A atividade em diversas áreas do Estado, revela que a governadora demonstra uma política de infraestrutura integrada e contínua, que vai muito além de anúncios pontuais.
05 de dezembro de 2025 às 09:06 - Atualizado às 09:24
Raquel Lyra, governadora de Pernambuco. Foto: Hesiodo Góes
A gestão da governadora Raquel Lyra (PSD) tem atuado com firmeza na recuperação e retomada de obras estruturantes que estavam paralisadas ou esquecidas ao longo dos últimos anos no Estado. O avanço do Arco Metropolitano se soma a um conjunto de intervenções estratégicas que reforçam o compromisso do Governo com a melhoria da mobilidade, da integração regional e da infraestrutura logística de Pernambuco. O que antes eram trechos críticos e abandonados, agora recebem atenção efetiva.
Além do Arco, destaca-se a presença do Governo nas obras do Ramal da Arena e na Via Metropolitana Norte, em Olinda, um corredor fundamental para desafogar o trânsito e melhorar o acesso no entorno do Canal do Fragoso - que também está sendo concluído. Além disso, a requalificação da PE-15, outra via essencial para a Região Metropolitana do Recife, traz benefícios direto para quem circula diariamente entre Olinda, Paulista e Recife. Já na região Sul do Estado, existem obras importantes na PE-60, reforçando a prioridade dada às rotas turísticas e de desenvolvimento do Litoral Sul.
O pacote inclui ainda a recuperação da PE-027, a Estrada de Aldeia, atendendo a uma demanda histórica dos moradores da região. Ao resgatar obras estruturantes em diferentes áreas do Estado, a governadora demonstra uma política de infraestrutura integrada e contínua, que vai muito além de anúncios pontuais. É uma gestão que está devolvendo segurança viária, reduzindo gargalos, impulsionando a economia e entregando resultados concretos para a população de todas as regiões.
Arco Metropolitano
A governadora Raquel Lyra (PSD), através de suas redes sociais, na quinta-feira (4), que no próximo dia 12 de dezembro, assinará a ordem de serviço para o início das obras do Segmento 2 do Lote 2 do Arco Viário Metropolitano (AVM), corredor estratégico que ligará o entroncamento da BR-232, em Moreno, ao entroncamento com a BR-101, no Cabo de Santo Agostinho. O trecho, com 25,32 quilômetros de extensão, é uma das intervenções viárias mais importantes das últimas décadas em Pernambuco.
O Arco Metropolitano tem como principal objetivo reorganizar a circulação na Região Metropolitana do Recife (RMR), desafogando a BR-101, atualmente saturada pelo intenso fluxo de veículos, e preparando Pernambuco para se consolidar como hub logístico do Nordeste. As obras, que fazem parte do programa PE na Estrada, representam um investimento estimado de R$ 632 milhões.
2
3
4
02:09, 13 Fev
24
°c
Fonte: OpenWeather
De acordo com o comunicado, a atuação do Vórtice Ciclônico em Altos Níveis, em associação com a confluência dos ventos em baixos níveis é o responsável pela condição climática.
Ações de segurança viária serão intensificadas até o final da quarta-feira (18), para coibir comportamentos imprudentes e proporcionar mais segurança a quem vai viajar nessa época.
Quando o recurso do pagamento for próprio do município será até 30 dias úteis e quando da União ou Estado pode chegar até 60 dias úteis.
mais notícias
+