Pernambuco, 30 de Outubro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Simplex/CBN: mais de 60% dos eleitores ainda não sabem em quem votar para o Senado em Pernambuco

Levantamento mostra que 64,7% dos eleitores permanecem indecisos no cenário espontâneo; nos cenários estimulados, percentual varia entre 30,3% e 32,5%.

Portal de Prefeitura

21 de julho de 2026 às 13:31   - Atualizado às 13:52

Pesquisa Simplex Senado em Pernambuco

Pesquisa Simplex Senado em Pernambuco Foto: Arte/Portal de Prefeitura

A disputa pelas vagas de Pernambuco no Senado Federal ainda está longe de estar definida. É o que aponta a pesquisa do Instituto Simplex, divulgada nesta terça-feira (21) em parceria com a CBN Recife e o Blog do Elielson. Embora o levantamento apresente nomes à frente nos cenários testados, o principal destaque é o elevado número de eleitores que ainda não decidiram em quem votar.

No cenário espontâneo, quando os entrevistados respondem sem receber uma lista de candidatos, 64,7% afirmaram não saber em quem votar ou preferiram não responder. Outros 16% disseram que pretendem votar em branco, anular o voto ou não escolher nenhum candidato.

Os números indicam que apenas uma parcela reduzida do eleitorado já possui uma preferência consolidada para a disputa ao Senado, cenário que ainda pode sofrer mudanças até o período eleitoral.

Cenário espontâneo

Entre os eleitores que citaram espontaneamente um nome para o Senado, os percentuais foram:

  • Marília Arraes – 6,1%
  • Humberto Costa – 4,7%
  • Miguel Coelho – 3,2%
  • Eduardo da Fonte – 2,2%
  • Túlio Gadêlha – 1,3%
  • Outros nomes – 1,8%
  • Branco, nulo ou nenhum – 16%
  • Não sabe/Não respondeu – 64,7%

O resultado evidencia que a maioria dos pernambucanos ainda não tem um candidato definido quando não recebe opções de resposta.

Veja Também

Indecisos também passam de 30% no cenário estimulado

Mesmo quando os nomes dos possíveis candidatos são apresentados aos entrevistados, o percentual de eleitores sem definição continua elevado.

No primeiro cenário estimulado, 30,3% disseram não saber ou preferiram não responder. Já no segundo cenário, esse índice sobe para 32,5%.

Além disso, aproximadamente um quarto dos entrevistados declarou intenção de votar em branco, nulo ou em nenhum dos candidatos apresentados.

Lideranças variam, mas disputa permanece aberta

Nos cenários estimulados, a ex-deputada federal Marília Arraes aparece na liderança, enquanto o senador Humberto Costa ocupa a segunda colocação. A terceira posição varia conforme o nome apresentado pela federação União Progressista, alternando entre Eduardo da Fonte e Miguel Coelho.

Apesar desse desempenho, o alto número de indecisos mostra que o eleitorado ainda não consolidou suas escolhas, mantendo a corrida ao Senado em aberto.

Especialistas em comportamento eleitoral costumam considerar que levantamentos com elevados índices de eleitores sem definição indicam maior possibilidade de mudanças ao longo da pré-campanha, especialmente com o avanço das alianças partidárias, da exposição dos candidatos e do início da propaganda eleitoral.

Metodologia

A pesquisa do Instituto Simplex ouviu 1.067 eleitores em Pernambuco entre os dias 15 e 20 de julho de 2026.

O levantamento possui margem de erro de três pontos percentuais, para mais ou para menos, nível de confiança de 95% e está registrado na Justiça Eleitoral sob o número PE-03323/2026.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

22:48, 30 Out

Imagem Clima

27

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Projeto Carreta Cuidar chega ao Recife.
Iniciativa

Recife recebe projeto gratuito com avaliações físicas e orientações de saúde na Macaxeira

Carreta Cuidar funcionará de 3 a 13 de novembro, no Parque Urbano da Macaxeira, com atendimentos gratuitos, atividades físicas e ações educativas.

Colisão entre moto e caminhão.
Ocorrência

Colisão entre moto e caminhão deixa duas pessoas feridas na BR-101, no Recife

Acidente aconteceu no km 67 da rodovia, na Cidade Universitária, no sentido Paulista; vítimas foram socorridas para uma unidade de saúde.

Prefeitura de Belo Jardim.
Repasses

Prefeitura de Belo Jardim paga servidores efetivos e injeta quase R$ 6 milhões na economia

Folha salarial de outubro soma R$ 5,97 milhões e beneficia profissionais da administração municipal e diversos setores da economia local.

mais notícias

+

Newsletter