Estudantes pernambucanos. Estudantes pernambucanos.
O Governo de Pernambuco anunciou nesta quarta-feira, 29 de maio, que, pela primeira vez na história, a taxa de alfabetização no estado superou a média nacional.
Segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 59% dos estudantes pernambucanos estão alfabetizados na idade certa, enquanto a média nacional é de 56%.
? Entre no nosso grupo de WhatsApp e receba as notícias do Portal de Prefeitura no seu celular
Os dados, referentes ao ano de 2023, foram apresentados no 1º Relatório de Resultados do Indicador Criança Alfabetizada. Pernambuco agora figura entre os dez estados com as melhores taxas de alfabetização na série histórica.
"Temos priorizado a educação por entendermos que a melhoria na qualidade do ensino, na infraestrutura das escolas e na garantia da permanência dos jovens na sala de aula transforma, de fato, a realidade do nosso Estado. Estamos trabalhando para ampliar o direito à alfabetização das crianças em todas as regiões, porque é desta forma que diminuímos as desigualdades e melhoramos a qualidade de vida dos pernambucanos", destacou Raquel Lyra.
O relatório destaca a evolução de Pernambuco na série histórica de alfabetização. Em 2019, o estado ocupava a 15ª posição no ranking nacional, caindo para 16ª em 2021. No entanto, em 2023, Pernambuco alcançou a 9ª posição, posicionando-se entre os dez melhores estados do Brasil.
De acordo com dados do Ministério da Educação (MEC), Pernambuco ultrapassou a meta de alfabetização estabelecida para 2023, que era de 45%. Com um aumento de 41% em relação à meta, o estado já superou o objetivo projetado para 2025, que era de 56,3%.
Outro destaque foi a alta taxa de participação dos estudantes nas avaliações, com 92% dos estudantes avaliados, tornando Pernambuco o terceiro melhor estado nesse quesito.
“Este indicador é extremamente representativo para o nosso Estado. Pela primeira vez, ficamos acima da média nacional e em segundo lugar na região Nordeste. Chegamos à nona colocação, superando a meta deste ano, que era voltar para os índices pré-pandêmicos. O resultado demonstra a mobilização e o incentivo promovidos pelo Governo do Estado”, pontuou a secretária executiva de Desenvolvimento da Educação, Tárcia Silva.
O avanço significativo de Pernambuco é ainda mais notável quando comparado aos dados de anos anteriores. Em relação à última avaliação, realizada em 2021, o percentual de estudantes alfabetizados na idade certa mais que dobrou, passando de 28% para 59%, representando um aumento de 114%.
O Governo de Pernambuco atribui esses avanços ao maior investimento da história na rede pública de ensino. Através do programa "Juntos pela Educação", um orçamento de R$ 5,5 bilhões será aplicado até 2026 para melhorar as escolas, criar 60 mil vagas de educação infantil e aprimorar o transporte escolar, entre outras iniciativas.
2
19:36, 13 Fev
26
°c
Fonte: OpenWeather
Para o vice-prefeito de Paulista, o momento simboliza mais do que uma agenda institucional.
A discrepância chama atenção e tem gerado comentários frequentes nas redes sociais, sobretudo entre condutores que cruzam as divisas estaduais com frequência.
Além de representar um reconhecimento histórico, a medida abre oportunidades para captar recursos públicos e privados, fortalecendo ainda mais o Carnaval do estado
mais notícias
+