Pernambuco, 14 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

São João: Pernambuco registra 41 atendimentos por queimaduras e 468 autuações por alcoolemia

A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco informou os atendimentos e ações realizadas durante o período de São João.

Eduarda Queiroz

26 de junho de 2025 às 16:06   - Atualizado às 16:06

São João: Pernambuco registra 41 atendimentos por queimaduras e 468 autuações por alcoolemia.

São João: Pernambuco registra 41 atendimentos por queimaduras e 468 autuações por alcoolemia. Foto: Divulgação

A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) divulgou, nesta quarta-feira, 25 de junho, o balanço dos atendimentos e das ações em saúde relacionados às festividades de São João. Para o período junino, foram realizadas estratégias de estímulo à doação de sangue, por meio do Hemope, ações de educação e fiscalização no trânsito com a Operação Lei Seca (OLS), monitoramento pela Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa), além de atendimentos no Centro de Tratamento de Queimados — referência para casos de queimaduras, localizado no Hospital da Restauração.

Na unidade hospitalar, a maior emergência do Estado, foram registrados 41 atendimentos no Centro de Tratamento de Queimados entre os dias 10 e 25 de junho. Apenas entre os dias 24 e 25 (terça e quarta-feira), 13 pessoas deram entrada no setor, indicando uma concentração de casos nos dias mais intensos das festividades. Do total de atendimentos, 18 foram em adultos e 23 em crianças, o que evidencia a maior vulnerabilidade do público infantil nesse tipo de acidente.

Com dias de comemoração ainda pela frente, o chefe do Centro de Queimados do HR, médico Marcos Barreto, reforça os cuidados que devem ser tomados para garantir uma celebração segura.

“Continuamos fazendo as recomendações que estamos passando desde o início do mês, que são: cuidado no acendimento da fogueira — especialmente com o uso de combustíveis. Não deixem crianças próximas nesse momento. Muitos dos casos que temos atendido envolvem explosões de depósitos de combustível que estavam nas mãos de quem acendia a fogueira. E as crianças, muitas vezes, se queimam ao mexer nas brasas no dia seguinte, achando que estão apagadas. Com fogos de artifício também é preciso ter muito cuidado”, alertou o médico.

A Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa) intensificou as ações de fiscalização sanitária em diversas regiões do Estado, com foco na proteção da saúde pública em eventos de grande porte.

Veja Também

Em parceria com as vigilâncias sanitárias municipais e com o apoio das regionais da IV, VI e IX Geres, as equipes atuaram em municípios como Caruaru, Gravatá, Arcoverde e Araripina, realizando inspeções em serviços de alimentação, avaliação da qualidade da água, vistorias em estruturas físicas e orientação técnica às equipes locais. Em Arcoverde, por exemplo, foi apreendido um carregamento de gelo sem o devido selo de qualidade.

Para prevenir acidentes envolvendo o uso de álcool associado à direção, equipes da Operação Lei Seca (OLS) atuaram nas principais vias de acesso aos polos das festas juninas, com o objetivo de promover a segurança no trânsito e reduzir os acidentes provocados por essa combinação.

Entre os dias 20 e 24 de junho, a OLS realizou mais de 16 mil abordagens nos municípios de Caruaru, Petrolina, Gravatá, Arcoverde, Paudalho, Limoeiro, Vitória de Santo Antão, Carpina e Goiana, além do Recife, entre outras localidades da Região Metropolitana. 

Ao todo, foram promovidas 37 blitze, que resultaram em 16.425 condutores abordados. Desse total, 468 motoristas foram autuados por alcoolemia — 467 por recusa ao teste do bafômetro e 1 por constatação de ingestão de bebida alcoólica.

Além disso, foram registradas 880 autuações por outras infrações de trânsito, e 195 veículos foram removidos aos depósitos por irregularidades diversas.

Doação de sangue

Este também foi um período de solidariedade com a doação de sangue no Hemope. Com a necessidade de reforçar os estoques para o período das festas, o hemocentro lançou sua campanha para 2025 no último dia 02 de junho.

Até o dia 24 de junho, a mobilização resultou em 6.596 candidatos à doação, dos quais 5.243 efetivaram a coleta de sangue. A ação envolveu coletas na sede do hemocentro e externas, com o apoio de campanhas de sensibilização junto à população.

Apesar da expressiva participação dos doadores, o estoque do Hemope segue em nível crítico, embora com melhora. As tipagens sanguíneas permanecem em estado de alerta, com exceção do tipo AB negativo, que atualmente encontra-se em situação considerada normal.

A campanha reforça a importância da doação regular, inclusive em datas comemorativas, para garantir a continuidade do atendimento na rede hospitalar.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

02:37, 14 Fev

Imagem Clima

24

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Raquel Lyra e Lula visitam expansão da fábrica da Aché.
Compromisso

Raquel Lyra e Lula visitam expansão da fábrica da Aché que vai fornecer remédios ao SUS

Após a agenda, a governadora destacou que o investimento reforça o desenvolvimento econômico de Pernambuco, impulsionando a inovação e gerando empregos.

Metrô do Recife.
Disponível

Metrô do Recife: foliões terão opção funcionando no dia do Galo da Madrugada; veja horários

O Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE) ameaçou paralisar as atividades durante a passagem do bloco, mas decidiram em Assembleia manter os serviços.

Abertura do Carnaval de Olinda.
Folia

Felipe Andrade participa, ao lado de Raquel Lyra, da abertura do Carnaval de Olinda

Para o vice-prefeito de Paulista, o momento simboliza mais do que uma agenda institucional.

mais notícias

+

Newsletter