Mosquito aedes aegypti. Foto: Reprodução
A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) divulgou, na quarta-feira, 26 de fevereiro, o Boletim Epidemiológico das Arboviroses Nº 08, com dados referentes às semanas epidemiológicas de 29/12/2024 a 22/02/2025.
O levantamento aponta 3.678 casos notificados de dengue, representando uma diminuição de 55,2% em comparação ao mesmo período do ano anterior no estado.
A SES-PE reforça que houve uma atualização na metodologia, que substituiu a análise comparativa dos casos prováveis pelas notificações, para evidenciar a diferença entre os anos. O desempenho do número de casos prováveis é influenciado por contextos distintos nas semanas analisadas. Esses casos são compostos pelos confirmados, além dos ainda não investigados, excluindo-se os descartados.
Em 2025, o número de casos descartados é ainda muito pequeno, já que o período de investigação é de, no máximo, 90 dias. Em contrapartida, o mesmo período de 2024 teve as investigações concluídas, com um grande volume de casos descartados.
Os casos notificados refletem o registro feito pelos profissionais de saúde, independentemente da situação de confirmação, descarte ou investigação. Esse número é mais preciso para compreender o volume de casos inicialmente considerados suspeitos.
A notificação ocorre quando a pessoa apresenta pelo menos três dos sintomas exigidos para as arboviroses (febre e mais dois sintomas), gerando o registro. O indicador dos casos notificados é menos suscetível a essas diferenças de contexto entre os anos.
Até o momento, foram confirmados 526 casos de dengue em Pernambuco, sendo quatro casos graves e seis óbitos em investigação para arboviroses. A investigação dos óbitos é conduzida inicialmente pela equipe de Vigilância Epidemiológica do município de residência do óbito e, posteriormente, é encaminhada para um comitê técnico, composto por diversos profissionais, que avaliam a causa da morte. Os casos prováveis continuam sendo apresentados no boletim para consulta.
O boletim desta semana também revela que 122 municípios pernambucanos têm baixa incidência de casos de dengue, 11 localidades apresentam incidência média e três apresentam alta incidência.
OUTRAS ARBOVIROSES – No Boletim 08, foram notificados 574 casos de Chikungunya, com 61 confirmações. Para o Zika, foram registrados 72 casos notificados, mas nenhuma confirmação.
Da redação do Portal de Prefeitura com informações do Governo de Pernambuco.
1
2
3
4
09:45, 14 Set
24
°c
Fonte: OpenWeather
O principal ato da agenda será uma caminhada que terá concentração no Marco Zero e seguirá pelo Bairro do Recife até o Cais da Alfândega, onde será realizado um comício.
"Foi uma caminhada linda do povo ipojucano. Esse movimento gigantesco é resultado de muito compromisso, trabalho e obra de um palanque que tem história", disse Lara.
As apostas podem ser realizadas nas lotéricas credenciadas ou pelos canais oficiais da Caixa, dentro dos horários estabelecidos para cada concurso.
mais notícias
+