Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Rosa Amorim (PT) promove Reunião Solene em homenagem ao brega-funk na Alepe nesta segunda-feira (24)

A iniciativa, segundo a deputada estadual, reconhece o estilo musical como um ritmo que tem impulsionado a cultura, a economia criativa e a identidade das periferias do estado.

Fernanda Diniz

24 de novembro de 2025 às 15:22   - Atualizado às 15:25

Rosa Amorim (PT) promove reunião solene em homenagem ao brega-funk.

Rosa Amorim (PT) promove reunião solene em homenagem ao brega-funk. Foto: Reprodução/Redes sociais

A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) vai realizar, nesta segunda-feira (23), às 18h, uma Reunião Solene em homenagem ao brega-funk, convocada pela deputada Rosa Amorim (PT). A iniciativa reconhece o estilo musical como um ritmo que tem impulsionado a cultura, a economia criativa e a identidade das periferias do estado.

O brega-funk nasceu nas favelas do Recife em 2011, a partir da fusão do brega com o funk carioca. O estilo combina melodias românticas e elementos do eletrobrega nordestino com a batida marcante do funk, criando músicas e coreografias que conquistaram projeção nacional e internacional.

Nordeste destaca gêneros musicais 

O Trap é um dos gêneros mais ouvidos do Brasil. No Spotify, em 2024, o ritmo ficou entre o top 3. E, de longe, pode se ver que o Nordeste vem dominando o jogo. Artistas como: Matuê, Mago de Tarso, Brandão085, Teto, Wiu, Jovem Dex e Alee seguem fazendo a roda girar para manter a região no topo.

Hoje em dia, o Brega Funk é um sinônimo da cultura nordestino, mais especialmente do Estado de Pernambuco, mas, o artista Mago de Tarso, tá para provar que não é só isso.

De Cajueiro Seco, Jaboatão dos Guararapes, Mago iniciou sua carreira em batalhas de rima. Desde novo, chamou atenção e foi subindo degraus, onde, de maneira meteórica, atingiu o topo do gênero no estado.

Em 2023, o trapper lançou a sua canção de maior sucesso. "Caranguejo do Trap" carrega elementos da cultura pernambucana, como uma menção ao Mangue Beat. Rapidamente, a música atingiu o topo das rádios de Pernambuco e também estourou em outros estados do Brasil. Atualmente, o som conta com mais de 3 milhões de streaming no Spotify. 

Mas, não tem como falar de Trap sem falar dos estados do Ceará e da Bahia.

Na terra do Olodum e do Axé, Alee, Jovem Dex e Teto têm dado o que falar. Alee, hoje, é uma das grandes revelações do gênero e tem sido aclamado por fãs ao redor do Brasil após o lançamento dos álbuns "Dias Antes do Caos", "Caos" e "Caos Deluxe".

Jovem Dex já é visto como um 'relíquia' do Trap. Há anos na cena, o músico já se apresentou e fez vários sons de sucesso, como: "Tango" e  "NAV". 

Teto também vem fazendo algo grande. Recentemente lançou seu primeiro álbum de studio o "Maior que o tempo", onde explorou uma nova musicalidade e novos gêneros. "Yes or No" foi a grande faixa do disco, que conta com mais de 48 milhões de streamings. O artista conta com mais de 6 milhões de ouvintes mensais. 

Fortaleza e 30PraUm

*Vale lembrar que Teto, da Bahia, é membro da 30PraUm, mas, que nesse momento do texto, será explorado apenas os artistas nascidos no estado do Ceará.*

A 30PraUm, sem dúvidas, é a maior banca de Trap do Brasil e, além disso, conta com o atual número 01 do gênero, mas, vamos deixar ele por último

Wiu, dono de hits como: "Vidigal", "Rainha da finesse" e "Problemas de um milionário ft. Teto", balançou tudo ao chegar com um trap mais envolvente e com batidas que chegam a lembrar um funk. Atualmente, ele conta com mais de 8 milhões de ouvintes mensais e mais de meio milhão de streamings em suas músicas. 

Brandão085 é o novo contratado da banca. Ele está na 30PraUm há mais de um ano, onde foi apresentado oficialmente no palco mundo do Rock In Rio, em apresentação da música "Isso é Sério" colaboração dele com Matuê. Atualmente, Mano B, lançou o ep "Isso é trap", que conta com mais de 50 milhões de plays e o coloca como uma promessa gigantesca do gênero. 

Agora é a hora do GOAT. Matheus Brasileiro Aguiar, de 32 anos, o famoso Matuê, mudou de uma vez por todas a cena do Trap no Brasil.

O trapper apresentou ao público brasileiro um trap mais autêntico, com melodias e batidas bem parecidas com as norte-americanas. No início, começou no reggae, mas logo se aprofundou no Trap, onde lançou: 

  • Anos Luz - 258 milhões de plays
  • Vampiro - 334 milhões de plays
  •  A morte do autotune - 291 milhões de plays
  • Kenny G - 271 milhões de plays

Matuê já lançou dois álbuns de studio "Máquina do Tempo", que conquistou platina tripla, certificações de ouro, platina e diamante pela Pro-Música Brasil, e o "333", que se tornou o álbum mais rápido do RAP nacional a atingir a marca de mais de 1 bilhão de reproduções no Spotify e Youtube.

Em 2024, o álbum "333" recebeu o prêmio de Melhor Álbum de Rap no Prêmio Nacional.

Agora, Matuê se prepara para lançar um novo álbum que deve chegar as pistas em novembro deste ano. 

 

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

08:20, 13 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Apac faz aviso de chuva em regiões de Pernambuco
Tempo

Apac renova previsão de chuva nas próximas 24 horas no Grande Recife e Matas Norte e Sul

De acordo com o comunicado, a atuação do Vórtice Ciclônico em Altos Níveis, em associação com a confluência dos ventos em baixos níveis é o responsável pela condição climática.

Fiscalização da PRF em rodovia.
Estradas

PRF lança Operação Carnaval nas rodovias federais de Pernambuco a partir desta sexta (13)

Ações de segurança viária serão intensificadas até o final da quarta-feira (18), para coibir comportamentos imprudentes e proporcionar mais segurança a quem vai viajar nessa época.

Prefeita de Olinda, Mirella Almeida.
Decidido

Prefeita Mirella tem Lei aprovada para pagar artistas em até 30 ou 60 dias úteis após o carnaval

Quando o recurso do pagamento for próprio do município será até 30 dias úteis e quando da União ou Estado pode chegar até 60 dias úteis.

mais notícias

+

Newsletter