Pernambuco, 06 de Março de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Raquel Lyra afirma está monitorando as chuvas em Pernambuco: "trabalhando para garantir a segurança"

A governadora ainda reforça a importância de evitar áreas de risco e de seguir as orientações da Defesa Civil.

Fernanda Diniz

13 de janeiro de 2025 às 10:12   - Atualizado às 10:35

Governadora Raquel Lyra em comunicação com a imprensa.

Governadora Raquel Lyra em comunicação com a imprensa. Foto: Bruno Vila Nova

Na manhã desta segunda-feira, 13 de janeiro, A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), afirmou por meio das suas redes sociais que está atenta ao impacto das chuvas que vêm afetando a capital e diversas cidades do estado. Em uma publicação, a gestora afirmou que o governo está monitorando a situação e trabalhando para garantir a segurança da população pernambucana.

"Estamos atentas às chuvas no estado e trabalhando para garantir a segurança de todos. Nesse momento, é muito importante seguir as orientações da Defesa Civil e evitar áreas de risco. Em caso de emergência, liguem para o 199. Nossa prioridade é proteger vidas. Vamos juntos!", escreveu a governadora. 

A alerta para as chuvas foi emitido após um acumulado significativo de precipitações em várias regiões de Pernambuco, incluindo o Grande Recife, a Zona da Mata e o Sertão, onde diversas cidades enfrentaram alagamentos e transtornos. A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) emitiu um aviso de atenção para a Região Metropolitana do Recife e Zona da Mata Norte e Sul, destacando a previsão de continuidade das chuvas e alertando sobre possíveis impactos.

As autoridades reforçam a importância de evitar áreas de risco e de seguir as orientações da Defesa Civil. Para emergências, a população pode acionar o número 199.

Pontos de alagamento 

O Grande Recife, assim como cidades da Zona da Mata Norte e Sul, Agreste e Sertão, amanheceram nesta segunda-feira, 13 de janeiro, com chuvas moderadas a fortes em várias regiões. A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) emitiu um aviso meteorológico, informando que a Região Metropolitana do Recife (RMR) e a Zona da Mata estão em estado de atenção devido ao acumulado de chuvas nas últimas horas, com previsão de continuidade.

Veja Também

Na capital, diversos pontos já apresentam alagamentos. Nas primeiras horas da manhã, a Prefeitura do Recife emitiu um alerta à população, e que pontos estão sendo monitorados pelas autoridades. Com o histórico de alagamentos em dias de chuva, muitos pernambucanos enfrentam dificuldades logo no início do dia, com ruas alagadas e acúmulo de água, gerando transtornos para quem precisa se deslocar pela cidade.

Confira abaixo pontos que estão alagados segundo a CTTU: 

  • Avenida Norte Miguel Arraes de Alencar, ao lado da casa da indústria/SENAI
  • Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, próximo a DIVEPE e próximo a Nissan
  • Avenida Abdias de Carvalho, sentido Centro, no cruzamento com a Rua Delmiro Gouveia

Vale lembrar que a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife pode atualizar a relação a qualquer momento e adicionar mais pontos que esteja alagado. 

A população é orientada a seguir as recomendações da Defesa Civil para minimizar possíveis riscos.

Onde mais choveu nas últimas 72 horas 

  • Garanhuns: 211,54 mm (+370%)
  • Sertânia: 186,05 mm (+226%)
  • Bodocó: 169,76 mm (+62%)
  • Lati: 157,43 mm (+242%)
  • Lagoa do Ouro: 146,29 mm (+232%)
  • Angelim: 134,10 mm (+244%)
  • Terezinha: 131,04 mm (+198%)
  • Paranatama: 128,25 mm (+157%)
  • Solidão: 121,06 mm (+71%)
  • Iguaracy: 120,70 mm (+80%)
  • Recife: 118,70 mm (+14%)
  • Tabira: 110,43 mm (+67%)
  • Jucati: 110,03 mm (+134%)
  • Floresta: 100,13 mm (+3%)

Alerta da APAC para mais chuvas 

A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) emitiu, nesta segunda-feira, 13 de janeiro, um novo alerta sobre as condições climáticas no estado. Enquanto as Regiões Metropolitana do Recife, Zona da Mata Norte e Zona da Mata Sul estão em estado de atenção devido às chuvas moderadas a fortes que persistem desde a madrugada, outras áreas, como o Sertão do São Francisco, Sertão de Pernambuco e Agreste, foram colocadas em estado de observação.

O aviso meteorológico da Apac é válido até o final desta segunda-feira (13), podendo ser atualizado conforme o comportamento climático nas próximas horas.

 

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

08:00, 06 Mar

Imagem Clima

28

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Cantor Roberto Carlos.
Apresentação

Roberto Carlos é confirmado no São João de Caruaru 2026 e fará show no Dia dos Namorados

O palco escolhido para o espetáculo será o Pátio de Eventos Luiz Gonzaga. O espaço funciona como o centro das grandes apresentações do evento.

Raquel Lyra segurando bandeira de Pernambuco.
Iniciativa

Raquel Lyra lança projeto com releitura do Hino de Pernambuco em ritmos da cultura local

Os cantores Petrúcio Amorim e Nena Queiroga apresentou as novas versões da obra.

Felipe Andrade confirma permanência no PSD e anuncia pré-candidatura a deputado estadual.
Eleição

Vice-prefeito de Paulista, Felipe Andrade, confirma pré-candidatura a deputado estadual pelo PSD

O pré-candidato é o atual presidente do PSD em Paulista e foi coordenador, no município, da campanha vitoriosa de Raquel Lyra nas eleições de 2022.

mais notícias

+

Newsletter