Pernambuco, 11 de Agosto de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Simplex/CBN: mais de 60% dos eleitores ainda não sabem em quem votar para o Senado em Pernambuco

Levantamento mostra que 64,7% dos eleitores permanecem indecisos no cenário espontâneo; nos cenários estimulados, percentual varia entre 30,3% e 32,5%.

Portal de Prefeitura

21 de julho de 2026 às 13:31   - Atualizado às 13:52

Pesquisa Simplex Senado em Pernambuco

Pesquisa Simplex Senado em Pernambuco Foto: Arte/Portal de Prefeitura

A disputa pelas vagas de Pernambuco no Senado Federal ainda está longe de estar definida. É o que aponta a pesquisa do Instituto Simplex, divulgada nesta terça-feira (21) em parceria com a CBN Recife e o Blog do Elielson. Embora o levantamento apresente nomes à frente nos cenários testados, o principal destaque é o elevado número de eleitores que ainda não decidiram em quem votar.

No cenário espontâneo, quando os entrevistados respondem sem receber uma lista de candidatos, 64,7% afirmaram não saber em quem votar ou preferiram não responder. Outros 16% disseram que pretendem votar em branco, anular o voto ou não escolher nenhum candidato.

Os números indicam que apenas uma parcela reduzida do eleitorado já possui uma preferência consolidada para a disputa ao Senado, cenário que ainda pode sofrer mudanças até o período eleitoral.

Cenário espontâneo

Entre os eleitores que citaram espontaneamente um nome para o Senado, os percentuais foram:

  • Marília Arraes – 6,1%
  • Humberto Costa – 4,7%
  • Miguel Coelho – 3,2%
  • Eduardo da Fonte – 2,2%
  • Túlio Gadêlha – 1,3%
  • Outros nomes – 1,8%
  • Branco, nulo ou nenhum – 16%
  • Não sabe/Não respondeu – 64,7%

O resultado evidencia que a maioria dos pernambucanos ainda não tem um candidato definido quando não recebe opções de resposta.

Veja Também

Indecisos também passam de 30% no cenário estimulado

Mesmo quando os nomes dos possíveis candidatos são apresentados aos entrevistados, o percentual de eleitores sem definição continua elevado.

No primeiro cenário estimulado, 30,3% disseram não saber ou preferiram não responder. Já no segundo cenário, esse índice sobe para 32,5%.

Além disso, aproximadamente um quarto dos entrevistados declarou intenção de votar em branco, nulo ou em nenhum dos candidatos apresentados.

Lideranças variam, mas disputa permanece aberta

Nos cenários estimulados, a ex-deputada federal Marília Arraes aparece na liderança, enquanto o senador Humberto Costa ocupa a segunda colocação. A terceira posição varia conforme o nome apresentado pela federação União Progressista, alternando entre Eduardo da Fonte e Miguel Coelho.

Apesar desse desempenho, o alto número de indecisos mostra que o eleitorado ainda não consolidou suas escolhas, mantendo a corrida ao Senado em aberto.

Especialistas em comportamento eleitoral costumam considerar que levantamentos com elevados índices de eleitores sem definição indicam maior possibilidade de mudanças ao longo da pré-campanha, especialmente com o avanço das alianças partidárias, da exposição dos candidatos e do início da propaganda eleitoral.

Metodologia

A pesquisa do Instituto Simplex ouviu 1.067 eleitores em Pernambuco entre os dias 15 e 20 de julho de 2026.

O levantamento possui margem de erro de três pontos percentuais, para mais ou para menos, nível de confiança de 95% e está registrado na Justiça Eleitoral sob o número PE-03323/2026.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

05:56, 11 Ago

Imagem Clima

23

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Encontro entre Raquel Lyra, José Múcio e Coronel Meira no Palácio do Campo das Princesas.
Encontro

Coronel Meira se reúne com Raquel Lyra e ministro José Múcio para tratar da Escola de Sargentos em Pernambuco

O deputado federal destacou a permanência e início das obras da unidade de ensino em breve.

Escola Rotary, em Olinda.
Entrega

Prefeitura de Olinda reabre escola Retory após reforma e passa a oferecer mais segurança e conforto

A cerimônia reuniu estudantes, famílias, professores, gestores e moradores da região, marcando o retorno da unidade à sua sede original depois de quase dois anos funcionando em um prédio provisório

Em Fernando de Noronha, tartaruga recebe limpeza no casco por pequenos peixes.
Aniversário

Fernando de Noronha faz 523 anos e revela um mundo escondido debaixo d'água

Projeto fotográfico reúne registros panorâmicos de 16 pontos de mergulho e destaca biodiversidade, geologia e história preservadas no arquipélago.

mais notícias

+

Newsletter