A irregularidade coloca em risco a vida no trânsito, por comprometer a suspensão e sistema de freios do veículo, aumentando a chance de sinistros e tombamento.
27 de janeiro de 2025 às 14:41 - Atualizado às 14:49
PRF rercolhe caminhão com mais de 30 toneladas de grãos Foto: PRF/reprodução
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) recolheu, no último domingo, 26 de janeiro, um caminhão que transportava grãos de milho com mais de 30 toneladas de excesso de peso. O flagrante ocorreu na BR-423, no município de Paranatama, em Pernambuco.
Durante uma fiscalização, foi dada a ordem de parada a um caminhão trator, carregado de grãos de milho. Após solicitar os documentos fiscais e peso total da carga, a equipe constatou cerca de 31,2 toneladas de excesso, além de 25,2 toneladas na Carga Máxima Tracionada (CMT). A mercadoria seguia de Araguaína/TO com destino a Garanhuns/PE.
A proprietária do veículo, juntamente com a empresa e o próprio motorista, podem ser responsabilizados pelo transporte de milho com sobrepeso. O caminhão e a carga foram recolhidos e encaminhados para o pátio da PRF em Garanhuns, para a regularização do peso por meio do transbordo da carga.
O excesso de peso coloca em risco a vida no trânsito, por comprometer a suspensão e sistema de freios do veículo, aumentando a chance de sinistros e tombamento, além de provocar dano ao pavimento das vias por meio do desgaste precoce.
Em todo o Brasil, no ano de 2024, a Polícia Rodoviária Federal PRF apreendeu mais de 850 toneladas de drogas, na sua maioria maconha e cocaína. A quantidade das duas drogas apreendidas representa elevação de 21,29% em relação a 2023 (700,34 toneladas).
Além de maconha e cocaína, a PRF retirou de circulação 1,63 tonelada de crack e mais de 859 mil unidades de anfetamina, maior índice de apreensão dessa droga na história.
As apreensões de maconha representam o maior volume dentre os ilícitos apreendidos nas BRs. O entorpecente soma 808 toneladas, 23,23% a mais do que em 2023.
Os estados do Paraná (276,71 toneladas) e do Mato Grosso do Sul (257,83 toneladas) lideram o ranking das apreensões.
A alta nos números, pelo segundo ano consecutivo, se explica por diversas razões, entre elas o modelo de fiscalização, com a análise de risco orientada pela inteligência, o monitoramento constante das principais rotas e a integração com outras forças de segurança federais e estaduais.
2
06:02, 14 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
Após a agenda, a governadora destacou que o investimento reforça o desenvolvimento econômico de Pernambuco, impulsionando a inovação e gerando empregos.
O Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE) ameaçou paralisar as atividades durante a passagem do bloco, mas decidiram em Assembleia manter os serviços.
Para o vice-prefeito de Paulista, o momento simboliza mais do que uma agenda institucional.
mais notícias
+