Raquel Lyra participa da inauguração da Torre de Controle da Base Aérea do Recife. Foto: Yacy Ribeiro/Secom
Em cerimônia realizada na Base Aérea do Recife, nesta sexta-feira (11), a governadora Raquel Lyra participou da inauguração da nova Torre de Controle de Aproximação do Tráfego Aéreo, ao lado do ministro da Defesa, José Múcio.
Durante o evento, que ainda contou com a presença da vice-governadora Priscila Krause, houve a transferência de subordinação da Base Aérea do Recife para o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea). Com a mudança, a unidade passa a coordenar o tráfego aéreo das capitais Fortaleza (CE), Natal (RN) e Maceió (AL), além do Recife.
Durante seu discurso, a gestora comentou que a nova estrutura consolida Pernambuco como polo logístico e tecnológico da aviação.
“É motivo de agradecimento e honra ver Pernambuco garantir um novo patamar do ponto de vista estratégico para o Brasil. A Base Aérea do Recife se torna um local estratégico para o Nordeste, alcançando um novo patamar de investimento da Aeronáutica. Além de ser importante para o Exército Brasileiro, torna o estado um HUB de todo o Nordeste, alavancando o desenvolvimento do nosso Estado e fortalecendo a nossa segurança”, destacou Raquel Lyra.
A iniciativa representa uma mudança administrativa com efeitos diretos na gestão do tráfego aéreo da região.
Com a incorporação da base ao DECEA, o Estado passa a sediar o primeiro centro integrado de aproximação do Brasil.
A estrutura concentra o controle de voos em rotas de aproximação de quatro capitais do Nordeste, ampliando a segurança, eficiência e capacidade de resposta operacional da Aeronáutica na região.
Para o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, destacou os investimentos realizados pelas Forças Armadas no Estado. "A Base Aérea do Recife tem importância estratégica para o Brasil, e essa integração fortalece a Defesa nacional.
As Forças Armadas são instituições permanentes do Estado, sempre prontas para servir nos momentos mais desafiadores. Defesa e diplomacia caminham juntas, e precisamos investir mais nessa estrutura essencial. Pernambuco tem um passado glorioso e merece um futuro ainda melhor", pontuou.
A centralização em Recife reduz custos operacionais, moderniza processos e melhora a comunicação entre controladores, contribuindo para a pontualidade dos voos e a economia de combustível.
“A Torre de Controle de Aproximação amplia nossa capacidade de gerenciar o tráfego aéreo com mais eficiência e segurança. Pernambuco ocupa posição central nesse novo modelo. Esta estrutura fortalece a atuação da Aeronáutica no Nordeste e no Brasil", pontuou o Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno.
Estiveram presentes os secretários Hercílio Mamede (Casa Militar), André Teixeira Filho (Infraestrutura e Mobilidade) e Guilherme Cavalcanti (Desenvolvimento Econômico); os deputados federais Pastor Eurico e Pedro Campos; e os estaduais Renato Antunes e Mário Ricardo. Também compareceram os comandantes General Maurílio Ribeiro, do Comando Militar do Nordeste (CMNE) e Marcello Lobão Schiavo, do Segundo Comando Aéreo Regional (II Comar).
2
20:40, 13 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
Para o vice-prefeito de Paulista, o momento simboliza mais do que uma agenda institucional.
A discrepância chama atenção e tem gerado comentários frequentes nas redes sociais, sobretudo entre condutores que cruzam as divisas estaduais com frequência.
Além de representar um reconhecimento histórico, a medida abre oportunidades para captar recursos públicos e privados, fortalecendo ainda mais o Carnaval do estado
mais notícias
+