Pernambuco, 07 de Abril de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Setor aéreo registra crescimento no Carnaval e alcança recorde de 2,1 milhões de passageiros

Para o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, os números demonstram a consolidação da retomada do setor e o impacto dos investimentos realizados nos últimos anos.

Isabella Lopes

25 de fevereiro de 2026 às 18:36   - Atualizado às 18:39

Lula, ministro Silvio e Alckmin,

Lula, ministro Silvio e Alckmin, Foto: Divulgação.

O transporte aéreo brasileiro registrou um dos maiores movimentos de sua história durante o Carnaval de 2026. Estimativa técnica elaborada pelo Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) e pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) indica que, de 13 e 18 de fevereiro, cerca 2,1 milhões de passageiros foram transportados de avião pelo país em voos domésticos e internacionais. O período compreende a sexta-feira que antecede o feriado e a quarta-feira de cinzas.

O volume representa um crescimento estimado entre 10% e 11% em relação ao Carnaval de 2025, quando foram registrados 1.888.609 passageiros no mesmo intervalo. Caso os números sejam confirmados após a consolidação final, prevista para março, este poderá ser o melhor desempenho do setor aéreo brasileiro para o período, segundo a série histórica da Anac, dos últimos 25 anos.

Para o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, os números demonstram a consolidação da retomada do setor e o impacto dos investimentos realizados nos últimos anos.

“Esse crescimento no Carnaval de 2026 mostra que o brasileiro está voando mais e que o transporte aéreo voltou a ser um grande aliado do turismo, da diversão e da economia. O trabalho do governo federal no setor aéreo vem mostrando resultados consistentes. Se confirmados, esses dados provam que estamos no caminho certo para bater recordes históricos em 2026”, afirmou o ministro.

Destinos mais movimentados

A movimentação estimada durante o período reforça a relevância dos grandes polos turísticos e econômicos. O Aeroporto de Salvador movimentou aproximadamente 309.257 passageiros, entre 11 e 22 de fevereiro; no Aeroporto de Fortaleza, foram cerca de 100 mil passageiros, entre 13 e 18 de fevereiro.

Veja Também

Já o Aeroporto Santos Dumont (RJ) teve aproximadamente 110,9 mil passageiros também entre 13 e 18 de fevereiro, enquanto Guarulhos (SP) apresentou cerca de 1,1 milhão de viajantes entre os dias 13 e 20. Galeão (RJ) teve aproximadamente 599 mil passageiros entre 13 e 22. Recife, Confins e Congonhas não disponibilizaram as estimativas. O desempenho está alinhado com o ritmo recente de expansão do setor, que já havia registrado crescimento de 9,7% em janeiro de 2026, na comparação com o mesmo mês de 2025.

O diretor-presidente da Anac, Tiago Faierstein, destaca que o resultado é fruto da atuação coordenada entre governo, regulador, companhias aéreas e operadores aeroportuários.

“A Anac avalia que a performance do setor no Carnaval reflete uma atuação conjunta muito positiva de todos os atores que compõem essa cadeia. Os foliões têm voado mais, o que comprova a maior acessibilidade do modal aéreo. Ir de avião ao destino significa mais tempo para aproveitar as festas. Ficamos muito satisfeitos com esse indicativo de crescimento superior a 10% no período”, afirmou.

A estimativa foi construída a partir do cruzamento de informações como voos registrados, oferta de assentos e voos efetivamente executados, metodologia utilizada pela Anac para análises preliminares de demanda. Já os dados locais dos aeroportos foram informados diretamente pelas concessionárias dos terminais.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

11:49, 07 Abr

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Os dados apontam volumes elevados em diversas cidades de Pernambuco.
Monitoramento

Chuvas intensas elevam acumulados em cidades de Pernambuco nas últimas 24 horas; veja quais

O levantamento aponta volumes significativos de precipitação em diversas cidades, principalmente na Região Metropolitana do Recife e na Zona da Mata.

Segundo o órgão, a previsão de chuva está associada à atuação de um Distúrbio Ondulatório de Leste no litoral do estado.
Pernambuco

Apac emite alerta VERMELHO para chuvas fortes nesta terça (7) e quarta (8) em três regiões

Segundo o órgão, a previsão de chuva está associada à atuação de um Distúrbio Ondulatório de Leste no litoral do estado.

A medida foi adotada após a constatação de mudanças significativas no funcionamento urbano, causadas pelas condições meteorológicas.
Aviso

Cidade do Recife entra em ALERTA e aulas são suspensas após fortes chuvas

A medida foi adotada após a constatação de mudanças significativas no funcionamento urbano, causadas pelas condições meteorológicas.

mais notícias

+

Newsletter