Porto de Suape. Foto: Divulgação
A Petrobras firmou um Acordo de Princípios com a empresa dinamarquesa European Energy para estudar a possibilidade de uma parceria estratégica para a implantação de uma planta de e-metanol no Brasil, a ser instalada em Suape, Pernambuco. O projeto, que envolve um investimento de R$ 2 bilhões, está alinhado com os planos da estatal de se posicionar como líder na transição energética, contribuindo para a redução de emissões de gases de efeito estufa e a ampliação da oferta de produtos mais sustentáveis.
O e-metanol é um combustível verde produzido a partir da combinação do hidrogênio verde e do CO2 biogênico, utilizando energia limpa. Esse tipo de combustível tem ganhado destaque por ser uma alternativa de baixo carbono, capaz de substituir combustíveis fósseis, como o óleo bunker, utilizado em embarcações. O e-metanol pode desempenhar um papel crucial na descarbonização do transporte marítimo e em outros processos industriais que atualmente dependem de combustíveis poluentes.
A planta de e-metanol em Suape será a primeira do tipo a ser construída no Brasil. Ela irá comprar CO2 biogênico do setor sucroalcooleiro da região Nordeste, principalmente de usinas situadas em Pernambuco, Paraíba e Alagoas, para sua produção. A European Energy, que já opera dois projetos eólicos na região, está ampliando suas operações no Brasil, com o foco no desenvolvimento de fontes de energia renovável e soluções sustentáveis para o mercado.
A planta será instalada em uma área de 10 hectares próxima ao Estaleiro Atlântico Sul, em Suape, e terá capacidade para movimentar cerca de 100 mil toneladas de e-metanol anualmente no Porto de Suape, um dos maiores centros logísticos do Nordeste. O projeto gerará 250 empregos diretos e ajudará a impulsionar a economia local com a criação de novas oportunidades no setor de energia renovável.
O cronograma do projeto prevê que o projeto básico da planta seja apresentado até o final de abril de 2025, com início das obras programado para outubro de 2025. A expectativa é que a fábrica entre em operação em julho de 2028. Durante o evento de assinatura do acordo, a Petrobras destacou que o e-metanol, além de ser um combustível sustentável, também poderá ser utilizado para ajudar a reduzir a pegada de carbono em diversos setores, como o transporte e a indústria.
Esse movimento da Petrobras reforça a estratégia da empresa de investir em soluções de energia limpa e renovar seu portfólio de produtos, alinhando-se aos compromissos internacionais de combate às mudanças climáticas.
2
00:14, 14 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
Após a agenda, a governadora destacou que o investimento reforça o desenvolvimento econômico de Pernambuco, impulsionando a inovação e gerando empregos.
O Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE) ameaçou paralisar as atividades durante a passagem do bloco, mas decidiram em Assembleia manter os serviços.
Para o vice-prefeito de Paulista, o momento simboliza mais do que uma agenda institucional.
mais notícias
+