Pernambuco, 14 de Janeiro de 2025

Descricao da imagem
Descrição da imagem

Ouça a Rádio Portal

Descricao da imagem

Pernambuco: sobe para 15 o número de mortes por dengue e chikungunya

O número representa um aumento de 352,9% em relação ao mesmo período de 2023.

09 de outubro de 2024 às 15:05   - Atualizado às 15:07

Pernambuco sobre para 15 o número de mortes por dengue e chikungunya

Pernambuco sobre para 15 o número de mortes por dengue e chikungunya Foto: Agência UFC/Divulgação

A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) divulga, nesta quarta-feira, 9 de outubro,  o Boletim Epidemiológico das Arboviroses Nº 40, que traz os dados das semanas epidemiológicas de 31/12/2023 a 05/10/2024. O novo levantamento aponta 29.694 casos prováveis de dengue (casos em investigação + casos confirmados), no Estado. Pernambuco já está na terceira semana seguida em que os casos descartados superam as novas notificações.

O número de casos prováveis de dengue, atualmente, representa um aumento de 352,9% em relação ao mesmo período de 2023. Até o momento, 11.149 casos de dengue foram confirmados, em Pernambuco, sendo 182 casos graves prováveis e 15 óbitos confirmados (11 óbitos por dengue e 4 por chikungunya).

Entre no nosso canal de transmissão e fique por dentro das nossas notícias

De acordo com o monitoramento epidemiológico, 47 óbitos já foram descartados para arboviroses e outros 29 seguem em investigação. A investigação é realizada, inicialmente, pela equipe de Vigilância Epidemiológica do município de residência do óbito. Após isso, o caso vai para um comitê técnico de discussão de óbito, em que diversos profissionais avaliam a causa da morte.

Para o diretor de Vigilância Ambiental, Eduardo Bezerra, o número maior de óbitos por Dengue e Chikungunya registrado este ano é decorrente de uma maior vigilância dos casos.

"A Secretaria tem intensificado o trabalho de busca e investigação dos óbitos por arboviroses. Com uma captação mais eficaz e oportuna dos casos é possível ter mais precisão das causas dos óbitos", explicou.

No boletim desta semana, os dados apontam 53 municípios pernambucanos com baixa incidência para casos de dengue, 68 localidades apresentam incidência média e 64 municípios aparecem com alta incidência de casos.

OUTRAS ARBOVIROSES – No Boletim 39, foram notificados 4.692 casos prováveis de Chikungunya, com 1.451 casos confirmados. Já para Zika, foram notificados 278 casos prováveis, mas sem confirmação até o momento.

PERFIL DO 4º ÓBITO DE CHINKUNGNYA:
•  Data do óbito: 24/04/2024 (SE 17)
•  Sexo feminino, de 48 anos de idade, moradora de Palmares;
•  Município de ocorrência do óbito: Palmares;
•  Comorbidades: Doença hemológica, anemias, tabagista;
•  Sintomas: Febre, dor articular, cefaleia, dor retro orbitária, mialgia, diarreia, sonolência, irritabilidade, calafrios, dor abdominal, náuseas, vômitos, dispneia, dor de garganta, exantema, prostração.

OROPOUCHE 

A SES-PE confirmou, nesta quarta-feira, 9 de outubro, 3 novos casos de perdas gestacionais com o feto positivo para o vírus do oropouche. Os registros ocorreram em julho deste ano nos municípios de Recife, Bom Jardim e Gravatá. No total, são 6 casos de oropouche com transmissão vertical confirmada e, destes, 1 tem causa de morte associada à doença. As respectivas Secretarias Municipais de Saúde já foram devidamente orientadas e devem dar início ao complemento das investigações com apoio das Gerências Regionais de Saúde (Geres) e da Diretoria Geral de Vigilância Ambiental de Pernambuco.

Pernambuco continua contabilizando, até o momento, 156 casos confirmados da Febre do Oropouche. O vírus foi identificado em pacientes dos municípios de: Jaqueira, Pombos, Água Preta, Moreno, Maraial, Cabo de Santo Agostinho, Rio Formoso, Timbaúba, Itamaracá, Jaboatão dos Guararapes, Recife, Catende, Lagoa dos Gatos, Camaragibe, Limoeiro, Ipojuca, Itaquitinga, Macaparana, Sirinhaém, Bonito, Garanhuns, Aliança, Gameleira, Machados, São Benedito do Sul, Santa Cruz do Capibaribe, Barra de Guabiraba e São Vicente Ferrer. Os municípios de Bom Jardim e Gravatá, apesar da confirmação dos óbitos fetais, só serão incluídos na relação de localidades com o complemento das investigações.

Mais Lidas

Descrição da imagem

Recife

10:50, 14 Jan

Descrição da imagem

28

°c

Fonte: OpenWeather

Descrição da Imagem

Enquete

Qual a sua expectativa sobre o governo Lula para 2025?

Notícias Relacionadas

Chuvas em Pernambuco.
Temporal

Pernambuco registra DUAS MORTES decorrentes das FORTES CHUVAS

A Defesa Civil tem reforçado o pedido para que a população evite deslocamentos em áreas potencialmente perigosas.

Chuvas no Recife.
Alerta

Recife renova estado de atenção nesta terça (14); CHUVAS já superam média esperada para janeiro

As autoridades destacam que as condições climáticas podem impactar a rotina da população em diferentes regiões da capital pernambucana.

Pessoas andando peos trilhos após o metrô paralisar.
Situação

METRÔ PARADO: Linhas Centro e Sul apresentam problemas durante fortes CHUVAS no Grande Recife

De acordo com a CBTU, a falha na subestação pode ter sido causada por um raio ou outro evento climático, ainda sob investigação.

mais notícias

+

Newsletter