A requalificação da Estrada de Aldeia (PE-027), em Camaragibe, é uma das obras mais aguardadas pela população loca Foto MOntagem/Portal de Prefeitura
A tão aguardada recuperação completa da PE-027, mais conhecida como Estrada de Aldeia, em Camaragibe, já está oficialmente autorizada. A assinatura da ordem de serviço aconteceu hoje, marcando o início do projeto que transformará uma das rodovias mais importantes da Região Metropolitana do Recife (RMR). Com início imediato das obras, a conclusão está prevista para 720 dias, aproximadamente dois anos, a partir da assinatura.
A solenidade de assinatura ocorreu no estacionamento do Armazém do Matuto, no Km 9 da Estrada de Aldeia. O projeto, orçado em aproximadamente R$ 112,7 milhões, é considerado estratégico para a mobilidade urbana, segurança viária e desenvolvimento da região.
Recentemente, durante reunião no DER-PE (Departamento de Estradas de Rodagem de Pernambuco), foi apresentado o projeto de requalificação completo da via. A obra promete beneficiar a circulação de veículos, ciclistas e pedestres, facilitando o deslocamento diário de milhares de pessoas na RMR.
Principais Intervenções:
Recuperação do Pontilhão no km 1: Reforma do pontilhão localizado no início da estrada, garantindo maior segurança e fluidez do tráfego.
Drenagem: Melhorias em todo o sistema de drenagem, prevenindo alagamentos e melhorando as condições da via em períodos chuvosos.
Ciclovias: Implantação de ciclovias, oferecendo mais segurança para os ciclistas.
Rotatória próxima ao Boulevard Shopping: Instalação de rotatória para facilitar a circulação de veículos e reduzir o tráfego intenso.
Canteiros e Faixas Duplas de Rolamento: Criação de canteiros e faixas duplas na altura da Escola Internacional de Aldeia (EIA), aumentando capacidade e segurança da via.
Sinalização Completa: Sinalização vertical e horizontal com taxas reflexivas, melhorando a visibilidade, especialmente à noite.
Projeto Paisagístico: Paisagismo com temas culturais de Camaragibe, promovendo identidade visual única para a estrada.
A requalificação abrangerá 27,6 km, do km 1 (entroncamento com a PE-005 – Praça Maria Amazonas) até o Campo de Instrução Marechal Newton Cavalcanti (CIMNC), onde será construída a Escola de Sargentos do Exército (ESE). O projeto inclui também a recuperação de 9,9 km de estrada de terra que liga o CIMNC ao entroncamento com a PE-041, em Araçoiaba.
O projeto terá grande impacto na mobilidade urbana de Camaragibe e em toda a RMR. Além de facilitar o acesso à futura Escola de Sargentos, a obra promete aumentar a fluidez no tráfego, reforçar a segurança viária e melhorar as condições de deslocamento para moradores de áreas vizinhas, como Araçoiaba e Igarassu.
A requalificação da Estrada de Aldeia é considerada uma obra estratégica para a região. Espera-se que transforme a infraestrutura da via, melhore a segurança no trânsito e proporcione maior conforto e eficiência no deslocamento diário, consolidando a PE-027 como uma via moderna e segura, essencial para a mobilidade e desenvolvimento da Região Metropolitana do Recife.
3
08:24, 13 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
De acordo com o comunicado, a atuação do Vórtice Ciclônico em Altos Níveis, em associação com a confluência dos ventos em baixos níveis é o responsável pela condição climática.
Ações de segurança viária serão intensificadas até o final da quarta-feira (18), para coibir comportamentos imprudentes e proporcionar mais segurança a quem vai viajar nessa época.
Quando o recurso do pagamento for próprio do município será até 30 dias úteis e quando da União ou Estado pode chegar até 60 dias úteis.
mais notícias
+