Pernambuco, 12 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Raquel Lyra comemora anúncio da Stellantis de produzir de carro elétrico em Goiana, após articulação

Para Pernambuco, a decisão representa novos empregos, mais desenvolvimento e o fortalecimento definitivo do polo automotivo de Goiana.

20 de novembro de 2025 às 18:49   - Atualizado em 21 de novembro de 2025 às 08:30

Raquel Lyra em evento da Stellantis, em Goiana

Raquel Lyra em evento da Stellantis, em Goiana Foto: Miva Filho/Secom

Pernambuco fará história ao se tornar o primeiro lugar do mundo a produzir veículos elétricos da Leapmotor fora da China, fruto da decisão anunciada neste sábado pela Stellantis, através do presidente da companhia para a América do Sul, Herlander Zola, durante o Salão do Automóvel de São Paulo. A operação será instalada na planta da montadora em Goiana, na Mata Norte, consolidando o Estado como protagonista global na eletrificação automotiva.

O resultado é fruto de dez meses de articulação liderada pela governadora Raquel Lyra (PSD), que, junto às equipes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Adepe, Porto de Suape e Secretaria da Fazenda, trabalhou para garantir condições logísticas, operacionais e tributárias capazes de atrair o investimento.

“Pernambuco celebra hoje uma importante virada para o seu desenvolvimento sendo o primeiro Estado do mundo a produzir veículos elétricos da Leapmotor fora da China. Construímos soluções junto a Stellantis durante meses para viabilizar as operações no nosso Estado. É uma conquista para a geração de emprego, renda e a sustentabilidade”, destacou a governadora Raquel Lyra.

A Leapmotor, especializada em veículos elétricos e híbridos, passa a integrar o portfólio global da Stellantis, que agora reúne 15 marcas e avança em sua estratégia de eletrificação. Para Pernambuco, a decisão representa novos empregos, mais desenvolvimento e o fortalecimento definitivo do polo automotivo de Goiana.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Guilherme Cavalcanti, a confirmação é uma conquista estratégica que acelera a modernização da indústria automotiva local.

Veja Também

“É uma vitória para Pernambuco e um movimento que aponta para o futuro. Construímos as condições para viabilizar essa operação aqui. Outros anúncios virão, mas este já é o principal, uma nova fábrica de carros elétricos integrada ao nosso polo automotivo de Goiana, criando empregos agora e garantindo mais desenvolvimento para o Estado”, afirmou o titular da pasta.

A implantação das operações será feita em três fases. Primeiro, veículos elétricos prontos serão importados por meio de uma nova linha regular entre a China e o Complexo de Suape. Em seguida, o Estado passará a receber conjuntos semimontados, permitindo que a montagem seja realizada integralmente em Goiana. Na etapa final, será instalada uma linha de produção dedicada aos modelos elétricos da Leapmotor na planta da Stellantis, consolidando a fabricação nacional no polo automotivo pernambucano.

O avanço também cria condições para a instalação de novos fornecedores e sistemistas, ampliando investimentos, estimulando a inovação e gerando empregos qualificados. Com a entrada definitiva na rota global da eletrificação automotiva, Pernambuco reforça seu polo industrial e se consolida como referência nacional na transição energética do setor.

A fábrica de Goiana, já reconhecida pela adoção de tecnologias limpas, passa agora a integrar uma nova fronteira tecnológica ao assumir papel central na estratégia mundial de uma das maiores montadoras do planeta.
 

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

19:01, 12 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Prefeita de Olinda, Mirella Almeida.
Decidido

Prefeita Mirella tem Lei aprovada para pagar artistas em até 30 ou 60 dias úteis após o carnaval

Quando o recurso do pagamento for próprio do município será até 30 dias úteis e quando da União ou Estado pode chegar até 60 dias úteis.

Desfile de carnaval.
Festa

Carnaval: confira blocos, polos e prévias nesta sexta (13) em Recife e Olinda

Os eventos acontecem desde o início da tarde e seguem até a madrugada, distribuídos por pontos estratégicos das duas cidades históricas de Pernambuco.

Vereadores de Olinda.
Entendimento

Câmara aprova projeto que garante pagamento dos cachês do carnaval entre 30 e 60 dias após a festa

O prazo se diferencia a depender de onde vai ser o recurso. Em até 30 dias úteis se for da União ou Estado e em até 60 dias úteis quando for recursos próprios do município

mais notícias

+

Newsletter