Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Pernambuco: Zona da Mata registra queda nos crimes contra mulheres em junho, diz SDS

Outro destaque no mês foi a redução das Mortes Violentas Intencionais (MVI), que caíram 5% na região, passando de 40 para 38 casos.

Ricardo Lélis

29 de julho de 2025 às 18:33   - Atualizado às 18:33

Policiais militares de Pernambuco.

Policiais militares de Pernambuco. Foto: Divulgação/ SDS

A Zona da Mata de Pernambuco alcançou, em junho de 2025, o segundo melhor resultado da série histórica na redução de crimes contra mulheres.

O comparativo com o mesmo mês do ano anterior mostra queda de 66,7% nos feminicídios e redução de 8,3% nos demais crimes de violência contra a mulher, ficando atrás apenas dos índices registrados em junho de 2013.

O resultado reforça os efeitos positivos do Juntos pela Segurança, programa estruturante do Governo de Pernambuco que tem fortalecido a atuação integrada das forças da Segurança Pública e o enfrentamento à violência em todas as regiões do Estado.

"Os números refletem o trabalho firme e diário dos nossos policiais militares nas ruas da Zona da Mata, com foco em prevenir e reprimir os crimes com estratégia, inteligência e presença qualificada. Seguimos comprometidos com a proteção da população e com o fortalecimento das ações do Juntos pela Segurança em cada município da região”, considerou o coronel Adriel Serafim, diretor Integrado do Interior I (Dinter I) da Polícia Militar, responsável por unidades da Zona da Mata e Agreste.

De janeiro a junho deste ano, segundo a Gerência Geral de Análise Criminal e Estatística (GGACE) da Secretaria de Defesa Social (SDS), os crimes de violência contra a mulher na Zona da Mata apresentaram uma queda de 5,9%, em comparação com o mesmo período de 2024. Os indicadores refletem um esforço contínuo na proteção das mulheres e na prevenção à violência de gênero.

Veja Também

Outro destaque no mês de junho foi a redução das Mortes Violentas Intencionais (MVI), que caíram 5% na região, passando de 40 para 38 casos.

Além disso, os Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVPs) também apresentaram queda: 129 ocorrências, contra 153 em junho de 2024, representando uma redução de 15,7%.

“Essa redução é resultado do trabalho conjunto com as demais forças de segurança. Além disso, a Polícia Civil tem intensificado as ações de enfrentamento à violência contra a mulher e aos crimes patrimoniais, o que tem gerado impacto direto na Zona da Mata”, avaliou o Diretor Integrado do Interior I da Polícia Civil de Pernambuco (Dinter I), Delegado Bruno Vital.
 

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

17:02, 13 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Alerta de chuvas no Recife.
Aviso

Cidade do Recife entra em estágio de atenção após chuvas das últimas horas

Nesta sexta (13), foram registrados 52,2mm de chuva no pluviômetro localizado na sede da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac).

Carnaval de Bezerros.
Carnaval

Bloco EduPapangu retorna às ruas de Bezerros com programação neste sábado

A iniciativa busca contemplar aqueles que preferem aproveitar a folia nas primeiras horas do dia, mantendo o caráter familiar e educativo do bloco.

Galo vem em 2026 com diversas homenagens, a principal para Dom Helder Câmara.
Especial Carnaval

Galo da Madrugada prepara desfile do frevo no centro do Recife para este sábado de Zé Pereira

Com o tema "Canto de Alegria, Reencontro da Poesia", o maior bloco do mundo espera arrastar mais de 2,5 milhões de foliões em 2026.

mais notícias

+

Newsletter