As investigações apontaram a alteração do curso natural do riacho e a supressão de 0,26 hectares de vegetação nativa, configurando intervenção ilegal em Área de Proteção Permanente.
Operação conjunta que localizou desvio de rio e desmatamento. Foto: Divulgação
A Operação Policial Ambiental Diversitas, desencadeada por requisição do Ministério Público Estadual de Pernambuco (MPPE), visou coibir crimes ambientais em uma área protegida próxima à Estrada da Mumbeca, no quilômetro 7,7. A operação foi fundamentada por denúncias da Nota Técnica e da Denúncia APA Aldeia Beberibe, que indicaram desvio do curso do Rio Riacho da Mina, ligado ao Rio Paratibe, e desmatamento da Mata Atlântica.
As investigações apontaram a alteração do curso natural do riacho e a supressão de 0,26 hectares de vegetação nativa, configurando intervenção ilegal em Área de Proteção Permanente (APP). A denúncia incluía também construções irregulares já consolidadas e em andamento na região.
O inquérito foi iniciado pela Delegacia de Polícia do Meio Ambiente (DEPOMA) em 6 de novembro de 2024, após o registro de Boletim de Ocorrência. Uma reunião virtual, liderada pela autoridade policial da DEPOMA e o promotor de Justiça Sérgio Souto, definiu as ações para a operação, que ocorreu em 12 de novembro de 2024.
Participaram da ação a CPRH, a Brigada Ambiental (SMAS), a SECOM da Prefeitura do Recife, o CIPOMA/PM/PE e peritos do ICPAS, sob o comando da DEPOMA.
A operação foi direcionada a dois alvos principais:
Alteração do curso do Rio Riacho da Mina
Supressão de vegetação nativa da Mata Atlântica
Durante a ação, nove pessoas foram conduzidas para prestar depoimento na DEPOMA, sendo oito homens e uma mulher. Os locais inspecionados incluíram:
Os trabalhos prosseguem com análise técnica e depoimentos, enquanto os responsáveis pelas irregularidades podem responder por crimes ambientais, incluindo desmatamento e intervenção ilegal em APP.
2
4
01:35, 24 Ago
26
°c
Fonte: OpenWeather
Corpo de Bombeiros mobilizou seis viaturas para controlar as chamas, que ficaram concentradas em um equipamento da fábrica.
Corpo de Bombeiros enviou seis viaturas ao local e informou que as chamas ficaram restritas a um maquinário do empreendimento.
Maria Nelma Carvalho e Matheus Martins assumem as secretarias com a proposta de dar continuidade às ações da gestão municipal.
mais notícias
+