Retomada da obra no Complexo de Araçoiaba reacende expectativa de nomeação para policiais penais. Foto: Hesíodo Góes/Secom
A retomada das obras no Complexo de Araçoiaba, anunciada pelo Governo de Pernambuco, reacende a expectativa dos policiais penais aprovados no último concurso para que sejam nomeados.
O edital de licitação para a conclusão da unidade 2 já foi publicado e faz parte da reestruturação do sistema prisional do estado, dentro do programa Juntos pela Segurança.
O Complexo de Araçoiaba é composto por três unidades (1, 2 e 3), todas retomadas na atual gestão estadual. A unidade 1, composta por duas cadeias públicas masculinas, teve suas intervenções reiniciadas no ano passado. A previsão de entrega é para o primeiro semestre deste ano. São 814 vagas totais.
Já a unidade 3, foi retomada em fevereiro deste ano e é composta por três cadeias públicas masculinas, com 1.164 vagas totais. A unidade 2 contribuirá para a finalização e operacionalização dos sete presídios, com um total de 2.754 vagas, que compõem o Complexo de Araçoiaba.
Com a ampliação, a necessidade de um efetivo maior se torna evidente. Desde janeiro de 2023, o governo entregou 1.854 vagas e prevê a criação de um total de 7 mil, reforçando a demanda por novos profissionais para garantir a segurança e o funcionamento adequado das unidades.
A expectativa entre os policiais penais aprovados é de que o avanço das obras seja acompanhado pela convocação de novos servidores.
Os serviços fazem parte da reestruturação do sistema penal, meta do programa Juntos pela Segurança, que visa o aumento de vagas e a melhoria das condições estruturais que favoreçam o processo de ressocialização da pessoa em privação de liberdade.
Com essa retomada, a gestão estadual vai concluir toda a reestruturação do complexo penitenciário, que ainda abrange as unidades 1 e 3, que já estão em obras.
O valor do investimento para o equipamento 2 é na ordem de R$ 40 milhões, com recursos federais e contrapartida estadual, e a área construída é de aproximadamente 13 mil m². A unidade é composta de duas cadeias públicas masculinas, com 388 vagas cada uma, totalizando 776 vagas.
Para o secretário de Administração Penitenciária e Ressocialização, Paulo Paes, a criação de novas vagas é importante para o avanço do sistema prisional de Pernambuco.
1
2
3
11:53, 16 Jul
28
°c
Fonte: OpenWeather
Após as celebrações religiosas, estão previstos dois shows no palco montado no Pátio do Carmo. Às 19h30, tem show do padre Damião Silva. Às 21h, Armando Cavalcanti.
"É com imensa alegria e orgulho que vemos o reconhecimento do trabalho incansável de nossos educadores", disse o prefeito Sérgio Colin.
Com investimento de R$ 60 milhões, o empreendimento será o primeiro da bandeira City Express by Marriott no Brasil.
mais notícias
+