Pernambuco, 28 de Março de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Ramal da Arena: explosão de rochas é adiada para este domingo (29) por conta das chuvas

Esta é a quarta detonação para as obras de drenagem do local e abrange um trecho final com cerca de 100 metros de extensão.

Ricardo Lélis

28 de março de 2026 às 19:00   - Atualizado às 19:00

Obra do trecho final do Ramal da Arena, em Camaragibe.

Obra do trecho final do Ramal da Arena, em Camaragibe. Foto: Divulgação

Por conta das fortes chuvas durante a madrugada, foi adiado o último de uma sequência de quatro desmontes de rochas necessários para conclusão das obras de drenagem do Ramal da Arena, importante obra viária da Região Metropolitana do Recife.

Agora a operação está prevista para iniciar às 14h do domingo (29), com detonação de 425 quilos de explosivos marcada para as 16h.

Um esquema sob a coordenação do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh), foi montado para viabilizar a detonação com segurança.

A operação abrange um raio de 150 metros do local das rochas. Uma empresa especializada realizará o serviço, que utilizará 425 quilos de explosivos, 200 quilos a menos do que na última detonação, realizada em 21 de março, quando parte das rochas foi removida.

A empresa executante recebeu autorização do Exército Brasileiro e terá o apoio da Prefeitura de Camaragibe no isolamento da área e na organização do trânsito do bairro de Timbi, onde ocorrerá o desmonte da rocha.

Veja Também

Equipes da Seduh PE iniciaram em fevereiro trabalho junto à  população do entorno, informando sobre as medidas de segurança adotadas e a necessidade de desocupação dos imóveis localizados num raio de 100 metros da detonação.

Já as residências e comércio existentes na faixa de 50 metros restantes não precisarão ser desocupados, mas as pessoas devem permanecer dentro dos imóveis até o final da operação. Para garantir a segurança da população, a Seduh PE utilizará drones para monitorar a movimentação nas ruas.

Esta é a quarta detonação de rochas para as obras de drenagem do Ramal da Arena e abrange um trecho final com cerca de 100 metros de extensão. As duas primeiras ocorreram em 2025 e a terceira no dia 21 de março.

“Estamos trabalhando para que ocorra a remoção total das rochas, permitindo a conclusão da obra de drenagem, de forma segura para a população”, afirma Francisco Sena, secretário executivo de Desenvolvimento Urbano da Seduh PE.

O Ramal da Arena

O Ramal da Arena liga a BR 408 à Av. Belmino Correia, no Centro de Camaragibe (Região Metropolitana do Recife), e é uma das obras remanescentes da Copa do Mundo de 2014. É um corredor viário estratégico de cerca de 4 km de extensão, que conecta a PE-408, na entrada da Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata, à PE-005, em Camaragibe (Av Belmino Correia), na altura do Terminal Integrado do município.

As obras fazem parte de um pacote de intervenções urbanísticas coordenadas pela Seduh-PE e têm como objetivo melhorar a mobilidade da região, beneficiando diretamente a população de Camaragibe,  São Lourenço da Mata, Recife e toda região metropolitana. 

Todas as intervenções estavam paradas desde a época da Copa do Mundo de 2014, quando deveriam ter sido entregues, e agora estão em processo de conclusão pelo Governo do Estado.

O serviço foi dividido em etapas, com investimentos que somam R$ 66,2 milhões. Além da drenagem, abrange a recuperação e ampliação viária, sinalização e iluminação pública.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

20:53, 28 Mar

Imagem Clima

28

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Isaac Silva é Pastor auxiliar na Assembleia de Deus em Recife (IEADPE)
IEADPE

Pastor da Assembleia de Deus de Pernambuco convoca fiéis ao voto consciente: "Omissão é pecado"

Em declaração contundente nas redes sociais, líder da IEADPE associa crise política à ausência da igreja e prega influência de valores bíblicos.

Aeroporto Internacional do Recife.
Serviço

Governo Raquel Lyra e Latam anunciam início da venda de passagens aéreas para rota Recife-Petrolina

Serão utilizadas aeronaves Airbus da família A320, com capacidade entre 144 e 174 passageiros.

Parque não é negócio
Contraste

"Parque não é negócio": Arte e denúncia expõem as feridas da gestão privada no Recife

Projeto "Viva sem concessão" revela como publicidade massiva, vigilância facial e elitização do comércio sufocam a vocação pública do Parque da Jaqueira.

mais notícias

+

Newsletter