Pernambuco, 11 de Setembro de 2024

Descricao da imagem
Descrição da imagem

Ouça a Rádio Portal

Descricao da imagem

Taxa de ocupação em hotéis aumenta para o feriado do 7 de setembro em Pernambuco

De acordo com a pesquisa realizada entre os dias 3 e 6 de setembro de 2024, a taxa de ocupação média estimada para o dia 7 de setembro é de 81,79%, superando as expectativas.

06 de setembro de 2024 às 18:11   - Atualizado às 18:28

Turismo em Recife.

Turismo em Recife. Foto: Inaldo Menezes/PCR

A Secretaria de Turismo e Lazer de Pernambuco (Setur-PE) divulgou os dados mais recentes sobre a taxa de ocupação da rede hoteleira do nos destinos que mais atraem turistas em Pernambuco. Os números demonstram um cenário positivo para o feriado da Independência. De acordo com a pesquisa realizada entre os dias 3 e 6 de setembro de 2024, a taxa de ocupação média estimada para o dia 7 de setembro é de 81,79%, superando as expectativas e evidenciando a forte demanda por hospedagem nos principais destinos turísticos pernambucanos.

Entre no nosso grupo de WhatsApp e receba as notícias do Portal de Prefeitura no seu celular

Destaques da pesquisa

Em Fernando de Noronha, a taxa de ocupação é de 89,73% e uma média de estadia de 2,5 dias. Já Ipojuca, conhecida por suas belas praias e resorts, registrou uma taxa de ocupação de 82,42% e uma média de estadia de 3,2 dias. No Recife, a taxa de ocupação é de 73,23% e uma média de estadia de 1,8 dias. A pesquisa também revelou a origem dos turistas, com destaque para os estados do Sudeste (São Paulo e Rio de Janeiro), além de turistas provenientes de outras regiões do Brasil e do exterior, como Argentina, Uruguai, Estados Unidos e Europa.

O secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco, Paulo Nery, comemorou os resultados e destacou a importância do turismo para a economia do estado. “Esses dados demonstram a força do turismo pernambucano e o sucesso das ações do Governo do Estado, lideradas pela governadora Raquel Lyra, de promoção do destino. Nosso trabalho é constante, pois nossa terra tem potencial para oferecer cada vez mais atrativos e serviços de qualidade aos nossos visitantes.”

Sobre a pesquisa

A pesquisa foi realizada pelo Setor de Estudos e Pesquisas (SEP) da Setur e Empetur, por meio de consulta telefônica direta aos meios de hospedagem dos destinos indutores de Pernambuco. Foram pesquisados 36 meios de hospedagem nos três destinos pernambucanos mencionados.

Malha aérea 

Para este mês, a previsão é de 6.597 voos, entre pousos e decolagens. Este número é 12,69% maior do que no mesmo mês de 2019, ano imediatamente anterior à pandemia. Em comparação a 2023, a alta foi de 0,66%.

Leia Também

Alerta de maré alta no feriado 

No Feriado da Independência, celebrado no dia 7 de Setembro, é comum a população do Nordeste voltar a frequentar as praias após alguns meses de chuva e temperaturas mais amenas. No Recife e sua região metropolitana não é diferente. Por isso, a população precisa estar atenta às condições do mar, dos ventos e aos horários mais adequados para banho, caso optem por entrar no mar.

Segundo o Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões (Cemit), o Feriado da Independência será marcado pela lua nova, fase em que as marés têm maiores amplitudes. Significa que na maré alta a água do mar tende a atingir picos de elevação, e há maior diferença de altura entre a maré alta e a maré baixa. 

No Dia 7 de Setembro, as marés mais altas vão acontecer no início da manhã (por volta das 6h) e no fim da tarde (entre 17h e 18h), atingindo 2.2 metros. Já a baixa-mar será às 12h, chegando a 0.5 metros.

“Neste dia, os horários crepusculares (início da manhã e final de tarde) requerem mais cuidado, pois os tubarões tendem a ficar mais ativos em busca de suas presas naturais. A junção desse comportamento natural com as marés mais altas e maior turbidez da água, devido a maior intensidade de ventos e/ou chuvas ocasioais, podem acabar prejudicando a visão dos animais, confundindo seu alimento com banhistas”, alerta a gerente geral de Áreas Costeiras e Oceânica da Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e de Fernando de Noronha de Pernambuco (Semas-PE) e secretária executiva do Cemit, Danise Alves.

Entre os meses de agosto e setembro, o intensidade e duração dos ventos fortes também podem interferir na força das ondas, sendo mais um fator que interfere nas questões de segurança aquática.

Neste caso, no dia 7 de setembro, o horário menos arriscado, caso se opte por entrar na água do mar nos 33 km de atenção da Região Metropolitana do Recife, é ao meio-dia, nos trechos protegidos por recifes, desde que se formem as piscinas naturais. Os 33 km de atenção estão entre a Praia do Farol, em Olinda, até a Praia do Paiva, no Cabo de Santo Agostinho. 

A condição mais favorável para banho, nesses 33km, é nas áreas com piscinas naturais - formadas nas marés secas com proteção recifal - abrigadas do mar aberto e com boa visibilidade da água do mar. Ainda assim, é necessário estar atento a outras condições de segurança. 

É também desaconselhável o banho de mar nas seguintes condições:

Em áreas de mar aberto
No amanhecer e no entardecer, quando os tubarões estão mais ativos
Em foz dos rios, que é uma área de reprodução dos tubarões
Em águas profundas 
Em águas turvas
Se estiver sozinho
Se estiver ingerido bebida alcoólica
Com sangramento
Com objetos brilhantes.

Mais Lidas

Descrição da imagem

Recife

00:34, 11 Set

Descrição da imagem

25

°c

Fonte: OpenWeather

Descrição da Imagem

Enquete

Qual é o seu nível de confiança nas pesquisas eleitorais?

Notícias Relacionadas

Prefeito do Recife João Campos.
Compromisso

JOÃO Campos promete NOVA PONTE no Recife para ligar os BAIRROS do Cordeiro e Casa Forte

Para o prefeito e candidato à reeleição, a nova via, juntamente com outras já existentes, permitirá o deslocamento até o bairro de Boa Viagem, na Zona Sul, sem passar pela Avenida Agamenon Magalhães, na área central da cidade.

Mirella Almeida durante debate do G1
Declaração

Olinda vai andar para frente", afirma Mirella em debate do G1

No encontro, a candidata lembrou das iniciativas realizadas pela atual administração nas áreas da educação, emprego, segurança e mais.

Mano Medeiros e Clarissa Tércio.
Jaboatão

Mano acusa Clarissa de roubar materiais de campanha e candidata rebate: "fazem parte do acervo"

Os advogados da progressista também informaram que fornecerão todos os esclarecimentos necessários à Justiça.

mais notícias

+