Operação da Polícia Federal. Foto: Divulgação/PF
A Polícia Federal, através da Superintendência Regional da PF em Pernambuco, deflagrou, na manhã desta terça-feira, 25 de novembro, a Operação Chiado, que investiga esquema de fraudes a concursos públicos.
Estão sendo cumpridos 10 (dez) Mandados de Busca e Apreensão, expedidos pelo Juízo da 4ª Vara Federal da Seção Judiciária de Pernambuco, nos Estados de Pernambuco, Rio Grande do Norte e Alagoas. As medidas têm como objetivo coletar elementos de prova relacionados à investigação em curso.
Os investigados devem responder pelos crimes de participação em organização criminosa e de fraudes em certames de interesse público, previstos respectivamente no art. 2º da Lei nº 12.850/2013 e no art. 311-A do Código Penal.
Um candidato foi preso neste domingo, 9 de novembro, em Juazeiro do Norte, no Ceará, durante o primeiro dia de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025, após ser flagrado com um celular não declarado e um rascunho com trechos digitalizados que poderiam ser usados na redação.
De acordo com informações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o participante havia sido autorizado a entrar na sala de prova depois de apresentar justificativa para portar um dispositivo médico, mesmo após o acionamento do detector de metais.
No entanto, próximo ao término da prova, fiscais de aplicação perceberam comportamento suspeito e identificaram o uso de um aparelho celular escondido, o que viola as regras do exame.
Após a abordagem, a equipe de fiscalização encontrou também um rascunho contendo trechos digitalizados relacionados ao tema da redação.
Segundo a Polícia Federal, o candidato foi indiciado com base nos artigos 311-A, inciso III, e 171, § 3º c/c Art. 14, II, do Código Penal (Decreto-Lei 2.848/1940), podendo responder pelos crimes de fraude em certame público e tentativa de estelionato.
3
4
09:52, 13 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
Os índices elevados podem provocar aumento no nível de rios e canais, além de alagamentos em áreas mais vulneráveis.
De acordo com o comunicado, a atuação do Vórtice Ciclônico em Altos Níveis, em associação com a confluência dos ventos em baixos níveis é o responsável pela condição climática.
Ações de segurança viária serão intensificadas até o final da quarta-feira (18), para coibir comportamentos imprudentes e proporcionar mais segurança a quem vai viajar nessa época.
mais notícias
+