CNH Foto Montagem/Portal de Prefeitura
O deputado estadual Romero Albuquerque apresentou um Projeto de Lei (2718/2025) que altera a Lei nº 13.369/2007, responsável por instituir o Programa Popular de Formação, Qualificação e Habilitação Profissional de Condutores de Veículos Automotores no Estado de Pernambuco. A proposta amplia significativamente o acesso à gratuidade da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Entre as mudanças propostas, está a ampliação do prazo para que ex-alunos da rede pública estadual possam usufruir do benefício. Hoje, o programa contempla apenas aqueles que concluíram o ensino médio no ano anterior à inscrição. Com o projeto de Romero, esse prazo passa a ser de até três anos, oferecendo mais flexibilidade para jovens que enfrentam dificuldades de inserção imediata no mercado de trabalho ou no ensino superior.
Outro ponto de destaque é a inclusão dos estudantes dos cursos de Licenciatura entre os beneficiários do programa. A medida reconhece a importância da formação de professores e facilita o deslocamento desses estudantes para estágios e demais atividades acadêmicas, promovendo a valorização da educação e fortalecendo a formação docente no estado.
A iniciativa reforça a democratização do acesso à habilitação profissional, será capaz de promover a empregabilidade, o desenvolvimento regional e melhores condições de vida para milhares de pernambucanos.
O programa CHN Rural é voltado a pessoas registradas como agricultores familiares. Ao participar do programa, eles têm acesso às aulas da auto-escola de forma gratuita e não precisam pagar as taxas para tirar a primeira habilitação ou para trocarem de categoria.
2
20:40, 13 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
Para o vice-prefeito de Paulista, o momento simboliza mais do que uma agenda institucional.
A discrepância chama atenção e tem gerado comentários frequentes nas redes sociais, sobretudo entre condutores que cruzam as divisas estaduais com frequência.
Além de representar um reconhecimento histórico, a medida abre oportunidades para captar recursos públicos e privados, fortalecendo ainda mais o Carnaval do estado
mais notícias
+