O produto é popular nessa época do ano para fixar penteados e tranças, no entanto, quando entram em contato com suor ou água, podem escorrer e provocar irritações.
Pomada capilar causa irritação nos olhos Fotos: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil e Reprodução/ Redes Sociais
O uso de pomadas modeladoras para cabelo durante o Carnaval causou problemas de visão em 129 pessoas em Pernambuco.
Segundo a Secretaria de Saúde do estado, 43 pacientes foram atendidos na rede pública especializada em oftalmologia. Já a Fundação Altino Ventura registrou 86 atendimentos relacionados ao uso do produto.
As pomadas modeladoras são populares no Carnaval para fixar penteados e tranças. No entanto, quando entram em contato com suor ou água, podem escorrer para os olhos e provocar irritações e lesões.
Casos semelhantes ocorreram em 2023, quando mais de 250 pessoas em Pernambuco sofreram perda de visão temporária, ardência nos olhos e queimaduras na retina após o uso desses produtos.
Na época, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a venda de todas as marcas de pomadas capilares.
Neste ano, a Fundação Altino Ventura registrou 86 atendimentos emergenciais desde o dia 1º de março. A Secretaria de Saúde de Pernambuco confirmou que, durante o Carnaval, 43 casos de intoxicação por pomadas foram notificados na UPA do bairro do Ibura, na Zona Sul do Recife.
Antes mesmo do período oficial da festa, em janeiro, 22 pessoas já haviam procurado atendimento oftalmológico na Fundação Altino Ventura devido a lesões nos olhos causadas por esses produtos.
Após a proibição em 2023, a Anvisa revisou a regulamentação e voltou a liberar algumas marcas para comercialização. Atualmente, 329 pomadas capilares estão autorizadas para venda. A lista completa está disponível na internet.
Já no final de fevereiro deste ano, a Anvisa cancelou a comercialização de 47 pomadas para fixar ou modelar cabelos. A autoridade tomou a medida por não atenderem aos critérios estabelecidos para essa categoria de cosméticos.
Segundo a Agência, as empresas não se adequaram às exigências da resolução 814/2023.
Ainda de acordo com a Agência, ela destaca que apenas os produtos regularizados podem ser fabricados e vendidos. Sendo assim, as autoridades consideram o descumprimento dessa nova norma como infração sanitária, sujeitando os infratores a penalidades.
Entre os prejuízos, que incluem multa, cancelamento de registro, a empresa também pode sofrer interdição do estabelecimento.
2
18:30, 13 Fev
26
°c
Fonte: OpenWeather
Enquanto Olinda e Recife entram em clima de festa com blocos, maracatus e multidões, nem todos querem se misturar à folia.
Em mais um dia de festa, a programação destaca artistas que transitam entre breggae, funk e pop, garantindo diversidade musical e momentos de interação com o público.
Nesta sexta (13), foram registrados 52,2mm de chuva no pluviômetro localizado na sede da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac).
mais notícias
+