficando os cursos de Serviço Social e de Design no 3º lugar; de Fisioterapia em 4º lugar; de Computação em 5º lugar; de Biomedicina em 6º lugar; de Ciências Contábeis em 7º lugar; de Física, Direito e de Nutrição em 8º lugar; de História, Administração, Engenharia de Produção e Letras em 9º lugar; além dos cursos de Ciências Sociais, Engenharia de Controle e Automação e Farmácia em 10º lugar, colocando estes entre os mais bem avaliados do país.

Robótica campeã

A equipe de robótica do Centro de Informática (CIn) da UFPE, o RobôCIn, participou da 26ª edição da RoboCup 2023, entre os dias 4 e 10 de julho, em Bordeaux, na França.

O grupo retorna da maior competição de robótica autônoma do mundo como Bicampeões mundiais na categoria SSL (Small Size League) para equipes com seis robôs, após vitória contra a Luhbots na final, e com o 6º lugar geral na categoria 2D, superando o 7º lugar de 2019 e mantendo o melhor resultado de uma equipe brasileira na competição.

Sobre a participação deste ano, Lucas Cavalcanti acredita que “a equipe vem amadurecendo e aumentando o nível técnico com mais confiabilidade e eficiência no projeto. As estratégias autônomas também são cada vez mais inteligentes e precisas. É importante ressaltar que a equipe conquistou o melhor resultado do Brasil na RoboCup, concretizando um trabalho de anos e dando confiança para avançarmos ainda mais”.

Continue lendo...

Mais Lidas

Descrição da imagem

Recife

04:40, 18 Mar

Descrição da imagem

26

°c

Fonte: OpenWeather

Descrição da Imagem

Enquete

Como você avalia o governo Lula?

Notícias Relacionadas

Assinatura de contrato do 3º lote das casas do programa Minha Casa Minha Vida
Igarassu

Prefeita Elcione assina contrato do 3º lote das casas do programa Minha Casa Minha Vida

O projeto habitacional visa à construção total de 672 unidades na cidade, distribuídas entre os residenciais Canoa Grande I, Canoa Grande II e Parque Igarassu.

CEO da Dulino, Raphael Gadelha, e a prefeita de Igarassu, Elcione.
Organização

Cidade de Igarassu se fortalece como polo tecnológico e atrai investimentos no setor

O planejamento urbano atualizado impulsiona iniciativas estratégicas, como a ampliação do Parque Tecnológico da cidade.

Gilvandro Estrela.
Iniciativa

Prefeito Gilvandro quita 96% das dívidas de gestões anteriores com junto a Neoenergia em Belo Jardim

Os valores pagos fazem referência a débitos de iluminação pública, prédios municipais e unidades da rede de educação, entre outros.

mais notícias

+

Newsletter