Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Pernambuco recebe NAVIO MS ARTANIA com mais de 800 turistas e aquece economia com turismo

Foram pelo menos 17 ônibus contratados para diversos roteiros turísticos, além de mais de 100 cruzeiristas que circularam pela cidade em táxis fretados ou caminharam pelas ruas do Recife Antigo.

Fernanda Diniz

08 de janeiro de 2025 às 13:29   - Atualizado às 13:50

Temporada de cruzeiros no Recife.

Temporada de cruzeiros no Recife. Foto: Divulgação

Navio inaugurado pela princesa Diana atracou no Porto do Recife 
Artania foi o sexto navio da Temporada de Cruzeiros de 2024/2025


O Porto do Recife recebeu, nesta terça-feira, 7 de janeiro, pela manhã, o MS Artania, quinto navio da Temporada de Cruzeiros 2024/2025. O Artania é uma embarcação com história. Foi construído pela empresa britânica Princess Cruises e inaugurado em 1984 pela princesa Diana, da Inglaterra. 

Desde 2011, o navio é propriedade da empresa alemã Phoenix Reisen. É também um dos mais antigos navios de cruzeiro de grande porte atualmente em operação, costuma fazer cruzeiros pelo Norte Europeu e Mediterrâneo durante o verão local, expandindo seus roteiros para outras partes do mundo durante o inverno europeu.

Com 231 metros de comprimento e 29 de largura, a embarcação veio de Cabo Verde com 881 passageiros italianos, ingleses, espanhóis, franceses e alemães. O Artania tem previsão de partir às 19h para sua próxima escala em Maceió (AL).

A passagem pela capital movimentou a economia em torno do turismo. Foram pelo menos 17 ônibus contratados para diversos roteiros turísticos, além de mais de 100 cruzeiristas que circularam pela cidade em táxis fretados ou caminharam pelas ruas do Recife Antigo conhecendo um pouco da nossa história e cultura.

Veja Também

Movimentação no Porto do Recife 

Porto do Recife registrou, entre janeiro de 2023 e dezembro de 2024, um crescimento de 50% em movimentação de cargas. No período, o terminal portuário também iniciou um processo de requalificação da sua infraestrutura com investimentos públicos, arrendando dois grandes galpões e um pátio de aproximadamente 7 mil metros quadrados para iniciar a sua expansão em 2025.

“Os números que divulgamos hoje, de um crescimento incrível do Porto do Recife nos últimos dois anos, reforçam o seu papel estratégico para o desenvolvimento econômico da nossa região. Além disso, o resultado reafirma o compromisso de todo o Governo de Pernambuco com a eficiência e com a expansão sustentável dos serviços que prestamos. E isso é apenas o começo. Em 2025 temos ainda muito mais a crescer”, comemorou a governadora Raquel Lyra.

 

Na última quinta-feira, 26 de dezembro, o presidente do Porto do Recife, Delmiro Gouveia, e o secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Guilherme Cavalcanti, deram detalhes sobre os números do terminal no biênio 23/24. De acordo com o balanço, apenas em 2024, o Porto movimentou 1.785.538 toneladas de carga total, um crescimento de 25,12% em relação a 2023. Vale ressaltar que no ano passado o Porto já havia registrado um crescimento de 21,61% na comparação com a baixa movimentação contabilizada em 2022, quando o terminal obteve -9,37%. 

Assim como em 2023, neste ano o fertilizante, o açúcar-granel e o malte cevada foram os grandes puxadores do crescimento da movimentação no Porto. Os fertilizantes registraram alta de 43%. Já o açúcar e o malte cevada cresceram, respectivamente, 38% e 21%. Além do crescimento na movimentação, o Porto também obteve êxito no seu faturamento ao longo dos últimos dois anos, zerando, inclusive, o déficit tributário. De 2023 até hoje, foram faturados mais de R$ 88 milhões, um crescimento de 48,27% nas receitas do terminal. 

“Esta é uma notícia muito positiva para o desenvolvimento de Pernambuco. O Porto do Recife cresceu quase 50% nesses últimos dois anos. E com esse crescimento da movimentação, equilíbrio das contas e mais receitas, estamos conseguindo financiar obras fundamentais para a melhoria do Porto, para atrair mais empreendimentos e aumentar a nossa capacidade de movimentação. O Porto está se preparando para receber cada vez mais cargas que movimentam a nossa economia”, celebrou Guilherme Cavalcanti, após vistoriar as obras de requalificação do Cais 1 e acompanhar a movimentação portuária.
 

 

“Estamos concluindo o biênio 23/24 aqui no Porto do Recife com aumento expressivo de quase 50% na movimentação. Isso reforça o nosso compromisso com o desenvolvimento de Pernambuco e da região. Com novos investimentos e obras estruturadoras, traremos mais negócios, gerando mais empregos e, consequentemente, o desenvolvimento do Estado”, destacou Delmiro Gouveia.

 

Arrendamentos

O Porto do Recife fecha 2024 com projeção de mais crescimento para 2025. Isso porque o terminal arrendou três áreas (REC08, REC09 e REC10) para ampliar a movimentação e armazenamento de granéis sólidos e cargas gerais. Com os novos investimentos privados, a expectativa do Governo de Pernambuco também é de tornar o Porto um motor do desenvolvimento do polo cervejeiro do Estado, com a importação de malte, trigo e milho. Para Guilherme Cavalcanti, os investimentos promoverão mais geração de emprego e melhoria de renda.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

14:11, 13 Fev

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Carnaval de Igarassu.
Festividades

Carnaval de Igarassu começa nesta sexta (13) com shows em três polos; veja programação

Festa tem início às 19h com atrações musicais e culturais distribuídas entre os polos Saramandaia, Sítio Histórico e Três Ladeiras.

Festival Viva Garanhuns promete quatro dias de forró com João Gomes, Xand Avião e Limão com Mel
Evento

Festival Viva Garanhuns promete quatro dias de forró com João Gomes, Xand Avião e Limão com Mel

Entre os dias 30 de abril e 3 de maio, a cidade será palco de quatro dias de pura emoção, com shows de artistas renomados do forró e da música nordestina.

Priscila Krause e Raquel Lyra.
Festejo

Raquel Lyra acompanha abertura do Carnaval no Recife e em Olinda e destaca rerforço na segurança

Nesta edição, o Governo de Pernambuco está investindo o valor recorde de R$ 87,2 milhões, garantindo mais tranquilidade aos foliões.

mais notícias

+

Newsletter