Pernambuco, 25 de Outubro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Raquel Lyra entrega 5,9 mil pistolas, 6,7 mil algemas, 217 tablets e 18 drones à segurança pública

O pacote de R$ 15 milhões em investimentos na segurança pública faz parte do programa Juntos pela Segurança.

Fernanda Diniz

08 de setembro de 2025 às 13:18   - Atualizado às 13:32

Governadora Raquel Lyra.

Governadora Raquel Lyra. Foto: Miva Filho/Secom

A governadora Raquel Lyra entregou, nesta segunda-feira, 8 de setembro, mais um importante pacote de R$ 15 milhões em investimentos de segurança pública dentro do programa Juntos pela Segurança.

Durante solenidade no Palácio do Campo das Princesas, foram entregues 5.923 pistolas Glock calibre 9 milímetros, 6.700 algemas, 18 drones, 217 tablets e um veículo de transporte de cães para operações da Polícia Civil.

O objetivo é fortalecer a atuação das forças de segurança em todas as regiões do Estado, ampliando a capacidade operacional e garantindo mais eficiência no combate à criminalidade.

“Estamos entregando equipamentos com tecnologia e armamentos de alta precisão, para que a gente garanta mais segurança pública no Estado. Passou o tempo em que as forças de segurança recebiam os equipamentos que não eram atualizados, o que não garantia a melhor precisão nem execução das tarefas policiais. Os novos equipamentos permitem que o policial proteja a sociedade, mas volte para casa com segurança, além de garantir não só o combate à criminalidade, mas também as investigações necessárias”, destacou a governadora Raquel Lyra.

De acordo com o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, os equipamentos serão distribuídos por todo o Estado.

Veja Também

“Desde o início da gestão, foi tomada a decisão estratégica de não só recompletar o efetivo das forças policiais, mas principalmente dar melhores condições de trabalho a policiais e bombeiros que todos os dias saem de casa e arriscam suas vidas para proteger a sociedade pernambucana. Tudo isso sintetiza a atenção que o Governo de Pernambuco dá à segurança”, afirmou o secretário.

O pacote também incluiu equipamentos considerados estratégicos para o dia a dia das forças policiais.

O comandante-geral da PMPE, coronel Ivanildo Torres, explicou que os equipamentos são reconhecidos pela confiabilidade e precisão, ampliando a eficácia das operações em diferentes cenários. 

"Hoje fazemos história com o recebimento desse material, que é de última geração. Tratamos aqui de pistolas do tipo Glock e armas curtas de utilização individual por todo o nosso efetivo. Também recebemos drones com câmera termal, que são fundamentais para o rastreamento de indivíduos em matas e área de caatinga no dia, mas especialmente à noite", disse o comandante-geral. 

Presente na entrega, o deputado federal Mendonça Filho afirmou que a iniciativa estadual é histórica.

"Reforço objetivo e determinado do Governo do Estado para garantir mais segurança à população. Esse é o caminho e está muito claro para os pernambucanos a prioridade dada pela gestão", disse. A deputada estadual e líder do Governo na Assembleia Legislativa de Pernambuco, Socorro Pimentel também enalteceu a entrega. “Por muito tempo, as forças policiais não tiveram equipamentos adequados, agora vão trabalhar com equipamentos de ponta para que possam assegurar a vida das pessoas e a sua própria vida", afirmou a deputada. 

Desde 2023, o Governo de Pernambuco já entregou uma série de equipamentos e reforços à segurança pública, entre eles: 16,9 mil coletes balísticos, 10.773 pistolas, 500 tasers, 15 mil instrumentos de menor potencial ofensivo, softwares de perícia, 136 veículos próprios e quase 2.900 viaturas operacionais locadas, ampliando em 23,5% a frota disponível.

Também participaram da cerimônia de entrega os deputados estaduais William Brígido, France Hacker, Izaías Regis e Joel da Harpa; os secretários estaduais Hercílio Mamede (Casa Militar), Juliana Gouveia (Mulher), Túlio Vilaça (Casa Civil) e Eduardo Vieira (Gabinete da Governadora); o vice-prefeito de Paulista, Felipe Andrade; delegado-geral da Polícia Civil, Renato Rocha; o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Francisco Cantarelli, e de Defesa Civil, coronel Clóvis Ramalho, o gerente-geral de Polícia Científica, Wagner Bezerra, e o superintendente da Polícia Rodoviária Federal em Pernambuco, Cleiton Medeiros.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

09:35, 25 Out

Imagem Clima

29

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Paulista oferece vacina Pneumo 20 para pessoas com 85 anos ou mais; saiba como se vacinar.
Imunização

Paulista oferece vacina Pneumo 20 para pessoas com 85 anos ou mais; saiba como se vacinar

A ampliação da oferta da Pneumo 20 para pessoas com 85 anos ou mais busca reforçar a proteção desse público contra doenças pneumocócicas.

Bombeiros em praia.
Situação

Bombeiros suspendem buscas por barraqueiro que desapareceu no mar de Boa Viagem, no Recife

Rafael Vitor Correia da Silva, de 28 anos, sumiu após ajudar a salvar uma turista que se afogava na praia; buscas serão retomadas neste domingo (25).

Muro construído na praia do Pontal de Maracaípe.
Processo

Justiça suspende novamente retirada de muro no Pontal de Maracaípe, em Ipojuca

Ibama confirmou a nova decisão judicial, mas informou que ainda não recebeu a sentença com os detalhes da determinação.

mais notícias

+

Newsletter