Agente da PCPE tentando abrir portão. Foto: PCPE/Divulgação
A Polícia Civil de Pernambuco cumpriu, na última quinta-feira, 20 de fevereiro, cinco mandados de prisão e seis de busca e apreensão contra uma organização criminosa especializada em roubo, receptação e comércio ilegal de armas de fogo.
A ação faz parte da 7ª Operação de Repressão Qualificada do ano, denominada "SAFE ROAD", e ocorreu no âmbito da Operação DIVISA, sob a coordenação da Diretoria Integrada do Interior I (DINTER I).
A polícia identificou os alvos após meses de apuração, que começou em junho do ano passado. As investigações levaram à expedição dos mandados pela Segunda Vara Criminal da Comarca de Santa Cruz do Capibaribe.
Cerca de 50 policiais civis, incluindo delegados, agentes e escrivães, participaram da ofensiva, sob comando do delegado Ighor Nogueira, titular da 17ª Delegacia Seccional (17ª DESEC).
A operação teve apoio do 1º Batalhão Integrado Especializado (1º BIESP/PMPE), do Instituto de Criminalística (IC/GGPOC) e da Polícia Civil da Paraíba (PCPB).
Forças de Segurança de Pernambuco e Bahia finalizaram a Operação Vale do São Francisco Seguro, realizada entre os dias 13 e 15 de fevereiro.
As ações ocorreram no limite entre as cidades de Petrolina e Juazeiro, a operação resultou em números positivos de combate à violência.
No período, a polícia efetuou 55 prisões, das quais 20 em flagrante, encaminhou 57 pessoas às delegacias, registrou 23 TCOs e cumpriu 5 mandados de busca e apreensão.
Para além das prisões e cumprimentos de mandados, as Forças de Segurança de Pernambuco e da Bahia realizaram ainda, de forma conjunta, a autuação de 135 veículos; a apreensão de 43 veículos e a recuperação de 2 veículos roubados; a recuperação de 13 celulares; e a apreensão de 17 armas.
A polícia também apreendeu entorpecentes como maconha, cocaína e crack, retirando-os de circulação.
No total, a SDS-PE e a SSP-BA empregaram 1.347 servidores em uma ação conjunta ostensiva e preventiva para reforçar a operação e reduzir crimes como:
Policiais militares, civis, bombeiros militares e integrantes da Polícia Científica atuaram de maneira integrada na mega-operação.
A ação contou ainda com o reforço de órgãos de inteligência, do poder Judiciário, do sistema penal, das guardas municipais e do Ministério Público.
O Grupamento Tático Aéreo (GTA) também atuou na operação.
A polícia abrangeu toda a região no limite entre as duas cidades vizinhas, ampliando o efetivo e intensificando o patrulhamento em diversos bairros.
A secretária-executiva de Defesa Social, Dominique de Castro Oliveira, lembrou que a iniciativa vem reduzindo a criminalidade por nove meses consecutivos.
O plano também prevê a integração da segurança pública em todos os níveis, por meio de ações executadas junto aos municípios pernambucanos e outras secretarias estaduais.
2
18:48, 13 Fev
26
°c
Fonte: OpenWeather
Além de representar um reconhecimento histórico, a medida abre oportunidades para captar recursos públicos e privados, fortalecendo ainda mais o Carnaval do estado
Enquanto Olinda e Recife entram em clima de festa com blocos, maracatus e multidões, nem todos querem se misturar à folia.
Em mais um dia de festa, a programação destaca artistas que transitam entre breggae, funk e pop, garantindo diversidade musical e momentos de interação com o público.
mais notícias
+