Polícia Civil de Pernambuco faz operação contra golpe do PIX. Foto: Divulgação
A Polícia Civil de Pernambuco deflagrou na manhã desta terça-feira, 3 de dezembro, a operação “Chamada Restrita”, com o objetivo de desarticular uma quadrilha especializada em extorsão e lavagem de dinheiro.
A investigação, que começou em fevereiro de 2022, apontou que os suspeitos utilizavam ligações anônimas para ameaçar as vítimas, exigindo transferências via PIX para contas de terceiros, conhecidos como “laranjas”.
Coordenada pelo delegado Adyr Martens, da 8ª Delegacia Seccional (8ª DESEC), a operação cumpriu dois mandados de prisão e cinco de busca e apreensão, além de ordens de bloqueio de ativos financeiros. Os mandados estão sendo cumpridos em Igarassu. Houve a solicitação de bloqueio de ativos financeiros no valor de R$ 1 milhão.
Embora as principais ações tenham ocorrido na Região Metropolitana do Recife, um dos mandados foi executado em São Paulo, demonstrando a amplitude das atividades criminosas.
Ao todo, 40 policiais civis participaram da operação, incluindo agentes, escrivães e delegados. As investigações contaram com o apoio técnico da Diretoria de Inteligência da Polícia Civil de Pernambuco (DINTEL) e do Laboratório de Tecnologia contra Lavagem de Dinheiro (LAB/LD). O Comando de Operações e Recursos Especiais (CORE/PCPE) também esteve presente nas ações de campo.
Os detidos e os materiais apreendidos foram encaminhados à Delegacia de Paulista, onde serão formalizados os depoimentos e realizadas as diligências necessárias para o andamento do caso. A polícia ainda não divulgou detalhes sobre os nomes dos suspeitos ou o montante exato dos valores movimentados pela quadrilha, mas adiantou que mais informações serão apresentadas pela Assessoria de Comunicação em breve.
2
02:14, 14 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
Após a agenda, a governadora destacou que o investimento reforça o desenvolvimento econômico de Pernambuco, impulsionando a inovação e gerando empregos.
O Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE) ameaçou paralisar as atividades durante a passagem do bloco, mas decidiram em Assembleia manter os serviços.
Para o vice-prefeito de Paulista, o momento simboliza mais do que uma agenda institucional.
mais notícias
+