Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Raquel Lyra retoma "Ouvir para Mudar" com novo formato e foca presença nas ruas no segundo semestre

O programa de escuta popular visa envolver diretamente a população na definição das prioridades e metas da gestão estadual.

Fernanda Diniz

26 de julho de 2025 às 13:45   - Atualizado às 14:24

Governadora Raquel Lyra.

Governadora Raquel Lyra. Foto: Reprodução

A governadora Raquel Lyra (PSD) deve retomar uma nova rodada do programa “Ouvir para mudar”. A próxima edição do programa comandado pela governadora terá um novo formato. Desta vez, além de ouvir demandas da população, a chefe do Executivo estadual vai prestar contas sobre as ações realizadas a partir dos pedidos apresentados na edição anterior.

De acordo com informações do Blog do Elielson, uma fonte do Palácio do Campo das Princesas afirmou que a governadora também fará uma prospecção das próximas iniciativas a serem desenvolvidas até o final do ano. A proposta é mostrar resultados concretos e reforçar o compromisso com o planejamento participativo e a transparência na gestão pública.

A governadora Raquel Lyra vai intensificar sua presença nas ruas durante o segundo semestre, concentrando-se em agendas regionais, na nova rodada do programa Ouvir para Mudar e nas atividades do Festival Pernambuco Meu País.

A estratégia inclui a prestação de contas das ações já realizadas e a apresentação de novos projetos previstos até o fim do ano. Com isso, a gestora deve reduzir significativamente suas viagens e compromissos fora de Pernambuco, reforçando a presença direta junto à população nas diversas regiões do Estado.

O que é o programa? 

O Governo de Pernambuco lançou o Ouvir para Mudar, um programa de escuta popular que visa envolver diretamente a população na definição das prioridades e metas da gestão estadual para os próximos quatro anos. A iniciativa faz parte da construção do Plano Plurianual (PPA) 2024–2027, que define as principais diretrizes e investimentos do governo.

Veja Também

A proposta do programa é simples: ouvir a sociedade para planejar políticas públicas de forma mais eficiente, transparente e democrática. A participação começa com um questionário online no qual qualquer cidadão pode enviar sugestões, demandas e ideias relacionadas a serviços, ações e investimentos que considera importantes para o seu município ou região.

Essas propostas serão analisadas tecnicamente e organizadas por temas, regiões e grupos sociais. As mais viáveis poderão ser incluídas nos programas do governo, com metas e indicadores de acompanhamento. A governadora Raquel Lyra reforçou a importância do programa, destacando que a participação popular será fundamental para transformar as realidades locais: “Ninguém faz nada sozinho. Nosso trabalho é fazer a diferença na vida das pessoas, e isso começa ouvindo quem mais precisa”, afirmou.

Além do questionário, o Ouvir para Mudar também contará com seminários presenciais nas 12 regiões de desenvolvimento do Estado. Nesses eventos, a população poderá dialogar diretamente com a governadora, secretários e equipe técnica, fortalecendo o contato entre governo e sociedade civil.

De acordo com o secretário de Planejamento, Fabrício Marques, o programa representa o primeiro passo de um processo contínuo de participação cidadã: “As contribuições recebidas vão ser debatidas com especialistas e órgãos públicos e poderão integrar diretamente o planejamento estadual. É uma forma de garantir que o orçamento público reflita as reais necessidades da população.”

Ao final do processo, as propostas incorporadas ao PPA terão acompanhamento por meio de relatórios públicos, garantindo transparência e controle social sobre a execução das ações.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

21:30, 13 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Metrô do Recife.
Disponível

Metrô do Recife: foliões terão opção funcionando no dia do Galo da Madrugada; veja horários

O Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE) ameaçou paralisar as atividades durante a passagem do bloco, mas decidiram em Assembleia manter os serviços.

Abertura do Carnaval de Olinda.
Folia

Felipe Andrade participa, ao lado de Raquel Lyra, da abertura do Carnaval de Olinda

Para o vice-prefeito de Paulista, o momento simboliza mais do que uma agenda institucional.

Preço da gsolina na Paraíba.
Dinheiro

Preço da gasolina na Paraíba custa quase R$ 1 a menos do que em Recife

A discrepância chama atenção e tem gerado comentários frequentes nas redes sociais, sobretudo entre condutores que cruzam as divisas estaduais com frequência.

mais notícias

+

Newsletter