Governadora Raquel Lyra. Foto: Bruno Vila Nova
O Partido Social Democrático (PSD) oficializou nesta quarta-feira, 5 de março, quando a governadora Raquel Lyra (PSDB) vai se filiar ao partido.
O evento vai acontecer na próxima segunda-feira (10), às 18h55, no Recife Expo Center, centro da capital pernambucana.
As informações foram confirmadas pela assessoria do presidente do PSD no Estado e ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula.
A troca da gestora estadual já vinha sendo especulada pelo menos desde novembro do ano passado.
A movimentação indica uma aproximação estratégica com o governo Lula, uma vez que o PSD, liderado nacionalmente por Gilberto Kassab, é um aliado importante do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e conta com ocupações estratégicas no governo federal, controlando três ministérios. Em Pernambuco, o PSD é representado pelo ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula.
O movimento pode representar um revés significativo para o PSDB, que, embora tenha sido um partido de destaque nacional, enfrentou um processo de retração nos últimos anos, perdendo espaço em governos estaduais e municipais.
Atualmente, o PSDB conta com apenas três governadores. Além de Raquel Lyra, o partido é liderado por Eduardo Leite, no Rio Grande do Sul, e Eduardo Riedel, no Mato Grosso do Sul.
Embora o PSDB tenha encolhido no cenário brasileiro, em Pernambuco o partido obteve resultados consideráveis nas eleições municipais. Sob a liderança de Raquel Lyra, a sigla ampliou sua presença, conquistando 32 prefeituras no estado.
A possível transição de Raquel Lyra para o PSD pode ser interpretada como um movimento que aproxima a governadora do governo Lula.
2
19:02, 13 Fev
26
°c
Fonte: OpenWeather
A discrepância chama atenção e tem gerado comentários frequentes nas redes sociais, sobretudo entre condutores que cruzam as divisas estaduais com frequência.
Além de representar um reconhecimento histórico, a medida abre oportunidades para captar recursos públicos e privados, fortalecendo ainda mais o Carnaval do estado
Enquanto Olinda e Recife entram em clima de festa com blocos, maracatus e multidões, nem todos querem se misturar à folia.
mais notícias
+