Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Presidente da ACS/PE participa de solenidade pelos 200 anos da PMPE

O evento aconteceu na tarde da quarta-feira, 11 de junho, no Recife.

Fernanda Diniz

12 de junho de 2025 às 15:59   - Atualizado às 16:15

Presidente da ACS-PE, Luiz Torres.

Presidente da ACS-PE, Luiz Torres. Foto: Divulgação

Na quarta-feira, 11 de junho, o presidente da Associação de Cabos e Soldados de Pernambuco (ACS/PE), Luiz Torres, esteve presente à solenidade comemorativa ao bicentenário da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE), a convite do Comandante-Geral, coronel Ivanildo Torres. Na ocasião, reafirmou o compromisso da entidade com a valorização da tropa.

A ACS/PE parabenizou a Polícia Militar de Pernambuco pelos seus 200 anos de relevantes serviços prestados à sociedade. A associação reforça que trata-se de uma trajetória marcada pela bravura de homens e mulheres que, diariamente, se dedicam à segurança da população pernambucana.

Veja vídeo:

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Solenidade 200 anos PMPE 

A governadora Raquel Lyra comandou, nesta quarta-feira (11), a cerimônia oficial que marcou os 200 anos da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE), realizada no auditório do Recife Expo Center, centro da capital pernambucana. A solenidade celebrou a história da Corporação, uma das mais antigas do país, e homenageou lideranças civis e militares com a Medalha Comemorativa dos 200 anos, instituída pela própria governadora. Acompanhada da vice-governadora Priscila Krause, a gestora reafirmou o compromisso do Governo de Pernambuco com o fortalecimento das forças de segurança. 

“A Polícia Militar de Pernambuco completa 200 anos, e é com muita honra que eu celebro uma solenidade a todos aqueles que dedicaram e dedicam a sua vida e energia a defender o nosso Estado e caminhar para que ele sempre seja mais seguro. O Governo de Pernambuco tem se dedicado, através do programa Juntos pela Segurança, à reestruturação das nossas forças operacionais, especialmente a Polícia Militar. Isso tem a ver também com o nosso concurso público, no qual somente hoje temos quase 3 mil homens e mulheres sendo formados como praças e oficiais do Estado”, destacou a governadora Raquel Lyra. 

Veja Também

Foram agraciadas 245 lideranças com as medalhas durante a solenidade.

A cerimônia contou com um desfile simbólico reunindo cerca de 890 integrantes da PMPE, entre efetivos operacionais e alunos dos cursos de formação, além da cavalaria e viaturas.

O comandante-geral da Corporação, coronel Ivanildo Torres, também reforçou o simbolismo da data e as mudanças promovidas pelo Executivo estadual. 

“São 200 anos de luta e serviço para o Estado. Ao mesmo tempo seguimos renovando com a sociedade pernambucana nossa grande e maior missão, que é servir e proteger. Recentemente, nossa governadora Raquel Lyra anunciou novos batalhões. O último batalhão construído e entregue pelo Estado à PM remonta de 1994, portanto, 30 anos atrás, praticamente. Nós temos investimentos em equipamentos, novas armas, novos equipamentos não letais, viaturas novas, com ampliação da nossa frota. Isso tudo gera eficiência, de modo que estamos há 13 meses com redução dos crimes violentos contra a vida”, declarou o coronel. 

Desde o início da gestão, o Governo de Pernambuco já destinou mais de R$ 35 milhões exclusivamente para a reestruturação da PMPE. Os recursos contemplam aquisição de armamentos, munições, coletes balísticos, uniformes, viaturas e outros equipamentos essenciais.

Em paralelo, foram ampliados os investimentos em formação: atualmente, mais de 300 alunos integram o Curso de Formação de Oficiais, enquanto cerca de 2.400 participam do Curso de Formação de Praças.

O secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, reforçou o caráter estratégico dessas medidas.

“Celebrar os 200 anos da PMPE é reconhecer o valor histórico dessa instituição e, ao mesmo tempo, reforçar nosso compromisso com o futuro da segurança pública em Pernambuco. Os investimentos que estamos realizando são estruturantes e visam garantir melhores condições de trabalho aos nossos policiais e mais segurança para a população”, destacou o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho.

Além das ações já em curso, o Governo lançou editais de licitação para construção de oito novas sedes operacionais – quatro da Polícia Militar e quatro do Corpo de Bombeiros, e enviou à Assembleia Legislativa o projeto de lei que cria cinco novos batalhões da PMPE em diferentes regiões do Estado. A expansão é parte de uma política contínua de descentralização e fortalecimento da presença do Estado nos territórios.

Estiveram presentes na cerimônia o delegado-geral da Polícia Civil de Pernambuco, Renato Rocha, o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco, coronel Cantarelli, e o secretário-executivo de Defesa Civil, Clóvis Ramalho. Representando o Exército Brasileiro, compareceram o Comandante Militar do Nordeste, Maurílio Miranda Netto Ribeiro, e o Comandante do 2º Comando Aéreo Regional, Marcelo Lobão Schiavo; além do superintendente da PRF em Pernambuco, Alexandre Luiz Rodrigues. Já representando o judiciário, participaram o vice-presidente do TJPE, desembargador Fausto Campos, o presidente do TRT 6ª Região, desembargador Ruy Salathiel, o presidente do TRE-PE, desembargador Cândido José da Fonte, o presidente do TRF 5ª Região, desembargador Francisco Roberto Machado e o procurador-geral de Justiça de Pernambuco (MPPE), José Paulo Xavier. 

 

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

22:08, 13 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Raquel Lyra e Lula visitam expansão da fábrica da Aché.
Compromisso

Raquel Lyra e Lula visitam expansão da fábrica da Aché que vai fornecer remédios ao SUS

Após a agenda, a governadora destacou que o investimento reforça o desenvolvimento econômico de Pernambuco, impulsionando a inovação e gerando empregos.

Metrô do Recife.
Disponível

Metrô do Recife: foliões terão opção funcionando no dia do Galo da Madrugada; veja horários

O Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE) ameaçou paralisar as atividades durante a passagem do bloco, mas decidiram em Assembleia manter os serviços.

Abertura do Carnaval de Olinda.
Folia

Felipe Andrade participa, ao lado de Raquel Lyra, da abertura do Carnaval de Olinda

Para o vice-prefeito de Paulista, o momento simboliza mais do que uma agenda institucional.

mais notícias

+

Newsletter