Governadora Raquel Lyra. Foto: Reprodução
A governadora Raquel Lyra (PSD) deve retomar uma nova rodada do programa “Ouvir para mudar”. A próxima edição do programa comandado pela governadora terá um novo formato. Desta vez, além de ouvir demandas da população, a chefe do Executivo estadual vai prestar contas sobre as ações realizadas a partir dos pedidos apresentados na edição anterior.
De acordo com informações do Blog do Elielson, uma fonte do Palácio do Campo das Princesas afirmou que a governadora também fará uma prospecção das próximas iniciativas a serem desenvolvidas até o final do ano. A proposta é mostrar resultados concretos e reforçar o compromisso com o planejamento participativo e a transparência na gestão pública.
A governadora Raquel Lyra vai intensificar sua presença nas ruas durante o segundo semestre, concentrando-se em agendas regionais, na nova rodada do programa Ouvir para Mudar e nas atividades do Festival Pernambuco Meu País.
A estratégia inclui a prestação de contas das ações já realizadas e a apresentação de novos projetos previstos até o fim do ano. Com isso, a gestora deve reduzir significativamente suas viagens e compromissos fora de Pernambuco, reforçando a presença direta junto à população nas diversas regiões do Estado.
O Governo de Pernambuco lançou o Ouvir para Mudar, um programa de escuta popular que visa envolver diretamente a população na definição das prioridades e metas da gestão estadual para os próximos quatro anos. A iniciativa faz parte da construção do Plano Plurianual (PPA) 2024–2027, que define as principais diretrizes e investimentos do governo.
A proposta do programa é simples: ouvir a sociedade para planejar políticas públicas de forma mais eficiente, transparente e democrática. A participação começa com um questionário online no qual qualquer cidadão pode enviar sugestões, demandas e ideias relacionadas a serviços, ações e investimentos que considera importantes para o seu município ou região.
Essas propostas serão analisadas tecnicamente e organizadas por temas, regiões e grupos sociais. As mais viáveis poderão ser incluídas nos programas do governo, com metas e indicadores de acompanhamento. A governadora Raquel Lyra reforçou a importância do programa, destacando que a participação popular será fundamental para transformar as realidades locais: “Ninguém faz nada sozinho. Nosso trabalho é fazer a diferença na vida das pessoas, e isso começa ouvindo quem mais precisa”, afirmou.
Além do questionário, o Ouvir para Mudar também contará com seminários presenciais nas 12 regiões de desenvolvimento do Estado. Nesses eventos, a população poderá dialogar diretamente com a governadora, secretários e equipe técnica, fortalecendo o contato entre governo e sociedade civil.
De acordo com o secretário de Planejamento, Fabrício Marques, o programa representa o primeiro passo de um processo contínuo de participação cidadã: “As contribuições recebidas vão ser debatidas com especialistas e órgãos públicos e poderão integrar diretamente o planejamento estadual. É uma forma de garantir que o orçamento público reflita as reais necessidades da população.”
Ao final do processo, as propostas incorporadas ao PPA terão acompanhamento por meio de relatórios públicos, garantindo transparência e controle social sobre a execução das ações.
2
21:30, 13 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
O Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE) ameaçou paralisar as atividades durante a passagem do bloco, mas decidiram em Assembleia manter os serviços.
Para o vice-prefeito de Paulista, o momento simboliza mais do que uma agenda institucional.
A discrepância chama atenção e tem gerado comentários frequentes nas redes sociais, sobretudo entre condutores que cruzam as divisas estaduais com frequência.
mais notícias
+