Pernambuco, 06 de Março de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

SUAPE: Petrobras pode se tornar sócia de fábrica de e-metanol com investimentos de R$ 2 bilhões

O e-metanol é um combustível verde produzido a partir da combinação do hidrogênio verde e do CO2 biogênico, utilizando energia limpa.

Portal de Prefeitura

03 de fevereiro de 2025 às 16:50   - Atualizado às 17:08

Porto de Suape.

Porto de Suape. Foto: Divulgação

A Petrobras firmou um Acordo de Princípios com a empresa dinamarquesa European Energy para estudar a possibilidade de uma parceria estratégica para a implantação de uma planta de e-metanol no Brasil, a ser instalada em Suape, Pernambuco. O projeto, que envolve um investimento de R$ 2 bilhões, está alinhado com os planos da estatal de se posicionar como líder na transição energética, contribuindo para a redução de emissões de gases de efeito estufa e a ampliação da oferta de produtos mais sustentáveis.

O e-metanol é um combustível verde produzido a partir da combinação do hidrogênio verde e do CO2 biogênico, utilizando energia limpa. Esse tipo de combustível tem ganhado destaque por ser uma alternativa de baixo carbono, capaz de substituir combustíveis fósseis, como o óleo bunker, utilizado em embarcações. O e-metanol pode desempenhar um papel crucial na descarbonização do transporte marítimo e em outros processos industriais que atualmente dependem de combustíveis poluentes.

A planta de e-metanol em Suape será a primeira do tipo a ser construída no Brasil. Ela irá comprar CO2 biogênico do setor sucroalcooleiro da região Nordeste, principalmente de usinas situadas em Pernambuco, Paraíba e Alagoas, para sua produção. A European Energy, que já opera dois projetos eólicos na região, está ampliando suas operações no Brasil, com o foco no desenvolvimento de fontes de energia renovável e soluções sustentáveis para o mercado.

A planta será instalada em uma área de 10 hectares próxima ao Estaleiro Atlântico Sul, em Suape, e terá capacidade para movimentar cerca de 100 mil toneladas de e-metanol anualmente no Porto de Suape, um dos maiores centros logísticos do Nordeste. O projeto gerará 250 empregos diretos e ajudará a impulsionar a economia local com a criação de novas oportunidades no setor de energia renovável.

O cronograma do projeto prevê que o projeto básico da planta seja apresentado até o final de abril de 2025, com início das obras programado para outubro de 2025. A expectativa é que a fábrica entre em operação em julho de 2028. Durante o evento de assinatura do acordo, a Petrobras destacou que o e-metanol, além de ser um combustível sustentável, também poderá ser utilizado para ajudar a reduzir a pegada de carbono em diversos setores, como o transporte e a indústria.

Esse movimento da Petrobras reforça a estratégia da empresa de investir em soluções de energia limpa e renovar seu portfólio de produtos, alinhando-se aos compromissos internacionais de combate às mudanças climáticas.

Veja Também

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

09:32, 06 Mar

Imagem Clima

28

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Feriado da Gata Maga.
Curiosidade

Data Magna ou Gata Maga? Entenda o meme que surge nas redes sociais no feriado de Pernambuco

A internet transforma essa coincidência em piada e publica montagens sempre que o calendário chega ao dia 6 de março.

Jones Manoel posta foto fumando e faz promessa: "Vou parar assim que a eleição acabar"
É Tabaco!

Jones Manoel posta foto fumando e faz promessa: "Vou parar assim que a eleição acabar"

No início deste ano, o historiador anunciou sua pré-candidatura a deputado federal por Pernambuco nas eleições de 2026.

Cantor Roberto Carlos.
Apresentação

Roberto Carlos é confirmado no São João de Caruaru 2026 e fará show no Dia dos Namorados

O palco escolhido para o espetáculo será o Pátio de Eventos Luiz Gonzaga. O espaço funciona como o centro das grandes apresentações do evento.

mais notícias

+

Newsletter