Raquel Lyra inaugura primeiro Centro de Hemodinâmica. Foto: Hesíodo Góes/Secom
A interiorização da saúde de Pernambuco ganhou um importante reforço nesta segunda-feira, 24 dde fevereiro, com o início do funcionamento do primeiro Centro de Hemodinâmica 100% SUS do Sertão. O serviço foi inaugurado pela governadora Raquel Lyra no Hospital Eduardo Campos (HEC), no município de Serra Talhada, no Sertão do Pajeú.
A entrega representa um avanço significativo para a assistência cardiológica em toda a região.
“Viemos inaugurar um equipamento importante para saúde da população do Sertão, o serviço de hemodinâmica. Esse é o primeiro instalado no Pajeú. É resultado do nosso trabalho de descentralização dos serviços de saúde pública SUS. Sabemos da importância de oferecer o acesso à saúde de qualidade em cada canto do nosso Estado. Esse é o nosso propósito”, destacou a governadora Raquel Lyra.
O novo espaço está equipado com tecnologia de ponta. Ele possibilita a realização de procedimentos como cateterismos, angioplastias e outros tratamentos essenciais para pacientes com doenças cardiovasculares pelo SUS.
“Esse é um marco na região. Já tínhamos iniciado a contratualização de um serviço de hemodinâmica privado. Mas agora passamos a fazê-lo 100% SUS, aumentando a nossa capacidade. Isso traz, inclusive, mais economicidade para os recursos do governo”, explicou a secretária executiva de Saúde, Domany Cavalcanti.
Além disso, o Governo do Estado investiu mais de R$ 2,4 milhões na aquisição do aparelho de hemodinâmica. A expectativa é que o Centro de Hemodinâmica, além de atender a demanda de Serra Talhada, também se torne um polo de referência para os demais municípios da região. Ainda mais, com a capacitação contínua dos profissionais do SUS, o novo serviço promete ser um exemplo de excelência em saúde.
O deputado estadual Luciano Duque considerou que a ampliação na saúde mostra o compromisso da gestão estadual em garantir acesso a todos os pernambucanos pelo SUS.
“É a possibilidade de salvar vidas por não ter mais que transferir pacientes. Com isso, a governadora Raquel Lyra está fortalecendo a saúde pública do interior do Pernambuco”, disse.
O Hospital Eduardo Campos é referência em cardiologia para realização de procedimentos de hemodinâmica, em Neurologia. No Tratamento de Guillain Barret com imunoglobulina, no Tratamento de AVC com trombolítico e traumato-ortopedia, tudo pelo SUS. A unidade também é referência para todos os traumas e especialidades ortopédicas como mão, ombro e tornozelo com colocação de órteses especializadas.
Além dos serviços, o HEC foi pioneiro na realização de diversos procedimentos no Sertão do Estado. Por exemplo, drenagens percutâneas guiadas por tomografia; implantação do código AVC como parte importante do atendimento aos pacientes neurológicos, recebendo a certificação da iniciativa Angels na categoria Platinum. Foi também o primeiro no estado de Pernambuco pela SUS na instalação de PAI - Pressão arterial invasiva; PIC LINE, e Curativo a Vácuo (procedimento que melhora consideravelmente o tratamento de feridas). Além disso, também realizou a primeira captação de órgãos no Sertão do Estado.
Por fim, acompanharam a agenda os deputados estaduais Doriel Barros e Kaio Maniçoba; o secretário Hercílio Mamede (Casa Militar); o presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), André Teixeira Filho; a diretora do Hospital Eduardo Campos, Patrícia Queiroz. Também esteve presente a diretora Geral de Assistência Médica a Saúde do Estado, Adriana Bezerra. Os prefeitos Pedro Pilota (Itaíba); Gilberto Ribeiro (Flores); Ismael Quintino (Santa Cruz da Baixa Verde); George Sidney (Granito); Catharina Garziera (Lagoa Grande); Galego de Nanai (Cabrobó) também marcaram presença.
3
14:02, 13 Fev
26
°c
Fonte: OpenWeather
Festa tem início às 19h com atrações musicais e culturais distribuídas entre os polos Saramandaia, Sítio Histórico e Três Ladeiras.
Entre os dias 30 de abril e 3 de maio, a cidade será palco de quatro dias de pura emoção, com shows de artistas renomados do forró e da música nordestina.
Nesta edição, o Governo de Pernambuco está investindo o valor recorde de R$ 87,2 milhões, garantindo mais tranquilidade aos foliões.
mais notícias
+