André de Paula e Raquel Lyra. Foto: Divulgação
A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, pode estar a caminho de um novo partido político. A possibilidade foi apontada pelo jornalista Lauro Jardim, que revelou em sua coluna no jornal O Globo deste domingo, 3 de novembro, que a líder do Executivo pernambucano estaria prestes a trocar o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) pelo Partido Social Democrático (PSD).
A movimentação indica uma aproximação estratégica com o governo Lula, uma vez que o PSD, liderado nacionalmente por Gilberto Kassab, é um aliado importante do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e conta com ocupações estratégicas no governo federal, controlando três ministérios. Em Pernambuco, o PSD é representado pelo ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula.
O movimento, caso se concretize, poderá representar um revés significativo para o PSDB, que, embora tenha sido um partido de destaque nacional, enfrentou um processo de retração nos últimos anos, perdendo espaço em governos estaduais e municipais.
Atualmente, o PSDB conta com apenas três governadores. Além de Raquel Lyra, o partido é liderado por Eduardo Leite, no Rio Grande do Sul, e Eduardo Riedel, no Mato Grosso do Sul.
A saída da gestora de Pernambuco, uma das principais promessas da sigla, seria mais um golpe na tentativa do PSDB de reconquistar relevância no cenário político nacional.
Embora o PSDB tenha encolhido no cenário brasileiro, em Pernambuco o partido obteve resultados consideráveis nas eleições municipais. Sob a liderança de Raquel Lyra, a sigla ampliou sua presença, conquistando 32 prefeituras no estado.
A possível transição de Raquel Lyra para o PSD pode ser interpretada como um movimento que aproxima a governadora do governo Lula.
Com o resultado final deste 1º turno das eleições neste domingo, 6 de outubro, uma mudança no quadro do mapa político de Pernambuco foi observada após a apuração de 100% das urnas. A governadora Raquel Lyra mostrou uma força significativa com o PSDB. A sigla foi de cinco prefeituras em 2020 para a marca total de 32 prefeituras a partir de 2025, e assim se torna o partido com maior predominância no estado.
Já, o PSB do prefeito reeleito do Recife, João Campos, teve uma queda de mais da metade ao sair de 68 prefeitos em 2016 para 53 em 2020 e chegar a marca de 31 a partir de 2025.
O PP de Eduardo da Fonte, obteve um crescimento considerável, aumentando de 15 prefeituras de para 24, assim como o Republicanos, que atingiu 22, antes 12 no ano de 2022. Ainda nessa avaliação, o PL amargou uma dura redução ao sair de nove para apenas duas prefeituras.
Outros partidos, como o PSD (19 prefeituras), União Brasil (10), Avante (8), Podemos (8) e PT (7) mantiveram representações, enquanto o PV ficou com 5. O PDT, Solidariedade, PRD e PCdoB garantiram uma prefeitura cada. O cenário mostra um fortalecimento do PSDB e destaca a nova configuração política em Pernambuco.
Um dos resultados mais significativos foi a reeleição de Rodrigo Pinheiro, aliado político de Raquel, em Caruaru, obtida logo no primeiro turno, o que parecia improvável até pouco tempo antes da eleição. Mas a atuação da governadora não se restringiu a Caruaru. Em Jaboatão, ela apoiou a reeleição de Mano Medeiros, que também venceu no primeiro turno após um crescimento notável na reta final da campanha. Em Olinda, Raquel apoiou Mirella, que vai para o segundo turno contra Vinicius. Em Igarassu, a governadora comemorou a reeleição da Professora Elcione, uma de suas principais aliadas na Região Metropolitana do Recife.
No interior, Raquel também contribuiu para as vitórias de Fabinho, em Salgueiro, o maior município do Sertão Central, e de Zeca Cavalcanti, em Arcoverde, principal cidade do Sertão do Moxotó. Esses resultados refletem um momento de celebração para a governadora e sua gestão.
Ranking completo das prefeituras:
- PSDB: 32
- PSB: 31
- PP: 24
- REP: 22
- PSD: 19
- MDB: 12
- UNIÃO: 10
- AVANTE: 8
- PODE: 8
- PT: 7
- PV: 5
- PL: 2
- PDT: 1
- SD: 1
- PRD: 1
- PCdoB: 1
1
2
4
08:27, 13 Nov
28
°c
Fonte: OpenWeather
Segundo Débora, essa operação representa o uso de recursos que deveriam ser destinados aos professores para tapar o rombo financeiro da cidade.
Pela proposta, O município terá a responsabilidade de criar uma plataforma online e uma central de atendimento telefônico para consultas e solicitações.
Levantamento também mostra que 86% acreditam que criminosos são soltos por causa de leis fracas.
mais notícias
+