De acordo com o monitoramento epidemiológico da Secretaria de Saúde, 48 óbitos já foram descartados para arboviroses e outros 30 seguem em investigação no estado.
Mosquito da dengue Foto: Agência UFC/Divulgação
A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) divulgou, nesta quarta-feira, 16 de outubro, o Boletim Epidemiológico das Arboviroses Nº 41, que traz os dados das semanas epidemiológicas de 31/12/2023 a 12/10/2024.
O novo levantamento aponta 29.740 casos prováveis de dengue (casos em investigação + casos confirmados), no Estado.
O número de casos prováveis de dengue, atualmente, representa um aumento de 345,2% em relação ao mesmo período de 2023.
Até o momento, 11.307 casos de dengue foram confirmados, em Pernambuco, sendo 189 casos graves prováveis, permanecendo com 15 óbitos confirmados (11 por dengue e 4 por chikungunya).
De acordo com o monitoramento epidemiológico, 48 óbitos já foram descartados para arboviroses e outros 30 seguem em investigação.
A investigação é realizada, inicialmente, pela equipe de Vigilância Epidemiológica do município de residência do óbito. Após isso, o caso vai para um comitê técnico de discussão de óbito, em que diversos profissionais avaliam a causa da morte.
“O período da sazonalidade das arboviroses no estado de Pernambuco foi atípico em 2024. Devido a um panorama climático adverso, com poucas chuvas, além da ocorrência simultânea de doenças respiratórias e da pressão da forte epidemia no restante do país, o número de notificações das arboviroses não apresentou alta positividade laboratorial. Além disso, a entrada do Oropouche estendeu a notificação aumentada por mais meses”, explicou o diretor de Vigilância Ambiental, Eduardo Bezerra.
No boletim desta semana, os dados apontam 53 municípios pernambucanos com baixa incidência para casos de dengue, 68 localidades apresentam incidência média e 64 municípios aparecem com alta incidência de casos.
No Boletim 41, foram notificados 4.764 casos prováveis de Chikungunya, com 1.470 casos confirmados. Já para Zika, foram notificados 264 casos prováveis, mas sem confirmação até o momento.
Pernambuco atualizou para 165 casos confirmados da Febre do Oropouche. O vírus foi identificado em pacientes dos municípios de: Jaqueira, Pombos, Água Preta, Moreno, Maraial, Cabo de Santo Agostinho, Rio Formoso, Timbaúba, Itamaracá, Jaboatão dos Guararapes, Recife, Catende, Lagoa dos Gatos, Camaragibe, Limoeiro, Ipojuca, Itaquitinga, Macaparana, Sirinhaém, Bonito, Garanhuns, Aliança, Gameleira, Machados, São Benedito do Sul, Santa Cruz do Capibaribe, Barra de Guabiraba e São Vicente Ferrer. Os municípios de Bom Jardim e Gravatá, apesar da confirmação dos óbitos fetais, só serão incluídos na relação de localidades com o complemento das investigações.
2
05:47, 14 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
Após a agenda, a governadora destacou que o investimento reforça o desenvolvimento econômico de Pernambuco, impulsionando a inovação e gerando empregos.
O Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE) ameaçou paralisar as atividades durante a passagem do bloco, mas decidiram em Assembleia manter os serviços.
Para o vice-prefeito de Paulista, o momento simboliza mais do que uma agenda institucional.
mais notícias
+